“A Espada é o Centro da Vida”: O Imaginário dos Samurais no Mangá Vagabond (1996-2007).
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6916 |
Resumo: | Os samurais foram uma casta guerreira que se estabeleceu no Japão durante seu período medieval. Apesar de a classe ter sido extinta durante a Era Meiji, que pavimentou o caminho para a construção do Japão moderno, ela sobrevive em nossa imaginação e na cultura popular. Em diversas produções midiáticas, feitas inclusive no Ocidente, os samurais marcam sua presença no imaginário de maneira semelhante aos cavaleiros medievais europeus ou aos cowboys estadunidenses. Dentre esses guerreiros, alguns indivíduos destacam-se e Miyamoto Musashi é, provavelmente, o mais conhecido de todos. A fama de nunca ter sido derrotado e seu livro (O Livro dos Cinco Anéis) — que apresenta sua filosofia enquanto guerreiro, popularizada pelo nome de Bushidô — consolidaram Musashi como um “samurai ideal”. Sua trajetória foi inspiração para o romance Musashi de Eiji Yoshikawa, publicado na década de 1940, e, posteriormente, tornou-se uma das obras literárias japonesas mais reconhecidas ao redor do mundo. O romance, além de apresentar uma representação da vida de Musashi, também apresenta o cotidiano dos samurais durante a grande paz do período Tokugawa, assim como as contradições presentes na vida desses guerreiros. Na década de 1990, o mangá Vagabond iniciava sua serialização, abordando as aventuras de Musashi, (re)adaptando o romance para uma nova geração de consumidores. O mangá apresenta alterações em relação ao seu material “original”; dentre essas mudanças, está a forma como os samurais são representados. Esta dissertação tem por objetivo comparar/analisar as representações dos samurais em Vagabond e em Musashi, buscando compreender seus distanciamentos e o que eles podem significar. |
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2021-01-26T23:48:50Z2021-01-262021-01-26T23:48:50Z2020-05-29MOTTA, Lucas Marques Vilhena Motta. “A Espada é o Centro da Vida”: o Imaginário dos Samurais no Mangá Vagabond (1998-2007). 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6916Os samurais foram uma casta guerreira que se estabeleceu no Japão durante seu período medieval. Apesar de a classe ter sido extinta durante a Era Meiji, que pavimentou o caminho para a construção do Japão moderno, ela sobrevive em nossa imaginação e na cultura popular. Em diversas produções midiáticas, feitas inclusive no Ocidente, os samurais marcam sua presença no imaginário de maneira semelhante aos cavaleiros medievais europeus ou aos cowboys estadunidenses. Dentre esses guerreiros, alguns indivíduos destacam-se e Miyamoto Musashi é, provavelmente, o mais conhecido de todos. A fama de nunca ter sido derrotado e seu livro (O Livro dos Cinco Anéis) — que apresenta sua filosofia enquanto guerreiro, popularizada pelo nome de Bushidô — consolidaram Musashi como um “samurai ideal”. Sua trajetória foi inspiração para o romance Musashi de Eiji Yoshikawa, publicado na década de 1940, e, posteriormente, tornou-se uma das obras literárias japonesas mais reconhecidas ao redor do mundo. O romance, além de apresentar uma representação da vida de Musashi, também apresenta o cotidiano dos samurais durante a grande paz do período Tokugawa, assim como as contradições presentes na vida desses guerreiros. Na década de 1990, o mangá Vagabond iniciava sua serialização, abordando as aventuras de Musashi, (re)adaptando o romance para uma nova geração de consumidores. O mangá apresenta alterações em relação ao seu material “original”; dentre essas mudanças, está a forma como os samurais são representados. Esta dissertação tem por objetivo comparar/analisar as representações dos samurais em Vagabond e em Musashi, buscando compreender seus distanciamentos e o que eles podem significar.The samurai were a warrior caste that settled in Japan during its medieval period. Although the class was extinguished during the Meiji Era, which paved the way for the construction of modern Japan, it has survived in our imagination and popular culture for over a century and a half. In several media productions, made even in the West, samurai mark their presence in the imaginary in a similar way to medieval European knights or American cowboys. Among these warriors, some individuals stand out and Miyamoto Musashi is probably the best known of all. The fame of never having been defeated and his book (The Book of the Five Rings) – which presents his philosophy as a warrior, popularized by the name bushidô – consolidated Musashi as an "ideal samurai". His trajectory was the inspiration for Eiji Yoshikawa's novel Musashi, published in the 1940s and later became one of the most recognized Japanese literary works around the world. The novel, in addition to presenting a representation of Musashi's life, also presents the daily life of samurai during the great peace of the Tokugawa period, as well as the contradictions present in the lives of these warriors. In the 1990s, the Vagabond manga began its serialization, addressing Musashi's adventures, (re)adapting the novel to a new generation of consumers. The manga presents changes in relation to its "original" material; among these changes are the way samurai are represented. This dissertation aims to compare/analyze the representations of samurai in Vagabond and Musashi aiming to understand their distancing and what they might mean.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAVagabondMangáHistória em quadrinhosSamuraiImaginárioMangaComicsImaginary“A Espada é o Centro da Vida”: O Imaginário dos Samurais no Mangá Vagabond (1996-2007).“The Sword is the Center of Life": The Samurai's Imaginary in the Manga Vagabond (1998-2007).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4018683493314662http://lattes.cnpq.br/3563086398486737Lopes, Aristeu Elisandro MachadoMotta, Lucas Marques Vilhenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDISSERTACAO_LUCAS_MARQUES_VILHENA_MOTTA.pdf.txtDISSERTACAO_LUCAS_MARQUES_VILHENA_MOTTA.pdf.txtExtracted texttext/plain343143http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6916/6/DISSERTACAO_LUCAS_MARQUES_VILHENA_MOTTA.pdf.txtfe3bc0c0af563d1ce615d892ac289036MD56open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_LUCAS_MARQUES_VILHENA_MOTTA.pdf.jpgDISSERTACAO_LUCAS_MARQUES_VILHENA_MOTTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6916/7/DISSERTACAO_LUCAS_MARQUES_VILHENA_MOTTA.pdf.jpgd34daeb649b7f74fc187e9ea3eb7146bMD57open accessORIGINALDISSERTACAO_LUCAS_MARQUES_VILHENA_MOTTA.pdfDISSERTACAO_LUCAS_MARQUES_VILHENA_MOTTA.pdfapplication/pdf3974367http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6916/1/DISSERTACAO_LUCAS_MARQUES_VILHENA_MOTTA.pdf68d554df43f768bff6a2a6561e3b9e40MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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