A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertinetti, Giulianna Picolo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9087
Resumo: Assolada pelo desalento racionalista que degrada cada vez mais a memória e seu lugar subjetivo, a produção do envelhecimento encontra, no futuro que a todos pertence, a crise de sentidos da construção do sensível. Ao passo que travamos uma guerra contra a passagem do tempo, condicionamos o sujeito ‘velho’ ao vazio da inatividade, suspendendo a experiência da vivência em prol de um estado anestésico a quem não mais é produtivo a sociedade. A arte, enquanto território de movimentação do consciente e inconsciente, surge como ferramenta na construção do exercício prático do eu simbólico e poético, possibilitando a ressignificação da vida a medida em que constrói um novo lugar para habitar, concebido através da potencialização do sensível entre o imaginado e o real. Este trabalho busca na experiência da arte, o caminho ao encontro a condição humana que à velhice é urgente. Para isso, divide-se em quatro partes, partindo dos preceitos teóricos qualitativos que direcionam a construção de diretrizes para a experimentação da arte em museus. Na primeira, revisitando o estudo sobre a velhice, apoia-se na revisão bibliográfica de autoras como Ecléa Bosi (1987) e Simone de Beauvoir (1990), construindo as relações que a sociedade desenvolve com a velhice. Na segunda, recebemos as possibilidades de ser que emergem da prática criativa do imaginário, pautados pela escrita de Fayga Ostrower (2014), partindo das potentes capacidades do ser sensível, cultural, consciente e memória de reencontrar o caminho da reinvenção da experiência vivida. Passamos, então, a analisar os programas existentes que envolvem tais características no atendimento a tal recorte de público, analisando aqueles que se destacam como objetos de estudo para, por fim, construir diretrizes de ação e construção de projetos que, buscando a retomada e reintegração do velho à vida social ativa, possibilitam, a velhice, a reconstrução de um território digno para vivência de sua memória e de seu presente.
id UFPL_c689e146ac0af7d83c5120e4a50500e9
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9087
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-02-13T19:55:24Z2023-02-13T19:55:24Z2022-12-08BERTINETTI, Giulianna Picolo. A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte. 2022. 185 f. Dissertação (Mestrado em artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9087Assolada pelo desalento racionalista que degrada cada vez mais a memória e seu lugar subjetivo, a produção do envelhecimento encontra, no futuro que a todos pertence, a crise de sentidos da construção do sensível. Ao passo que travamos uma guerra contra a passagem do tempo, condicionamos o sujeito ‘velho’ ao vazio da inatividade, suspendendo a experiência da vivência em prol de um estado anestésico a quem não mais é produtivo a sociedade. A arte, enquanto território de movimentação do consciente e inconsciente, surge como ferramenta na construção do exercício prático do eu simbólico e poético, possibilitando a ressignificação da vida a medida em que constrói um novo lugar para habitar, concebido através da potencialização do sensível entre o imaginado e o real. Este trabalho busca na experiência da arte, o caminho ao encontro a condição humana que à velhice é urgente. Para isso, divide-se em quatro partes, partindo dos preceitos teóricos qualitativos que direcionam a construção de diretrizes para a experimentação da arte em museus. Na primeira, revisitando o estudo sobre a velhice, apoia-se na revisão bibliográfica de autoras como Ecléa Bosi (1987) e Simone de Beauvoir (1990), construindo as relações que a sociedade desenvolve com a velhice. Na segunda, recebemos as possibilidades de ser que emergem da prática criativa do imaginário, pautados pela escrita de Fayga Ostrower (2014), partindo das potentes capacidades do ser sensível, cultural, consciente e memória de reencontrar o caminho da reinvenção da experiência vivida. Passamos, então, a analisar os programas existentes que envolvem tais características no atendimento a tal recorte de público, analisando aqueles que se destacam como objetos de estudo para, por fim, construir diretrizes de ação e construção de projetos que, buscando a retomada e reintegração do velho à vida social ativa, possibilitam, a velhice, a reconstrução de um território digno para vivência de sua memória e de seu presente.Overwhelmed by the rationalist dismay that increasingly degrades memory and its subjective place, the production of aging finds, in the future that belongs to everyone, the crisis of senses of the construction of the sensible. As we wage a war against the passage of time, we condition the ‘old’ subject to the void of inactivity, suspending the experience of living in favor of an anesthetic state for which society is no longer productive. Art, as a territory of movement of the conscious and unconscious, emerges as a tool in the construction of the practical exercise of the symbolic and poetic self, enabling the resignification of life while building a new place to inhabit, conceived through the potentialization of the sensitive between the imagined and the real. This work seeks in the experience of art, the way to meet the human condition that is urgent in old age. For this, it is divided into four parts, starting from the qualitative theoretical precepts that guide the construction of guidelines for the experimentation of art in museums. In the first, revisiting the study of old age, it is supported by the literature review of authors such as Ecléa Bosi (1987) and Simone de Beauvoir (1990), building the relationships that society develops with old age. In the second, we receive the possibilities of being that emerge from the creative practice of the imaginary, guided by the writing of Fayga Ostrower (2014), based on the powerful capacities of the sensitive, cultural, conscious being and memory to rediscover the path of reinvention of the lived experience. We then proceeded to analyze the existing programs that involve such characteristics in serving such a group of public, analyzing those that stand out as objects of study to, finally, build guidelines for action and construction of projects that, seeking the resumption and reintegration from the elderly to active social life, make it possible, in old age, to rebuild a worthy territory to experience their memory and their present.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArteExperiênciaVelhiceMemóriaEnvelhecimentoArtOld ageExperienceMemoryAgingA reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1498315174191101http://lattes.cnpq.br/9606353077803212Santos, Lauer Alves Nunes dosBertinetti, Giulianna Picoloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTGiulianna_Picolo_Bertinetti_Dissertação.pdf.txtGiulianna_Picolo_Bertinetti_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain344590http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/6/Giulianna_Picolo_Bertinetti_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt1fe4057de41bfa12b3b30b79625a2227MD56open accessTHUMBNAILGiulianna_Picolo_Bertinetti_Dissertação.pdf.jpgGiulianna_Picolo_Bertinetti_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg910http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/7/Giulianna_Picolo_Bertinetti_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpge557c5bf052ccbb19fc07146e63eff17MD57open accessORIGINALGiulianna_Picolo_Bertinetti_Dissertação.pdfGiulianna_Picolo_Bertinetti_Dissertação.pdfapplication/pdf3690311http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/1/Giulianna_Picolo_Bertinetti_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf3f80ae87ea0f5a73e5ed3859154bb3e3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/90872023-07-13 06:21:47.982open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:21:47Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte
title A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte
spellingShingle A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte
Bertinetti, Giulianna Picolo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Arte
Experiência
Velhice
Memória
Envelhecimento
Art
Old age
Experience
Memory
Aging
title_short A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte
title_full A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte
title_fullStr A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte
title_full_unstemmed A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte
title_sort A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte
author Bertinetti, Giulianna Picolo
author_facet Bertinetti, Giulianna Picolo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1498315174191101
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9606353077803212
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Lauer Alves Nunes dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertinetti, Giulianna Picolo
contributor_str_mv Santos, Lauer Alves Nunes dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Arte
Experiência
Velhice
Memória
Envelhecimento
Art
Old age
Experience
Memory
Aging
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Experiência
Velhice
Memória
Envelhecimento
Art
Old age
Experience
Memory
Aging
description Assolada pelo desalento racionalista que degrada cada vez mais a memória e seu lugar subjetivo, a produção do envelhecimento encontra, no futuro que a todos pertence, a crise de sentidos da construção do sensível. Ao passo que travamos uma guerra contra a passagem do tempo, condicionamos o sujeito ‘velho’ ao vazio da inatividade, suspendendo a experiência da vivência em prol de um estado anestésico a quem não mais é produtivo a sociedade. A arte, enquanto território de movimentação do consciente e inconsciente, surge como ferramenta na construção do exercício prático do eu simbólico e poético, possibilitando a ressignificação da vida a medida em que constrói um novo lugar para habitar, concebido através da potencialização do sensível entre o imaginado e o real. Este trabalho busca na experiência da arte, o caminho ao encontro a condição humana que à velhice é urgente. Para isso, divide-se em quatro partes, partindo dos preceitos teóricos qualitativos que direcionam a construção de diretrizes para a experimentação da arte em museus. Na primeira, revisitando o estudo sobre a velhice, apoia-se na revisão bibliográfica de autoras como Ecléa Bosi (1987) e Simone de Beauvoir (1990), construindo as relações que a sociedade desenvolve com a velhice. Na segunda, recebemos as possibilidades de ser que emergem da prática criativa do imaginário, pautados pela escrita de Fayga Ostrower (2014), partindo das potentes capacidades do ser sensível, cultural, consciente e memória de reencontrar o caminho da reinvenção da experiência vivida. Passamos, então, a analisar os programas existentes que envolvem tais características no atendimento a tal recorte de público, analisando aqueles que se destacam como objetos de estudo para, por fim, construir diretrizes de ação e construção de projetos que, buscando a retomada e reintegração do velho à vida social ativa, possibilitam, a velhice, a reconstrução de um território digno para vivência de sua memória e de seu presente.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-13T19:55:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-13T19:55:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BERTINETTI, Giulianna Picolo. A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte. 2022. 185 f. Dissertação (Mestrado em artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9087
identifier_str_mv BERTINETTI, Giulianna Picolo. A reinvenção do envelhecimento na prática experimental da arte. 2022. 185 f. Dissertação (Mestrado em artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/6/Giulianna_Picolo_Bertinetti_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/7/Giulianna_Picolo_Bertinetti_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/1/Giulianna_Picolo_Bertinetti_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9087/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fe4057de41bfa12b3b30b79625a2227
e557c5bf052ccbb19fc07146e63eff17
3f80ae87ea0f5a73e5ed3859154bb3e3
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846982779600896