A constituição de subjetividades em meio a contextos discursivos normalizadores: ser, estar e existir como indivíduo neurodivergente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Valéria Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7460
Resumo: Esta pesquisa integra a linha de Aquisição, variação e ensino, que compõe a Área de Linguagem, texto e imagem, do Programa de Pós-Graduação em Letras, integrado ao Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. O presente trabalho, ao analisar duas entrevistas narrativas, tem por objetivo identificar os efeitos de sentido que, produzidos a partir de discursos que naturalizam um certo padrão de normalidade e diferença, recaem sobre indivíduos neurodivergentes e afetam a formação de subjetividades e performances identitárias. O campo teórico deste estudo, alicerçado na Linguística Aplicada Indisciplinar, faz um breve percurso histórico a fim de chegar ao entendimento da linguagem como constitutiva de significados, seguindo, para isso, caminhos desbravados pelas viradas linguística e performativa. Logo, segue por vias indisciplinares, as quais permitem o atravessamento/apagamento de fronteiras disciplinares, oportunizando a busca de teorizações oriundas de outras áreas e, assim, ampliando o conhecimento sobre a saúde mental, especialmente, no que diz respeito à neurodiversidade e aos transtornos neuropsíquicos. As análises desenvolvidas, ao investigarem os efeitos de sentidos que se incorporam na subjetividade de sujeitos neurodivergentes, ponderam o poder performativo do discurso, tendo por base a noção de D/discurso (GEE, 1999), o conceito de posicionamento, conforme Davies e Harré (1990) e as ferramentas analíticas (pistas indexicais) propostas por Wortham (2001). Tais pistas, ao serem examinadas, levaram a constatação de efeitos negativos sofridos por tais sujeitos, evidenciando a necessidade de elaboração e reconhecimento de novos d/Discursos, que legitimem a diversidade humana, incluindo, imprescindivelmente a neurodiversidade.
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spelling 2021-05-04T22:49:41Z2021-05-04T22:49:41Z2021-02-25NUNES, Valéria Castro. A constituição de subjetividades em meio a contextos discursivos normalizadores: ser, estar e existir como indivíduo neurodivergente. 2021. 213f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Letras – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas: 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7460Esta pesquisa integra a linha de Aquisição, variação e ensino, que compõe a Área de Linguagem, texto e imagem, do Programa de Pós-Graduação em Letras, integrado ao Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. O presente trabalho, ao analisar duas entrevistas narrativas, tem por objetivo identificar os efeitos de sentido que, produzidos a partir de discursos que naturalizam um certo padrão de normalidade e diferença, recaem sobre indivíduos neurodivergentes e afetam a formação de subjetividades e performances identitárias. O campo teórico deste estudo, alicerçado na Linguística Aplicada Indisciplinar, faz um breve percurso histórico a fim de chegar ao entendimento da linguagem como constitutiva de significados, seguindo, para isso, caminhos desbravados pelas viradas linguística e performativa. Logo, segue por vias indisciplinares, as quais permitem o atravessamento/apagamento de fronteiras disciplinares, oportunizando a busca de teorizações oriundas de outras áreas e, assim, ampliando o conhecimento sobre a saúde mental, especialmente, no que diz respeito à neurodiversidade e aos transtornos neuropsíquicos. As análises desenvolvidas, ao investigarem os efeitos de sentidos que se incorporam na subjetividade de sujeitos neurodivergentes, ponderam o poder performativo do discurso, tendo por base a noção de D/discurso (GEE, 1999), o conceito de posicionamento, conforme Davies e Harré (1990) e as ferramentas analíticas (pistas indexicais) propostas por Wortham (2001). Tais pistas, ao serem examinadas, levaram a constatação de efeitos negativos sofridos por tais sujeitos, evidenciando a necessidade de elaboração e reconhecimento de novos d/Discursos, que legitimem a diversidade humana, incluindo, imprescindivelmente a neurodiversidade.Esta pesquisa se constituye en la línea de Adquisición, variación y enseñanza, que compone el Área de Lenguaje, Texto e Imagen, del Programa de Posgrado en Letras, integrado al Centro de Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Pelotas. Esta investigación busca, mediante el análisis de dos entrevistas narrativas, identificar los efectos de sentido que, producidos a partir de discursos que naturalizan un determinado padrón de normalidad y diferencia, a su vez recaen sobre individuos neurodivergentes, afectando la formación de subjetividades y performances identitarias. El campo teórico de este estudio, basado en la Lingüística Indisciplinar Aplicada, realiza un breve recorrido histórico, con el fin de llegar a la comprensión del lenguaje como constituyente de significados, siguiendo, para esto, caminos abiertos por los giros lingüístico y performativo. Luego, sigue rutas indisciplinares que permiten traspasar/borrar fronteras disciplinares, posibilitando la búsqueda de teorizaciones oriundas de otras áreas y, así, ampliando el conocimiento sobre salud mental, especialmente a lo que se refiere a la neurodiversidad y los trastornos neuro psíquicos. En este marco, el estudio se centra en los análisis, investigando los efectos de sentido que se incorporan en la subjetividad de sujetos neurodivergentes y ponderando el poder performativo del discurso, haciéndolo a partir de la noción de d/Discurso (GEE, 1999), del concepto de posicionamiento, según Davies y Harré (1990) y de las herramientas analíticas (pistas indexicales) propuestas por Wortham (2001) que al ser examinadas conducen a la verificación de los efectos negativos que sufren dichos sujetos, evidenciando así la necesidad de elaboración y reconocimiento de nuevos discursos que legitimen la diversidad humana, incluyendo imprescindiblemente la neurodiversidad.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADALetrasEfeitos de sentidoDiscursoSubjetividadePerformance identitáriaDiferença e (neuro)diversidadeEfectos de sentidoSubjetividadDiferencia e (neuro)diversidadA constituição de subjetividades em meio a contextos discursivos normalizadores: ser, estar e existir como indivíduo neurodivergente.LA CONSTITUCIÓN DE SUBJETIVIDADES EN CONTEXTOS DISCURSIVOS NORMALIZADORES: ser, estar y existir como individuo neurodivergente.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3430810391514646 http://lattes.cnpq.br/9914415339003085Lebedeff, Tatiana Bolivarhttp://lattes.cnpq.br/0081286250806899Freitas, Letícia Fonseca Richthofen deNunes, Valéria Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Valeria_Castro.pdf.txtDissertacao_Valeria_Castro.pdf.txtExtracted texttext/plain551233http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7460/6/Dissertacao_Valeria_Castro.pdf.txt771dd740644ecb10f414ce369790352dMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Valeria_Castro.pdf.jpgDissertacao_Valeria_Castro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7460/7/Dissertacao_Valeria_Castro.pdf.jpg323fac643fe8b9d23ae2c6c44903c03bMD57open accessORIGINALDissertacao_Valeria_Castro.pdfDissertacao_Valeria_Castro.pdfapplication/pdf1533940http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7460/1/Dissertacao_Valeria_Castro.pdfff04fa986b147e39ed973d6ac1fdb635MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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