O comprometimento organizacional de coordenadores(as) acadêmicos(as) com a gestão dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8606 |
Resumo: | O comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho constitui relevante objeto de estudo. A principal razão é compreender os vínculos existentes entre o trabalhador e a organização e, a partir daí, mapear como podem ser geradas melhorias no desempenho tanto de um quanto de outro. O presente trabalho teve como objetivo a análise especificamente de um desses vínculos: o comprometimento organizacional de coordenadores(as) de cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em virtude de ser o local de trabalho da pesquisadora e por ter a gestão acadêmica ampla responsabilidade na entrada dos discentes na instituição. Utilizouse, para tanto, o modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), segundo o qual o comprometimento organizacional é formado por três componentes: afetivo, caracterizado por uma relação afetiva do indivíduo com a organização; instrumental, caracterizado pelos custos que deve arcar ao deixar a organização; e normativo, caracterizado pelo sentimento de que a permanência na organização é um dever moral. A pesquisa foi composta por três etapas, sendo a primeira exploratória, com revisão de literatura. A segunda, também de base exploratória, consistiu na utilização de questionário para coleta de dados, formado por duas partes: perfil sociodemográfico e escala de comprometimento organizacional de Meyer, Allen e Smith (1993). O questionário foi enviado para os oitenta coordenadores(as) de cursos de graduação da UFPel por meio de correio eletrônico. A etapa final, descritiva, foi dedicada à análise dos dados obtidos. Os resultados demonstraram a existência de comprometimento afetivo elevado, comprometimento instrumental baixo e comprometimento normativo moderado. Ao concluir a pesquisa, observou-se que é necessário o olhar atento para a realidade demonstrada pela pesquisa, devendo ser elaboradas atividades de intervenção com o intuito de potencializar o comprometimento afetivo e o normativo, assim como investir na construção e fortalecimento do instrumental, a fim de que, ao longo do tempo, os servidores apresentem maior comprometimento, gerando maiores benefícios tanto para eles quanto para a própria universidade. |
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2022-08-29T23:10:08Z2022-08-252022-08-29T23:10:08Z2019-07-01AMARAL, Daniela Vieira. O Comprometimento Organizacional de Coordenadores(as) Acadêmicos(as) com a Gestão dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Pelotas. 2019. 106f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP, Centro de Ciências Socio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8606O comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho constitui relevante objeto de estudo. A principal razão é compreender os vínculos existentes entre o trabalhador e a organização e, a partir daí, mapear como podem ser geradas melhorias no desempenho tanto de um quanto de outro. O presente trabalho teve como objetivo a análise especificamente de um desses vínculos: o comprometimento organizacional de coordenadores(as) de cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em virtude de ser o local de trabalho da pesquisadora e por ter a gestão acadêmica ampla responsabilidade na entrada dos discentes na instituição. Utilizouse, para tanto, o modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), segundo o qual o comprometimento organizacional é formado por três componentes: afetivo, caracterizado por uma relação afetiva do indivíduo com a organização; instrumental, caracterizado pelos custos que deve arcar ao deixar a organização; e normativo, caracterizado pelo sentimento de que a permanência na organização é um dever moral. A pesquisa foi composta por três etapas, sendo a primeira exploratória, com revisão de literatura. A segunda, também de base exploratória, consistiu na utilização de questionário para coleta de dados, formado por duas partes: perfil sociodemográfico e escala de comprometimento organizacional de Meyer, Allen e Smith (1993). O questionário foi enviado para os oitenta coordenadores(as) de cursos de graduação da UFPel por meio de correio eletrônico. A etapa final, descritiva, foi dedicada à análise dos dados obtidos. Os resultados demonstraram a existência de comprometimento afetivo elevado, comprometimento instrumental baixo e comprometimento normativo moderado. Ao concluir a pesquisa, observou-se que é necessário o olhar atento para a realidade demonstrada pela pesquisa, devendo ser elaboradas atividades de intervenção com o intuito de potencializar o comprometimento afetivo e o normativo, assim como investir na construção e fortalecimento do instrumental, a fim de que, ao longo do tempo, os servidores apresentem maior comprometimento, gerando maiores benefícios tanto para eles quanto para a própria universidade.The behavior of the individual in the work environment is an important object of study. The main reason is to understand the existing links between the worker and the organization and, from there, to map how improvements can be generated in the performance of both one and the other. The present work aimed to analyze specifically one of these links: the organizational commitment of undergraduate coordinators of the Federal University of Pelotas (UFPel), because it is the researcher's place of work and for having the management scholarly responsibility in the entrance of the students in the institution. For this purpose, the three-dimensional model of Meyer and Allen (1991) was used, according to which organizational commitment is formed by three components: affective, characterized by an affective relationship between the individual and the organization; instrumental, characterized by the costs it must bear when leaving the organization; and normative, characterized by the feeling that the permanence in the organization is a moral duty. The research was composed of three stages, the first exploratory, with literature review. The second, also exploratory, consisted of the use of a questionnaire for data collection, formed by two parts: sociodemographic profile and organizational commitment scale of Meyer, Allen and Smith (1993). The questionnaire was sent to the eighty UFPel undergraduate coordinators by electronic mail. The final, descriptive step was dedicated to the analysis of the data obtained. The results demonstrated the existence of a high affective commitment, low instrumental impairment and moderate normative impairment. At the conclusion of the research, it was observed that it is necessary to keep an eye on the reality demonstrated by the research. Intervention activities should be developed with a view to enhancing affective and normative commitment, as well as investing in the construction and strengthening of instruments, so that, over time, the servers present greater commitment, generating greater benefits both for themselves and for the university itself.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPUFPelBrasilCentro de Ciências Sócio-organizacionaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAComprometimento organizacionalDesempenhoGestão acadêmicaCoordenadoresUniversidade públicaOrganizational commitmentPerformanceAcademic managementCoordinatorsPublic universityO comprometimento organizacional de coordenadores(as) acadêmicos(as) com a gestão dos cursos de graduação da Universidade Federal de PelotasThe Organizational Commitment of Academic Coordinators with the Management of the Undergraduate Courses of the Federal University of Pelotas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4688583458810815http://lattes.cnpq.br/8514160956271825Mello, Simone Portella Teixeira deAmaral, Daniela Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Daniela_Vieira_Amaral.pdf.txtDissertacao_Daniela_Vieira_Amaral.pdf.txtExtracted texttext/plain216217http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8606/6/Dissertacao_Daniela_Vieira_Amaral.pdf.txt488fa7e0bfd658cbd57ac01bb62eddfcMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Daniela_Vieira_Amaral.pdf.jpgDissertacao_Daniela_Vieira_Amaral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8606/7/Dissertacao_Daniela_Vieira_Amaral.pdf.jpg34e46bab6f04a0b44cb0e01f53dfe525MD57open accessORIGINALDissertacao_Daniela_Vieira_Amaral.pdfDissertacao_Daniela_Vieira_Amaral.pdfapplication/pdf1832165http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8606/1/Dissertacao_Daniela_Vieira_Amaral.pdfadb59d7c0c8f6da6e795ccc9fe13bd49MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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