Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5762 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a formação acadêmica, a trajetória e a identidade profissional de professores do ensino médio para tentar compreender como essas repercutem e balizam as práticas por eles realizadas. Algumas das referências desse estudo são as pesquisas de Cunha (1998, 1999, 2003); Tardif (2001, 2002), Josso (2004) e Pimenta (1999). A amostra estudada envolveu 38 professores de sete escolas da cidade de Pelotas. Tanto as escolas quanto os professores foram escolhidos por critérios determinados. O instrumento para coleta de dados foi o questionário fechado, organizado em cinco eixos temáticos que continham questões sobre conhecimento específico e conhecimento pedagógico; discussões de cunho pedagógico durante a graduação; possibilidades de práticas “alternativas” em sala de aula; possibilidade de flexibilização da seqüência dos conteúdos; lembranças da trajetória de professor; construção dos saberes que balizam suas práticas pedagógicas, dentre outros. Em nossa análise, pudemos perceber que os professores mantiveram coerência entre as respostas dos diversos indicadores e que, apesar de reconhecerem a importância da formação pedagógica para o exercício da docência, acabaram por valorizar sobremaneira o conhecimento dos conteúdos do campo específico do conhecimento. Acreditamos que, em parte, isso ocorra pela própria “tradição cultural” e concepção de conhecimento que permanece em determinadas áreas. O tornar-se professor esteve muito relacionado com a prática cotidiana dos docentes, mas o fio condutor da sua formação pareceu estar localizado prioritariamente na formação inicial, via conteúdos específicos. Compreender quem são os professores que atuam no ensino médio, bem como suas trajetórias, está diretamente relacionado a pensar a formação inicial desses sujeitos. Afirmamos, pelos resultados obtidos, que o exercício da docência exige múltiplos saberes que precisam ser apropriados e compreendidos em suas relações, e a ciência pedagógica situa-se nesse contexto e só com essa perspectiva contribui para formação dos professores. |
id |
UFPL_b6cd84d4eeb494bf6bac533e9b4439a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5762 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-09T02:35:40Z2020-06-09T02:35:40Z2008ZANCHET, Beatriz Maria Boessio Atrib, PINTO, Maria das Graças, PERES, Lúcia Maria Vaz. Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. EDUCAÇÃO (UNISINOS), São Leopoldo, v. 12, n. 3, p.205-214, 2008. Disponível em:< http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5327>. Acesso em: 08/06/2020.2177- 6210http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5762O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a formação acadêmica, a trajetória e a identidade profissional de professores do ensino médio para tentar compreender como essas repercutem e balizam as práticas por eles realizadas. Algumas das referências desse estudo são as pesquisas de Cunha (1998, 1999, 2003); Tardif (2001, 2002), Josso (2004) e Pimenta (1999). A amostra estudada envolveu 38 professores de sete escolas da cidade de Pelotas. Tanto as escolas quanto os professores foram escolhidos por critérios determinados. O instrumento para coleta de dados foi o questionário fechado, organizado em cinco eixos temáticos que continham questões sobre conhecimento específico e conhecimento pedagógico; discussões de cunho pedagógico durante a graduação; possibilidades de práticas “alternativas” em sala de aula; possibilidade de flexibilização da seqüência dos conteúdos; lembranças da trajetória de professor; construção dos saberes que balizam suas práticas pedagógicas, dentre outros. Em nossa análise, pudemos perceber que os professores mantiveram coerência entre as respostas dos diversos indicadores e que, apesar de reconhecerem a importância da formação pedagógica para o exercício da docência, acabaram por valorizar sobremaneira o conhecimento dos conteúdos do campo específico do conhecimento. Acreditamos que, em parte, isso ocorra pela própria “tradição cultural” e concepção de conhecimento que permanece em determinadas áreas. O tornar-se professor esteve muito relacionado com a prática cotidiana dos docentes, mas o fio condutor da sua formação pareceu estar localizado prioritariamente na formação inicial, via conteúdos específicos. Compreender quem são os professores que atuam no ensino médio, bem como suas trajetórias, está diretamente relacionado a pensar a formação inicial desses sujeitos. Afirmamos, pelos resultados obtidos, que o exercício da docência exige múltiplos saberes que precisam ser apropriados e compreendidos em suas relações, e a ciência pedagógica situa-se nesse contexto e só com essa perspectiva contribui para formação dos professores.porUNISINOSFormação de professoresTrajetóriasSaberes docentesEnsino médioTeacher educationCareersTeachers’ knowledgeHigh schoolTrajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação.Trajectories and knowledge of high school teachers: Amid the webs of teacher education.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleZanchet, Beatriz Maria AtribPinto, Maria das GraçasPeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTrajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdf.txtTrajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdf.txtExtracted texttext/plain49258http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/6/Trajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdf.txt096499e299036f999812ae194a9ea6a9MD56open accessTHUMBNAILTrajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdf.jpgTrajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1728http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/7/Trajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdf.jpg0aeb44e95d35693cb00d7539baa6b5eaMD57open accessORIGINALTrajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdfTrajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdfapplication/pdf602900http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/1/Trajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdfc4dcc4d70ce7bb7a79bb31c2b89afc01MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57622023-07-13 04:11:06.626open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5762VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:11:06Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Trajectories and knowledge of high school teachers: Amid the webs of teacher education. |
title |
Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. |
spellingShingle |
Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. Zanchet, Beatriz Maria Atrib Formação de professores Trajetórias Saberes docentes Ensino médio Teacher education Careers Teachers’ knowledge High school |
title_short |
Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. |
title_full |
Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. |
title_fullStr |
Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. |
title_full_unstemmed |
Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. |
title_sort |
Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. |
author |
Zanchet, Beatriz Maria Atrib |
author_facet |
Zanchet, Beatriz Maria Atrib Pinto, Maria das Graças Peres, Lúcia Maria Vaz |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Maria das Graças Peres, Lúcia Maria Vaz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanchet, Beatriz Maria Atrib Pinto, Maria das Graças Peres, Lúcia Maria Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Trajetórias Saberes docentes Ensino médio Teacher education Careers Teachers’ knowledge High school |
topic |
Formação de professores Trajetórias Saberes docentes Ensino médio Teacher education Careers Teachers’ knowledge High school |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a formação acadêmica, a trajetória e a identidade profissional de professores do ensino médio para tentar compreender como essas repercutem e balizam as práticas por eles realizadas. Algumas das referências desse estudo são as pesquisas de Cunha (1998, 1999, 2003); Tardif (2001, 2002), Josso (2004) e Pimenta (1999). A amostra estudada envolveu 38 professores de sete escolas da cidade de Pelotas. Tanto as escolas quanto os professores foram escolhidos por critérios determinados. O instrumento para coleta de dados foi o questionário fechado, organizado em cinco eixos temáticos que continham questões sobre conhecimento específico e conhecimento pedagógico; discussões de cunho pedagógico durante a graduação; possibilidades de práticas “alternativas” em sala de aula; possibilidade de flexibilização da seqüência dos conteúdos; lembranças da trajetória de professor; construção dos saberes que balizam suas práticas pedagógicas, dentre outros. Em nossa análise, pudemos perceber que os professores mantiveram coerência entre as respostas dos diversos indicadores e que, apesar de reconhecerem a importância da formação pedagógica para o exercício da docência, acabaram por valorizar sobremaneira o conhecimento dos conteúdos do campo específico do conhecimento. Acreditamos que, em parte, isso ocorra pela própria “tradição cultural” e concepção de conhecimento que permanece em determinadas áreas. O tornar-se professor esteve muito relacionado com a prática cotidiana dos docentes, mas o fio condutor da sua formação pareceu estar localizado prioritariamente na formação inicial, via conteúdos específicos. Compreender quem são os professores que atuam no ensino médio, bem como suas trajetórias, está diretamente relacionado a pensar a formação inicial desses sujeitos. Afirmamos, pelos resultados obtidos, que o exercício da docência exige múltiplos saberes que precisam ser apropriados e compreendidos em suas relações, e a ciência pedagógica situa-se nesse contexto e só com essa perspectiva contribui para formação dos professores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-09T02:35:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-09T02:35:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZANCHET, Beatriz Maria Boessio Atrib, PINTO, Maria das Graças, PERES, Lúcia Maria Vaz. Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. EDUCAÇÃO (UNISINOS), São Leopoldo, v. 12, n. 3, p.205-214, 2008. Disponível em:< http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5327>. Acesso em: 08/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5762 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2177- 6210 |
identifier_str_mv |
ZANCHET, Beatriz Maria Boessio Atrib, PINTO, Maria das Graças, PERES, Lúcia Maria Vaz. Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação. EDUCAÇÃO (UNISINOS), São Leopoldo, v. 12, n. 3, p.205-214, 2008. Disponível em:< http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5327>. Acesso em: 08/06/2020. 2177- 6210 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNISINOS |
publisher.none.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/6/Trajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/7/Trajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/1/Trajetorias_e_saberes_dos_professores_do_ensino_medio.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5762/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
096499e299036f999812ae194a9ea6a9 0aeb44e95d35693cb00d7539baa6b5ea c4dcc4d70ce7bb7a79bb31c2b89afc01 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710117861851136 |