Análise do Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico- Administrativos da UFPel: avanços possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bravo, Vivian Simões
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6474
Resumo: A avaliação de desempenho é um mecanismo que compara um padrão préestabelecido com a performance praticada, servindo como importante aliada aos gestores na definição das estratégias que envolvem os recursos humanos nas organizações. As instituições públicas, na tentativa de apresentarem resultados mais eficazes e transparentes à sociedade, cada vez mais têm buscado instrumentos gerenciais da iniciativa privada como alternativas de melhoria na gestão. Desde 2005, ano em que a lei nº 11.091 instituiu o Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação (PCCTAE), a avaliação de desempenho passou a ser obrigatória para embasar à concessão da progressão por mérito e às políticas de desenvolvimento desses servidores. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Programa de Avaliação de Desempenho dos TAEs só foi constituído em 2017, pela Resolução nº 13 do Conselho Universitário. Desde então, a instituição realizou dois processos avaliativos. O presente trabalho, que é resultado da necessidade de revisão periódica e aprimoramento contínuo do processo de avaliação de desempenho, teve como objetivo precípuo a análise do Programa atual e dos procedimentos praticados na UFPel. Composto por duas etapas, a primeira exploratória e a segunda descritiva, este estudo de caso buscou, por meio de pesquisa documental, bibliográfica, entrevistas e análise dos Programas de Avaliação de três universidades gaúchas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Pampa e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), a reflexão acerca das peculiaridades do modelo vigente, visando identificar se ele está cumprindo com o papel a que se destina e se há possibilidade de melhorar os procedimentos atuais de avaliação de desempenho dos TAEs na instituição. Ao concluir a pesquisa, observou-se que, apesar da universidade ter conseguido avançar nesse assunto nos últimos dois anos, depois de quase 12 anos de estagnação, os procedimentos podem ser melhorados. Dessa forma, e com fundamento nos estudos realizados, foram propostas 11 ações com o intuito de aperfeiçoar o processo da análise de desempenho atualmente realizado na UFPel.
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Desde 2005, ano em que a lei nº 11.091 instituiu o Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação (PCCTAE), a avaliação de desempenho passou a ser obrigatória para embasar à concessão da progressão por mérito e às políticas de desenvolvimento desses servidores. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Programa de Avaliação de Desempenho dos TAEs só foi constituído em 2017, pela Resolução nº 13 do Conselho Universitário. Desde então, a instituição realizou dois processos avaliativos. O presente trabalho, que é resultado da necessidade de revisão periódica e aprimoramento contínuo do processo de avaliação de desempenho, teve como objetivo precípuo a análise do Programa atual e dos procedimentos praticados na UFPel. Composto por duas etapas, a primeira exploratória e a segunda descritiva, este estudo de caso buscou, por meio de pesquisa documental, bibliográfica, entrevistas e análise dos Programas de Avaliação de três universidades gaúchas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Pampa e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), a reflexão acerca das peculiaridades do modelo vigente, visando identificar se ele está cumprindo com o papel a que se destina e se há possibilidade de melhorar os procedimentos atuais de avaliação de desempenho dos TAEs na instituição. Ao concluir a pesquisa, observou-se que, apesar da universidade ter conseguido avançar nesse assunto nos últimos dois anos, depois de quase 12 anos de estagnação, os procedimentos podem ser melhorados. Dessa forma, e com fundamento nos estudos realizados, foram propostas 11 ações com o intuito de aperfeiçoar o processo da análise de desempenho atualmente realizado na UFPel.The performance evaluation is a mechanism that compares a pre-established standard with the performance practiced, serving as an important allied to the managers in the definition of the strategies that involve the human resources in the organizations. Public institutions, in an attempt to present more effective and transparent results to society, have increasingly sought management tools from the private sector as alternatives to improve management. Since 2005, when Law nº. 11.091 established the Career Management Plan for Technical-Administrative Positions in Education (PCCTAE), performance evaluation has become mandatory to support the merit progression and the development policies of these servers. At the Federal University of Pelotas (UFPel), the TAE Performance Evaluation Program was only established in 2017, by Resolution nº 13 of the University Council. Since then, the institution has carried out two evaluation processes. This work, which is the result of the need for periodic review and continuous improvement of the performance evaluation process, had as its main objective the analysis of the current Program and the procedures practiced at UFPel. The study was composed of two stages, the first exploratory and the second descriptive. This case study sought, through documentary, bibliographic research, interviews and analysis of the Evaluation Programs of three Brazilian universities (Federal University of Rio Grande do Sul, Federal University of Pampa and the Federal University of Health Sciences of Porto Alegre), the reflection on the peculiarities of the current model, aiming to identify if it is fulfilling with the intended role and if there is possibility to improve the current procedures of evaluation of the performance of the TAEs in the institution. At the conclusion of the research, it was observed that although the university has been able to make progress on this subject in the last two years, after almost 12 years of stagnation, procedures can be improved. Thus, based on the studies carried out, 11 actions were proposed in order to improve the performance analysis process currently carried out.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPUFPelBrasilFaculdade de Administração e TurismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAAdministração públicaAvaliação de desempenhoServiço públicoUniversidadesTécnico-Administrativos em EducaçãoPerformance evaluationPublic serviceUniversitiesTechnical-Administrative in EducationAnálise do Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico- Administrativos da UFPel: avanços possíveisAnalysis of the Performance Evaluation Program of the Technical-Administrative Servers of UFPel: possible advances.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9550224783399196http://lattes.cnpq.br/8514160956271825Mello, Simone Portella Teixeira deBravo, Vivian Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Vivian_Simoes_Bravo.pdf.txtDissertacao_Vivian_Simoes_Bravo.pdf.txtExtracted texttext/plain219555http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6474/6/Dissertacao_Vivian_Simoes_Bravo.pdf.txtc8ee408555355a1a0b36df11addd3591MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Vivian_Simoes_Bravo.pdf.jpgDissertacao_Vivian_Simoes_Bravo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6474/7/Dissertacao_Vivian_Simoes_Bravo.pdf.jpgc5fd422d310929fd6a5ee324c06d420aMD57open accessORIGINALDissertacao_Vivian_Simoes_Bravo.pdfDissertacao_Vivian_Simoes_Bravo.pdfapplication/pdf2160795http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6474/1/Dissertacao_Vivian_Simoes_Bravo.pdf153af668893ae331cc50383a2223ee50MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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