"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7640 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo investigar o processo de construção/fabricação das identidades dos participantes do Movimento Hip Hop na cidade de Pelotas. Para tanto foram realizadas análises de entrevistas, através de um programa de rádio: Comunidade Hip Hop, em quatro (4) programas para apresentação de temáticas ligadas a trajetória do movimento Hip Hop em Pelotas e a inserção de alguns participantes neste movimento. Este material foi analisado e, entendendo que somos fabricantes deste tempo e deste meio, dirigi meu olhar para o processo de fabricação de identidade dos participantes do Movimento Hip Hop de Pelotas, através do conceito de Performatividade de Judith Buttler (1999, p. 92) que nos sugere a “concepção de identidade como movimento e transformação”. Nas entrevistas apresentam-se atos performativos que classifiquei em: messiânicos, políticos, estéticos, lingüísticos, territoriais e étnicos. Outras operações como: mercado, mídia, família, cultura, gênero, perpassam os atos performativos. Após o processo de análise dos dados foi possível concluir que o movimento Hip Hop de Pelotas assim como no Brasil ainda é um movimento de periferias. A fabricação de suas identidades ou o modo que operam suas vidas se dá em forma de apropriação e resistência. O movimento Hip Hop brasileiro se manifesta, borra fronteiras, cria, fabrica identidades e transforma violência, miséria e preconceito em música, em manifestação cultural. |
id |
UFPL_b78089c798539f314754d0163b92e169 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7640 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-06-10T14:41:25Z2021-06-082021-06-10T14:41:25Z2007-01-13VIEIRA, Maria Raquel Rodrigues. "Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. 2007. 145f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7640Esta dissertação teve como objetivo investigar o processo de construção/fabricação das identidades dos participantes do Movimento Hip Hop na cidade de Pelotas. Para tanto foram realizadas análises de entrevistas, através de um programa de rádio: Comunidade Hip Hop, em quatro (4) programas para apresentação de temáticas ligadas a trajetória do movimento Hip Hop em Pelotas e a inserção de alguns participantes neste movimento. Este material foi analisado e, entendendo que somos fabricantes deste tempo e deste meio, dirigi meu olhar para o processo de fabricação de identidade dos participantes do Movimento Hip Hop de Pelotas, através do conceito de Performatividade de Judith Buttler (1999, p. 92) que nos sugere a “concepção de identidade como movimento e transformação”. Nas entrevistas apresentam-se atos performativos que classifiquei em: messiânicos, políticos, estéticos, lingüísticos, territoriais e étnicos. Outras operações como: mercado, mídia, família, cultura, gênero, perpassam os atos performativos. Após o processo de análise dos dados foi possível concluir que o movimento Hip Hop de Pelotas assim como no Brasil ainda é um movimento de periferias. A fabricação de suas identidades ou o modo que operam suas vidas se dá em forma de apropriação e resistência. O movimento Hip Hop brasileiro se manifesta, borra fronteiras, cria, fabrica identidades e transforma violência, miséria e preconceito em música, em manifestação cultural.This dissertation aimed to investigate the processo f construction/production of identities on the participants of the Hip Hop scene in the city of Pelotas. With this purpose interviews from the radio program Comunidade Hip Hop were analyzed using four program episodes, presenting themes connected to the movements of the Hip Hop scene in Pelotas abd with the participation of some members of that scene. Analyzing this material and understanding that we are the constructors of this time and this envionment, i have turned my attention to the identity production of the Hip Hop members in Pelotas throug Judith Butler’s (1999, p.92) concept of performativity, which suggests the “understanding of identity as movement and transformation”. The interviews show performative acts that i have called: messianic, politic, esthetic, linguistic, territorial and ethnicis. Other productions such as market, media, family, culture, gender also go through the performative acts. After the data analysis it was possible to infer that the Hip Hopscene in Pelotas, as well as in Brazil, still is a movement from the suburbs. The construction of their identities or the way they manage their lives is built on appropriation and resistance. The brazilian Hip Hop scene manifests, blends borders, creates, produces identities and transforms violence, misery and prejudice into music, into cultural manifesto.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMovimento Hip HopIdentidadesPerformatividadeHip Hop sceneIdentityPerformativity"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades."My word is worth a shot, I’ve got lots of munitions": hip hop movement and the manufacture of identities.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6513690316550729http://lattes.cnpq.br/7490451482911533Hypolito, Álvaro Luiz Moreirahttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535Vieira, Jarbas SantosVieira, Maria Raquel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdf.txtDissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain282559http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/6/Dissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdf.txt178dab798810b4a1c5dd18f7de0777ccMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdf.jpgDissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1485http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/7/Dissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdf.jpga092bb785737692b28a35efc8d3fbadeMD57open accessORIGINALDissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdfDissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdfapplication/pdf2833116http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/1/Dissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdf26cd9c1d41ffdf44d7ef3effa8aac93eMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/76402023-07-13 05:46:49.064open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:46:49Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
"My word is worth a shot, I’ve got lots of munitions": hip hop movement and the manufacture of identities. |
title |
"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. |
spellingShingle |
"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. Vieira, Maria Raquel Rodrigues CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Movimento Hip Hop Identidades Performatividade Hip Hop scene Identity Performativity |
title_short |
"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. |
title_full |
"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. |
title_fullStr |
"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. |
title_full_unstemmed |
"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. |
title_sort |
"Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. |
author |
Vieira, Maria Raquel Rodrigues |
author_facet |
Vieira, Maria Raquel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6513690316550729 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Hypolito, Álvaro Luiz Moreira |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Jarbas Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Maria Raquel Rodrigues |
contributor_str_mv |
Hypolito, Álvaro Luiz Moreira Vieira, Jarbas Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Movimento Hip Hop Identidades Performatividade Hip Hop scene Identity Performativity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento Hip Hop Identidades Performatividade Hip Hop scene Identity Performativity |
description |
Esta dissertação teve como objetivo investigar o processo de construção/fabricação das identidades dos participantes do Movimento Hip Hop na cidade de Pelotas. Para tanto foram realizadas análises de entrevistas, através de um programa de rádio: Comunidade Hip Hop, em quatro (4) programas para apresentação de temáticas ligadas a trajetória do movimento Hip Hop em Pelotas e a inserção de alguns participantes neste movimento. Este material foi analisado e, entendendo que somos fabricantes deste tempo e deste meio, dirigi meu olhar para o processo de fabricação de identidade dos participantes do Movimento Hip Hop de Pelotas, através do conceito de Performatividade de Judith Buttler (1999, p. 92) que nos sugere a “concepção de identidade como movimento e transformação”. Nas entrevistas apresentam-se atos performativos que classifiquei em: messiânicos, políticos, estéticos, lingüísticos, territoriais e étnicos. Outras operações como: mercado, mídia, família, cultura, gênero, perpassam os atos performativos. Após o processo de análise dos dados foi possível concluir que o movimento Hip Hop de Pelotas assim como no Brasil ainda é um movimento de periferias. A fabricação de suas identidades ou o modo que operam suas vidas se dá em forma de apropriação e resistência. O movimento Hip Hop brasileiro se manifesta, borra fronteiras, cria, fabrica identidades e transforma violência, miséria e preconceito em música, em manifestação cultural. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-10T14:41:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-08 2021-06-10T14:41:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Maria Raquel Rodrigues. "Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. 2007. 145f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7640 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Maria Raquel Rodrigues. "Minha palavra vale um tiro. Eu tenho muita munição": movimento Hip Hop e a fabricação de identidades. 2007. 145f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/6/Dissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/7/Dissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/1/Dissertacao_Maria_Raquel_Rodrigues_Vieira.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7640/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
178dab798810b4a1c5dd18f7de0777cc a092bb785737692b28a35efc8d3fbade 26cd9c1d41ffdf44d7ef3effa8aac93e 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846968844025856 |