A “Educação para Todos” como perspectiva de superação do Capital como lógica social: análise com base no pensamento dialético de Marx.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Antonio Francisco Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7729
Resumo: Este trabalho discute, em geral, a “ideia/proposta de Educação para Todos” (EpT) do Estado brasileiro e, especificamente, as implicações da efetividade do objetivo “formar o cidadão” dessas propostas, utilizando como referencial teórico-metodológico a perspectiva material-dialética de Marx. Sua finalidade é demonstrar que, em conformidade com essa perspectiva marxiana, a realização do objetivo das propostas brasileiras de Educação para Todos — de formar os educandos para o exercício da cidadania — tem o potencial de engendrar circunstâncias/perspectivas emancipatórias que favorecem as lutas sociopolíticas pela superação da lógica do Capital como princípio lógico ordenador da vida social. Nesse sentido, primeiramente, é feita uma exposição explicativa dos desenvolvimentos históricos que culminaram, em 1990, com a proposta de EpT da UNESCO e seus parceiros (Banco Mundial, governo dos EUA, etc.). No Brasil, em virtude desses apoios e parceiras, o acolhimento dessa proposta, que aqui, a partir de 1994, foi alçada à condição de paradigma das leis e políticas para a Educação nacional gerou, entre muitos analistas, a tese de que a efetividade das políticas e dos programas de EpT e seus objetivos, única e exclusivamente, favorecem a lógica e o poder do Capital. Em seguida, para questionar a validade universal e necessária dessa assertiva, é feita uma incursão às obras de Marx pela qual se infere que a determinação da realidade é um processo Material-dialético: marcado pelo movimento das contradições e luta dos contrários. Em um terceiro momento, essa conclusão é aplicada para analisar as multideterminações das proposta/objetivos de educação para todos do Estado brasileiro. Como resultado disso, foi concluído que: a ideia/propostas/objetivos de EpT são dialéticas; por conseguinte, elas não podem ser moldadas para, sempre e unicamente, sustentarem o mundo capitalista. Isto deixa o objetivo “formar para a cidadania” ser concretizado; e seu conteúdo concreto (pensar e agir sociopoliticamente contra a exploração, a opressão e a alienação) defronta a lógica/poder do Capital ao na medida em que engendra circunstâncias e perspectivas que estimulam e subsidiam as lutas sociopolíticas dos educandos-cidadãos-trabalhadores contra o Capital e a determinação deste de existir como lógica hegemônica das relações/práticas da vida social. Para tanto, os cidadãos — que nas palavras de Marx são os indivíduos politicamente emancipados — empreendem lutas para ressignificar os conteúdos/objetivos da EpT. Por sua vez, isso os leva à disputa sociopolítica pelo comando dos poderes do Estado, que se propõe a realizar a EpT, e, por extensão, à luta contra a lógica/poder do Capital que criou o Estado.
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Sua finalidade é demonstrar que, em conformidade com essa perspectiva marxiana, a realização do objetivo das propostas brasileiras de Educação para Todos — de formar os educandos para o exercício da cidadania — tem o potencial de engendrar circunstâncias/perspectivas emancipatórias que favorecem as lutas sociopolíticas pela superação da lógica do Capital como princípio lógico ordenador da vida social. Nesse sentido, primeiramente, é feita uma exposição explicativa dos desenvolvimentos históricos que culminaram, em 1990, com a proposta de EpT da UNESCO e seus parceiros (Banco Mundial, governo dos EUA, etc.). No Brasil, em virtude desses apoios e parceiras, o acolhimento dessa proposta, que aqui, a partir de 1994, foi alçada à condição de paradigma das leis e políticas para a Educação nacional gerou, entre muitos analistas, a tese de que a efetividade das políticas e dos programas de EpT e seus objetivos, única e exclusivamente, favorecem a lógica e o poder do Capital. Em seguida, para questionar a validade universal e necessária dessa assertiva, é feita uma incursão às obras de Marx pela qual se infere que a determinação da realidade é um processo Material-dialético: marcado pelo movimento das contradições e luta dos contrários. Em um terceiro momento, essa conclusão é aplicada para analisar as multideterminações das proposta/objetivos de educação para todos do Estado brasileiro. Como resultado disso, foi concluído que: a ideia/propostas/objetivos de EpT são dialéticas; por conseguinte, elas não podem ser moldadas para, sempre e unicamente, sustentarem o mundo capitalista. Isto deixa o objetivo “formar para a cidadania” ser concretizado; e seu conteúdo concreto (pensar e agir sociopoliticamente contra a exploração, a opressão e a alienação) defronta a lógica/poder do Capital ao na medida em que engendra circunstâncias e perspectivas que estimulam e subsidiam as lutas sociopolíticas dos educandos-cidadãos-trabalhadores contra o Capital e a determinação deste de existir como lógica hegemônica das relações/práticas da vida social. Para tanto, os cidadãos — que nas palavras de Marx são os indivíduos politicamente emancipados — empreendem lutas para ressignificar os conteúdos/objetivos da EpT. Por sua vez, isso os leva à disputa sociopolítica pelo comando dos poderes do Estado, que se propõe a realizar a EpT, e, por extensão, à luta contra a lógica/poder do Capital que criou o Estado.This thesis discusses, at large, the “Education for All” idea/proposal and, specifically the “citizen shaping” effectiveness of the purpose’s implications of these proposals, using Marx’s material-dialectical perspective as a theoretical-methodological reference. Its purpose is to demonstrate that, in accordance with Marx’s perspective, the execution’s purpose of “Education for All” Brazilian proposals – of shaping learners to citizenship practice – has the potential to engender emancipatory circumstances/perspectives that favor sociopolitical struggles for Capital’s logical overcoming as a social life ordering logical principle. In this sense, primarily, it has held historical developments explanatory exposition that culminated, in 1990, with UNESCO’s EfA proposal and its partners (World Bank, USA government, etc.) In Brazil, due to these supports and partnerships, this proposal acceptance, that here, since 1994, was remitted to laws and politics paradigm condition for national education generated, amongst many analysts, the thesis that EfA programs and politics effectiveness and its goals, only and exclusively, favor the logic and Capital’s power. Next, to question the universal and necessary validity of this assertive, an incursion to Marx’s piece is done which infers that reality’s determination is a material-dialectical process: characterized by the contradiction motions and opposites struggle. In a third moment, this conclusion is applied to analyze the proposal/purposes multiple determinations of education for all of Brazilian’s State. As a result, it has been concluded that: the idea/proposals/purposes of EfA are dialectical; consequently, they cannot be molded to, always and exclusively, support the capitalistic world. This allows the “shape to citizenship” purpose to be accomplished; and its actual substance (socio-politically thinking and acting against exploration, oppression and alienation) faces the Capital’s logic/power as engenders circumstances and perspectives that stimulate and subsidize the sociopolitical struggles of learners-citizens-workers against the Capital and the determination of this existing as an hegemonic logic of relations/practices of social life. For this purpose, citizens – that in Marx’s words are politically emancipated individuals – undertake struggles to reframe the contents/purposes of EfA. In turn, this takes us to social politic competition for State powers leadership, that proposes apply EfA, and, by extension, the struggle against the Capital’s logic/power that created the State.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação para todosMarxPerspectiva material-dialéticaCidadaniaEmancipaçãoEducation for allMaterial-dialectic perspectiveCitizenshipEmancipationA “Educação para Todos” como perspectiva de superação do Capital como lógica social: análise com base no pensamento dialético de Marx.Antonio.“Education for All” as the Capital overcoming perspective as social logic: Marx’s dialectical thought based analysis.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/0523200571305788http://lattes.cnpq.br/6451513910863914Oliveira, Avelino da RosaDias, Antonio Francisco Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Antonio_Francisco_Lopes_Dias.pdf.txtTese_Antonio_Francisco_Lopes_Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain802693http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7729/6/Tese_Antonio_Francisco_Lopes_Dias.pdf.txtfd46a957a58db21e58d4e75772de91f0MD56open accessTHUMBNAILTese_Antonio_Francisco_Lopes_Dias.pdf.jpgTese_Antonio_Francisco_Lopes_Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7729/7/Tese_Antonio_Francisco_Lopes_Dias.pdf.jpg7157fe3c168ba9c41ce22b3e4760d457MD57open accessORIGINALTese_Antonio_Francisco_Lopes_Dias.pdfTese_Antonio_Francisco_Lopes_Dias.pdfapplication/pdf1985729http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7729/1/Tese_Antonio_Francisco_Lopes_Dias.pdff5b19009c3d1873c04d0c78d9d425725MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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