O Feitiço da Preta Velha tem (Re) existência de Preta Nova: uma etnografia arqueológica da materialização do Sagrado Afro-diaspórico na Vida Cotidiana das Periferias de Bagé e Pelotas, RS.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5532 |
Resumo: | O feitiço da Preta Velha consiste na materialização de práticas afro-religiosas que perpetuam elementos culturais da diáspora africana, a qual se faz possível pela resistência da Preta Nova, a mulher negra que cuida do sagrado em seu lar fazendo com que saberes e crenças ancestrais resistam às múltiplas formas de opressão impostas pelo colonialismo na vida cotidiana das periferias. Para entender a materialização do mundo espiritual frequentei terreiras em Bagé e Pelotas, observando e aprendendo sobre as práticas afro-religiosas nos espaços sagrados da Umbanda Cruzada. Nesse sentido, esse trabalho buscou uma abordagem embasada em estudos feministas e descoloniais para apresentar uma etnografia arqueológica das coisas que materializam Orixás e entidades espirituais nos espaços sagrados contemporâneos, os quais, por intermédio dos conhecimentos situados das pessoas afro-religiosas, nos levam a compreender as energias, potências existenciais e a ancestralidade que permeiam os espaços escravistas que estudamos na arqueologia da diáspora africana. |
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2020-05-25T02:55:24Z2020-05-222020-05-25T02:55:24Z2019-10-22ROSA, Estefânia Jaékel da. O feitiço da Preta Velha tem (Re)existência de Preta Nova: uma etnografia arqueológica da materialização do sagrado Afro-diaspórico na vida cotidiana das periferias de Bagé e Pelotas, RS. 2019. 213 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5532O feitiço da Preta Velha consiste na materialização de práticas afro-religiosas que perpetuam elementos culturais da diáspora africana, a qual se faz possível pela resistência da Preta Nova, a mulher negra que cuida do sagrado em seu lar fazendo com que saberes e crenças ancestrais resistam às múltiplas formas de opressão impostas pelo colonialismo na vida cotidiana das periferias. Para entender a materialização do mundo espiritual frequentei terreiras em Bagé e Pelotas, observando e aprendendo sobre as práticas afro-religiosas nos espaços sagrados da Umbanda Cruzada. Nesse sentido, esse trabalho buscou uma abordagem embasada em estudos feministas e descoloniais para apresentar uma etnografia arqueológica das coisas que materializam Orixás e entidades espirituais nos espaços sagrados contemporâneos, os quais, por intermédio dos conhecimentos situados das pessoas afro-religiosas, nos levam a compreender as energias, potências existenciais e a ancestralidade que permeiam os espaços escravistas que estudamos na arqueologia da diáspora africana.The Old Black Witch Spell consists in the materialization of Afro-religious practices that perpetuate cultural elements of the African Diaspora, which is made possible by the resistance of Young Black Women, the black women who takes care of the sacred in her home, making ancestral knowledge and beliefs resist the multiple forms of oppression imposed by colonialism in the daily life of the outskirts. To understand the materialization of the spiritual world, I attended afro religion houses in Bagé and Pelotas observing and learning about Afro-religious practices in the sacred spaces of Umbanda Cruzada. In this sense, this work sought an approach based on feminist and decolonial studies to present an archaeological ethnography of the things that materialize Orixás and spiritual entities in contemporary sacred spaces, which, through the situated knowledge of Afro-religious people, lead us to understand the energies, existential powers and ancestry that permeate the slave spaces we study in the archeology of the African diaspora.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIAEtnografia arqueológicaArqueologia descolonialDiáspora africanaUmbanda cruzadaPretas feiticeirasArchaeological ethnographyDesolonial archeologyAfrican diasporaBlack WitchesO Feitiço da Preta Velha tem (Re) existência de Preta Nova: uma etnografia arqueológica da materialização do Sagrado Afro-diaspórico na Vida Cotidiana das Periferias de Bagé e Pelotas, RS.The Old Black Wich Spell has (Re)existence of New Black Women: an archaeological ethnography of the materialization of the sacred Aphrodiasporic in the daily life of the outskirts of Bagé and Pelotas, RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9658796805284816http://lattes.cnpq.br/9808273617730203Ferreira, Lúcio Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2963479281903760Ribeiro, Loredana Marise RicardoRosa, Estefânia Jaékel dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTESTEFANIA JAEKEL DA ROSA_Dissertacao.pdf.txtESTEFANIA JAEKEL DA ROSA_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain452021http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5532/6/ESTEFANIA%20JAEKEL%20DA%20ROSA_Dissertacao.pdf.txt079dce40889614f31c83ca53337c996cMD56open accessTHUMBNAILESTEFANIA JAEKEL DA ROSA_Dissertacao.pdf.jpgESTEFANIA JAEKEL DA ROSA_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5532/7/ESTEFANIA%20JAEKEL%20DA%20ROSA_Dissertacao.pdf.jpgc1de5ab87b97c6b3f84e9c9ce5dffcf8MD57open accessORIGINALESTEFANIA JAEKEL DA ROSA_Dissertacao.pdfESTEFANIA JAEKEL DA ROSA_Dissertacao.pdfapplication/pdf10409620http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5532/1/ESTEFANIA%20JAEKEL%20DA%20ROSA_Dissertacao.pdf7eecb59df20e24641688e69453a07140MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5532/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5532/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5532/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5532/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/55322023-07-13 04:01:03.592open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5532VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:01:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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