Solidão e Comunicação em Nietzsche: uma tensão na obra "Assim Falava Zaratustra"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leidens, Francisco Rafael
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1028
Resumo: This work intends, above all, to highlight a fundamental problem in Thus spoke Zarathustra, namely: there is a tension between loneliness and communication that ultimately determines the course of this book claims regarding affirmative intention of Nietzsche. At the same time as the radical solitude enables unique experiences, the communication becomes impaired, since it is based on a predetermined language for moral values (gregarious), does not represent, then, what is unique and not transferable. The result is a problematic book, in relation to their address ("a book for everyone and anyone") and in relation to its internal development (Zarathustra's disappointment when you want to communicate, initially to people, at the "Prologue", to his disciples, and finally, to the superior men). What Zarathustra wants to communicate, initially, and intensely in books I and II, is the superman, which proves to be a means to support the eternal return. Without this support the realization (that ultimately ends up consisting of, in addition, a way of understanding "affirmatively" the cyclical nature of the world), the eternal return can not be communicated and remains, according to the hypothesis defended, a solitary and silent thought. We assume, finally, in this work, the extemporaneity of Thus spoke Zarathustra; waiting for an appropriate hearing and those who have an experience similar to Nietzsche/Zarathustra
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The result is a problematic book, in relation to their address ("a book for everyone and anyone") and in relation to its internal development (Zarathustra's disappointment when you want to communicate, initially to people, at the "Prologue", to his disciples, and finally, to the superior men). What Zarathustra wants to communicate, initially, and intensely in books I and II, is the superman, which proves to be a means to support the eternal return. Without this support the realization (that ultimately ends up consisting of, in addition, a way of understanding "affirmatively" the cyclical nature of the world), the eternal return can not be communicated and remains, according to the hypothesis defended, a solitary and silent thought. We assume, finally, in this work, the extemporaneity of Thus spoke Zarathustra; waiting for an appropriate hearing and those who have an experience similar to Nietzsche/ZarathustraEste trabalho pretende, sobretudo, evidenciar um problema fundamental em Assim falava Zaratustra, a saber: há uma tensão entre solidão e comunicação que acaba determinando os rumos deste livro quanto às pretensões afirmativas de Nietzsche. Ao mesmo tempo em que a solidão radicalizada viabiliza vivências únicas, a comunicação, por efetivar-se através de uma linguagem predeterminada por valores morais-gregários, torna-se prejudicada justamente pelo caráter singular e intransferível que o isolamento imprime a tais vivências. O resultado disso é um livro problemático tanto em relação ao seu endereçamento ( um livro para todos e para ninguém ) quanto em relação ao seu desenvolvimento interno (a decepção de Zaratustra quando pretende comunicar-se, inicialmente ao povo, logo no Prólogo , aos discípulos, e, já no quarto livro, aos homens superiores). Aquilo que Zaratustra pretende comunicar, em primeiro lugar, e intensamente durante os livros I e II, é o além-do-homem, que se mostra ser um meio para suportar a concepção fundamental da obra, a saber: o eterno retorno do mesmo. Sem a efetivação desse suporte (que por fim acaba consistindo em, além disso, um modo de compreender afirmativamente o caráter cíclico do mundo), o eterno retorno não pode ser comunicado e permanece, segundo a hipótese defendida, um pensamento solitário e silencioso. Termina-se por assumir, neste trabalho, a extemporaneidade de Assim falava Zaratustra; uma espera por ouvidos apropriados e por aqueles que tenham uma vivência semelhante a Nietzsche/Zaratustraapplication/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBRInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaSolidãoComunicaçãoAlém-do-homemEterno retornoLonelinessCommunicationSupermanEternal returnCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIASolidão e Comunicação em Nietzsche: uma tensão na obra "Assim Falava Zaratustra"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0581903657571070http://lattes.cnpq.br/9512892707756969Araldi, Clademir LuísLeidens, Francisco Rafaelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALFrancisco_Rafael_Leidens_Dissertacao.pdfapplication/pdf1534769http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1028/1/Francisco_Rafael_Leidens_Dissertacao.pdfcc3704391949c892bd4f2bb98f4b7fedMD51open accessTEXTFrancisco_Rafael_Leidens_Dissertacao.pdf.txtFrancisco_Rafael_Leidens_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain522806http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1028/2/Francisco_Rafael_Leidens_Dissertacao.pdf.txtb55e3d35c8dc03cfd83926be0296107dMD52open accessTHUMBNAILFrancisco_Rafael_Leidens_Dissertacao.pdf.jpgFrancisco_Rafael_Leidens_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1028/3/Francisco_Rafael_Leidens_Dissertacao.pdf.jpg0ee3d8242d633a0bcb2451d0d82ff3f7MD53open access123456789/10282021-12-23 08:48:06.046open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1028Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-23T11:48:06Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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