Avaliação das condições de conforto térmico, lumínico e acústico no ambiente escolar, no período de inverno: o Caso do Câmpus Pelotas Visconde da Graça.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Viviane Mülech
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5195
Resumo: O conforto integral no ambiente escolar é essencial para o pleno desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, avaliou-se as condições de conforto térmico, lumínico e acústico das salas de aula do Câmpus Pelotas Visconde da Graça, localizado na cidade de Pelotas, RS, no período de inverno, com o fim de se recomendar estratégias passivas arquitetônicas para as futuras edificações institucionais, buscando-se boas condições de conforto ambiental. Foram eleitas para as avaliações, salas de aula localizadas num prédio construído em 1923, e num prédio edificado em 2010, ambos prédios com sistemas construtivos típicos da sua época de construção. A metodologia adotada combinou a avaliação das respostas perceptivas dos usuários às condições ambientais e medições de variáveis físicas ambientais. Os resultados encontrados foram comparados com os dados referenciados por normativas brasileiras. Verificou-se que, em relação ao conforto térmico, as salas do prédio construído em 1923 apresentaram temperaturas mais altas que as temperaturas registradas nas salas do prédio de 2010, condição também percebida pelos usuários. Sobre o conforto lumínico, as salas localizadas no prédio construído em 2010 apresentaram melhor desempenho em função das características de suas aberturas, condição também percebida pelo usuário. Quanto ao conforto acústico, embora o prédio de 1923 tenha apresentado maior isolamento acústico, na condição de uso das salas, o prédio de 2010 foi identificado, pelos usuários, como o de melhor desempenho. A partir desses resultados, se elenca, neste trabalho, uma série de recomendações de estratégias passivas arquitetônicas que poderão nortear o desenvolvimento físico da instituição objeto desta pesquisa.
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spelling 2020-05-06T02:46:03Z2020-05-052020-05-06T02:46:03Z2014-12-12RITTER, Viviane Mülech. Avaliação das condições de conforto térmico, lumínico e acústico no ambiente escolar, no período de inverno: o Caso do Câmpus Pelotas Visconde da Graça. 2014. 181 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5195O conforto integral no ambiente escolar é essencial para o pleno desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, avaliou-se as condições de conforto térmico, lumínico e acústico das salas de aula do Câmpus Pelotas Visconde da Graça, localizado na cidade de Pelotas, RS, no período de inverno, com o fim de se recomendar estratégias passivas arquitetônicas para as futuras edificações institucionais, buscando-se boas condições de conforto ambiental. Foram eleitas para as avaliações, salas de aula localizadas num prédio construído em 1923, e num prédio edificado em 2010, ambos prédios com sistemas construtivos típicos da sua época de construção. A metodologia adotada combinou a avaliação das respostas perceptivas dos usuários às condições ambientais e medições de variáveis físicas ambientais. Os resultados encontrados foram comparados com os dados referenciados por normativas brasileiras. Verificou-se que, em relação ao conforto térmico, as salas do prédio construído em 1923 apresentaram temperaturas mais altas que as temperaturas registradas nas salas do prédio de 2010, condição também percebida pelos usuários. Sobre o conforto lumínico, as salas localizadas no prédio construído em 2010 apresentaram melhor desempenho em função das características de suas aberturas, condição também percebida pelo usuário. Quanto ao conforto acústico, embora o prédio de 1923 tenha apresentado maior isolamento acústico, na condição de uso das salas, o prédio de 2010 foi identificado, pelos usuários, como o de melhor desempenho. A partir desses resultados, se elenca, neste trabalho, uma série de recomendações de estratégias passivas arquitetônicas que poderão nortear o desenvolvimento físico da instituição objeto desta pesquisa.Comfort at the school environment is an essential for the whole development of the teaching and learning process. In this context, we evaluated thermal, lighting and acoustic comfort at the Pelotas Visconde da Graça Campus’ classrooms, in order to establish parameters and recommendations of passive architecture strategies for this institution’s future buildings that could offer better environmental conditions as well as energy efficiency. Classrooms that are located in a 1923’s building and a 2010’s building were chosen for the evaluation. The methodology combined evaluations of the users’ answers on their perceptions about environmental conditions during wintertime and assessments of the physical varieties. Results were compared with the Brazilian normative data. In addition, the users’ answers were crossed with the measures obtained through the assessments. We found that, regarding thermal comfort, classrooms located at the 1923’s building presented higher temperatures than those at the 2010’s one. Users also perceived this condition. Concerning lighting comfort, classrooms at the 2010’s building had a better performance, due to characteristics of their windows, which was also noticed by the users. About acoustic comfort, although the 1923’s building had more acoustic insulation, the users considered the 2010’s building better. From these results, a series of design guidelines is listed in this work, aiming the physical development of the institution, which is object of this research.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura e UrbanismoConforto ambientalAmbiente escolarPercepção do usuárioArchitecture and UrbanismEnvironment comfortSchool environmentUser perceptionAvaliação das condições de conforto térmico, lumínico e acústico no ambiente escolar, no período de inverno: o Caso do Câmpus Pelotas Visconde da Graça.Evaluation of the conditions of thermal, light and acoustic comfort in the school environment, during the winter: the case of the Campus Pelotas Visconde da Graça.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2268269182419925http://lattes.cnpq.br/2741252699364572Corrêa, Celina Maria BrittoRitter, Viviane Mülechinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTViviane_Ritter_Dissertacao.pdf.txtViviane_Ritter_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain313710http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5195/6/Viviane_Ritter_Dissertacao.pdf.txtdb9e7517e337dedf84c3ec5645e797b7MD56open accessTHUMBNAILViviane_Ritter_Dissertacao.pdf.jpgViviane_Ritter_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5195/7/Viviane_Ritter_Dissertacao.pdf.jpg7bcb2dfed7f852be5a542c99f7d353d1MD57open accessORIGINALViviane_Ritter_Dissertacao.pdfViviane_Ritter_Dissertacao.pdfapplication/pdf3448109http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5195/1/Viviane_Ritter_Dissertacao.pdf00823711b54b18412b429c0de9ea81d3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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