Democratização da política cultural: debate sobre o desenvolvimento e inclusão pelo Programa Cultura Viva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13990 |
Resumo: | A presente dissertação aborda o tema das políticas culturais e a centralidade por elas adquirida a partir do Governo Lula I, em 2003. Naquele momento, sobretudo a partir do Programa Cultura Viva e de sua principal ação, os Pontos de Cultura, a política cultural passou a ser concebida como um importante instrumento de inclusão social. A hipótese testada partiu da premissa de que o Programa Cultura Viva, consolidado no governo Lula I, diversificou as demandas culturais do Brasil a partir da adoção de um conceito ampliado de desenvolvimento, proporcionando maior amplitude aos projetos regionais e conectando cultura ao desenvolvimento inclusivo no país. Procurou-se estabelecer um debate acerca das implicações práticas na inclusão social proporcionada pela ampliação do conceito de desenvolvimento na formulação do Programa Cultura Viva. Para tanto, buscou-se descrever o histórico do Ministério da Cultura, debater a política cultural implementada pelo Governo Lula I, apresentar o Programa Cultura Viva e sua principal ação, os Pontos de Cultura e revisar o referencial teórico acerca do conceito ampliado de desenvolvimento a partir dos aportes teóricos de Celso Furtado e Amartya Sen. A metodologia adotada consistiu na análise de dois documentos oficiais do Ministério da Cultura acerca do Programa Cultura Viva. Tal análise foi dividida em duas etapas: no primeiro momento, procedeuse à aplicação do método da Análise de Conteúdo, nos moldes preconizados por Laurence Bardin. Para tanto, ancorado nas teorias do desenvolvimento apresentadas por Celso Furtado e Amartya Sen, foram definidas as palavras-chave a serem buscadas no corpus de análise. No segundo momento, abordaram-se os dados práticos, ou seja, os resultados verificados no documento de avaliação do programa, bem como suas implicações para a efetivação de uma inclusão social. O resultado da análise confirmou a ocorrência de um entendimento ampliado do conceito de desenvolvimento nos dois documentos do Ministério da Cultura, postura essa que transformou as políticas culturais daquele período em um importante instrumento de fortalecimento da diversidade cultural brasileira, bem como de um ampliado processo de inclusão social. |
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2024-09-06T00:54:31Z2024-09-06T00:54:31Z2024-01-31MARTINS, Matheus Islabão. Democratização da política cultural: debate sobre o desenvolvimento e inclusão pelo Programa Cultura Viva. Orientadora: Etiene Villela Marroni. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13990A presente dissertação aborda o tema das políticas culturais e a centralidade por elas adquirida a partir do Governo Lula I, em 2003. Naquele momento, sobretudo a partir do Programa Cultura Viva e de sua principal ação, os Pontos de Cultura, a política cultural passou a ser concebida como um importante instrumento de inclusão social. A hipótese testada partiu da premissa de que o Programa Cultura Viva, consolidado no governo Lula I, diversificou as demandas culturais do Brasil a partir da adoção de um conceito ampliado de desenvolvimento, proporcionando maior amplitude aos projetos regionais e conectando cultura ao desenvolvimento inclusivo no país. Procurou-se estabelecer um debate acerca das implicações práticas na inclusão social proporcionada pela ampliação do conceito de desenvolvimento na formulação do Programa Cultura Viva. Para tanto, buscou-se descrever o histórico do Ministério da Cultura, debater a política cultural implementada pelo Governo Lula I, apresentar o Programa Cultura Viva e sua principal ação, os Pontos de Cultura e revisar o referencial teórico acerca do conceito ampliado de desenvolvimento a partir dos aportes teóricos de Celso Furtado e Amartya Sen. A metodologia adotada consistiu na análise de dois documentos oficiais do Ministério da Cultura acerca do Programa Cultura Viva. Tal análise foi dividida em duas etapas: no primeiro momento, procedeuse à aplicação do método da Análise de Conteúdo, nos moldes preconizados por Laurence Bardin. Para tanto, ancorado nas teorias do desenvolvimento apresentadas por Celso Furtado e Amartya Sen, foram definidas as palavras-chave a serem buscadas no corpus de análise. No segundo momento, abordaram-se os dados práticos, ou seja, os resultados verificados no documento de avaliação do programa, bem como suas implicações para a efetivação de uma inclusão social. O resultado da análise confirmou a ocorrência de um entendimento ampliado do conceito de desenvolvimento nos dois documentos do Ministério da Cultura, postura essa que transformou as políticas culturais daquele período em um importante instrumento de fortalecimento da diversidade cultural brasileira, bem como de um ampliado processo de inclusão social.This dissertation adresses the theme of cultural policies and the centrality they acquired from Lula Government in 2003. At that time, especially from the Cultura Viva Program and its main action, the Pontos de Cultura, cultural policy became to be conceived as an important instrument of social inclusion. The hypothesis tested based on the premise that the Cultura Viva Program, consolidated during the Lula I government, diversified Brazil’s cultural demands through the adoption of an expanded concept of development, providing greater breadth to regional projects and connecting culture to inclusive development in the country. An attempt was made to establish a debate about practical implications for social inclusion provided by the expansion of the concept of development in the formulation of the Cultura Viva Program. Therefore, we sought to describe the history of the Ministry of Culture, debate the cultural policy implemented by the Lula I Government, to present the Cultura Viva Program and its main action, the Pontos de Cultura, and review the theoretical framework regarding the expanded concept of development to based on the theoretical contribuitions of Celso Furtado and Amartya Sen. The methodology adopted consisted of the analysis of two official documents from Ministry of Culture regarding the Cultura Viva Program. This analysis was divided into two stages: firstly, the Content Analysis method was applied, along the lines recommended by Laurence Bardin. Therefore, anchored in the development theories presented by Celso Furtado and Amartya Sen, the keywords to be searched for in the corpus of analysis were defined. In the second moment, practical data was addressed, that is, the results verified in the program evaluation document, as well as their implications for the implementation of social inclusion. The result of the analysis confirmed the occurrence of an expanded understanding of the concept of development in the two documents of the Ministry of Culture, a stance that transformed the cultural policies of that period into an important instrument for strengthening Brazilian cultural diversity, as well as an expanded process of social inclusion.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASCIENCIA POLITICAPrograma Cultura VivaPontos de culturaPolíticas culturaisDesenvolvimentoCultura Viva ProgramCultural policiesDevelopmentDemocratização da política cultural: debate sobre o desenvolvimento e inclusão pelo Programa Cultura VivaDemocratization of cultural policy: debate on development and inclusion through the Cultura Viva Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4972611311858714http://lattes.cnpq.br/6400826578762656Marroni, Etiene VillelaMartins, Matheus Islabãoreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALMatheus_Islabão_Martins_Dissertação.pdfMatheus_Islabão_Martins_Dissertação.pdfapplication/pdf1217119http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13990/1/Matheus_Islab%c3%a3o_Martins_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf9631c7fd7cfd6744dd21194b22805d5aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13990/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTMatheus_Islabão_Martins_Dissertação.pdf.txtMatheus_Islabão_Martins_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain184951http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13990/3/Matheus_Islab%c3%a3o_Martins_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt6bc1dbe0fc10de7c4f175f7a651e1a82MD53open accessTHUMBNAILMatheus_Islabão_Martins_Dissertação.pdf.jpgMatheus_Islabão_Martins_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13990/4/Matheus_Islab%c3%a3o_Martins_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgf85e41202b8f3ab734c2f2981bd1be6cMD54open accessprefix/139902024-09-06 03:02:14.874open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13990VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-09-06T06:02:14Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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