Padrões espaço-temporais de atropelamentos da serpente Helicops infrataeniatus (Squamata, Dipsadidae) em rodovias do sul do Brasil
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8039 |
Resumo: | A estimativa de mortalidade anual de fauna por atropelamento em uma dúzia de países é maior que 400 milhões de indivíduos. Entender os padrões espaciais e temporais de atropelamento de fauna é de vital importância para a sua mitigação. Existem avanços notáveis na produção e adaptação de ferramentas para responder onde, quando e quantos indivíduos são mortos por atropelamentos. Pela complexidade de se obter suficiência amostral, estes padrões são pouco estudados a nível de espécie e a literatura que explora as mudanças interanuais e variações entre populações é praticamente inexistente. Ante estas incertezas, é comum assumir que os padrões de atropelamentos são semelhantes entre anos, estradas e inclusive entre espécies similares, pudendo restar eficácia à medida mitigadora. Nosso trabalho tem por objetivo estudar as variações espaço-temporais dos atropelamentos de fauna utilizando como espécie-modelo a serpente Helicops infrataeniatus. Desta forma, estudamos as mudanças anuais de hotspots, hot moments, e no número de indivíduos atropelados ao longo dos anos e as variações entre três rodovias da planície costeira da região sul do Brasil. Exploramos também a influência da escala de avaliação e do esforço amostral na identificação de hotspots ao longo dos anos, assim como medimos a sincronia de atropelamentos entre rodovias. O número de indivíduos atropelados foi estimado incluindo no cálculo a eficiência da detecção de carcaças e sua persistência na rodovia. Nós encontramos que os hotspots, hot moments e a estimativa de mortalidade correspondem aos padrões esperados pela dispersão, atividade e abundância da espécie. Porém, os padrões de atropelamentos podem apresentar mudanças ao longo dos anos e diferenças entre as rodovias. A localização de hotspots ao longo dos anos varia menos em escalas espaciais e temporais maiores, e não necessariamente pelo tamanho amostral. Nossa maior estimativa de mortalidade é na BR-392 (53km) com 61 atropelamentos/km/ano, porém a estimativa pode ser cinco vezes maior se considerado que o impacto se concentra num trecho de 10 km na Várzea do Canal São Gonçalo. Esta mesma estrada apresentou um padrão bienal no número de indivíduos atropelados. É possível que as variações nos padrões de atropelamentos detectadas estejam relacionadas a mudanças ambientais ou comportamentais em escala local e de períodos curtos. Neste sentido, é importante direcionar esforços para identificar a causa-efeito nas mudanças dos padrões de mortalidade. Entretanto, a complexidade do estudo em ecologia de estradas apresenta desafios consideráveis. Assim, nós recomendamos que na identificação de padrões de atropelamentos e sua mitigação, os tomadores de decisões implementem esforços de monitoramento e escalas de avaliação que incluam as potenciais variações espaço-temporais da biologia do táxon estudado. |
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2021-10-26T15:21:49Z2021-10-262021-10-26T15:21:49Z2020-09-10DAVÍLA OROZCO, Guillermo. Padrões espaço-temporais de atropelamentos da serpente Helicops infrataeniatus (Squamata, Dipsadidae) em rodovias do sul do Brasil. 2020. 53 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Instituto de Biologia, Programa de Pós-graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8039A estimativa de mortalidade anual de fauna por atropelamento em uma dúzia de países é maior que 400 milhões de indivíduos. Entender os padrões espaciais e temporais de atropelamento de fauna é de vital importância para a sua mitigação. Existem avanços notáveis na produção e adaptação de ferramentas para responder onde, quando e quantos indivíduos são mortos por atropelamentos. Pela complexidade de se obter suficiência amostral, estes padrões são pouco estudados a nível de espécie e a literatura que explora as mudanças interanuais e variações entre populações é praticamente inexistente. Ante estas incertezas, é comum assumir que os padrões de atropelamentos são semelhantes entre anos, estradas e inclusive entre espécies similares, pudendo restar eficácia à medida mitigadora. Nosso trabalho tem por objetivo estudar as variações espaço-temporais dos atropelamentos de fauna utilizando como espécie-modelo a serpente Helicops infrataeniatus. Desta forma, estudamos as mudanças anuais de hotspots, hot moments, e no número de indivíduos atropelados ao longo dos anos e as variações entre três rodovias da planície costeira da região sul do Brasil. Exploramos também a influência da escala de avaliação e do esforço amostral na identificação de hotspots ao longo dos anos, assim como medimos a sincronia de atropelamentos entre rodovias. O número de indivíduos atropelados foi estimado incluindo no cálculo a eficiência da detecção de carcaças e sua persistência na rodovia. Nós encontramos que os hotspots, hot moments e a estimativa de mortalidade correspondem aos padrões esperados pela dispersão, atividade e abundância da espécie. Porém, os padrões de atropelamentos podem apresentar mudanças ao longo dos anos e diferenças entre as rodovias. A localização de hotspots ao longo dos anos varia menos em escalas espaciais e temporais maiores, e não necessariamente pelo tamanho amostral. Nossa maior estimativa de mortalidade é na BR-392 (53km) com 61 atropelamentos/km/ano, porém a estimativa pode ser cinco vezes maior se considerado que o impacto se concentra num trecho de 10 km na Várzea do Canal São Gonçalo. Esta mesma estrada apresentou um padrão bienal no número de indivíduos atropelados. É possível que as variações nos padrões de atropelamentos detectadas estejam relacionadas a mudanças ambientais ou comportamentais em escala local e de períodos curtos. Neste sentido, é importante direcionar esforços para identificar a causa-efeito nas mudanças dos padrões de mortalidade. Entretanto, a complexidade do estudo em ecologia de estradas apresenta desafios consideráveis. Assim, nós recomendamos que na identificação de padrões de atropelamentos e sua mitigação, os tomadores de decisões implementem esforços de monitoramento e escalas de avaliação que incluam as potenciais variações espaço-temporais da biologia do táxon estudado.The estimate of fauna mortality from road-kill in just a dozen countries is higher than 400 million individuals per year. Understanding the spatial and temporal patterns of road-kill is important for their mitigation. There are notable advances in the production and adaptation of tools to answer where, when, and how many individuals are killed by cars. Due to the complexity of obtaining sample sufficiency, these patterns are poorly studied at the species level and the literature that explores interannual changes and variations between populations is non-existent. In view of these uncertainties, it is common to assume that the road-kill patterns are similar between years, roads and even between species, reducing the effectiveness of the mitigating measure. We studied spatio-temporal variations in road-kill using the snake Helicops infrataeniatus as a model organism. We studied the annual changes in hotspots, hot moments, and the number of road-kill over the years and between three roads on the coastal plain of southern Brazil. We also explored the influence of the spatial scale and the sampling effort in detecting hotspots over the years, as well as measuring the synchrony of roadkill between roads. The number of road-kill was estimated including searcher efficiency and carcass persistence. We found that hotspots, hot moments, and mortality estimates correspond to the expected patterns of dispersion, activity, and abundance of the species. However, road-kill patterns can change over the years and differ between roads. The location of hotspots over the years varies less with larger scales and with yearly increases in sampling effort, and not necessarily with sample size. Our highest mortality estimate was on BR-392 (53 km), with 61 road-kill/km/year. However, this number can be five times higher if we consider that the impact is concentrated in a 10 km stretch of the Canal São Gonçalo floodplain. We found a biennial pattern in the number of road-kill on one road. It is possible that the variations in road-kill patterns are related to environmental or behavioral changes on a local scale and for short periods. In this sense, it is important to direct efforts to identify the cause-effect of changes in mortality patterns. However, the inherent complexity presents considerable challenges. Thus, we recommend that decision makers implement monitoring efforts and evaluation scales that include the potential spatio-temporal variations of the studied taxon in the identification and mitigation of road-kill patterns.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Biologia AnimalUFPelBrasilInstituto de BiologiaCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADAEstimativa de mortalidadeSincronia de atropelamentosRépteisSerpentesSerpentes aquáticasDetecção de carcaçasPersistência de carcaçasVariações temporaisMudanças anuaisPadrão bienalMortality estimateRoad-kill synchronicityReptilesSnakesWater snakesDetection of carcassesCarcass persistenceTemporal variationsAnnual changesBiennial patternPadrões espaço-temporais de atropelamentos da serpente Helicops infrataeniatus (Squamata, Dipsadidae) em rodovias do sul do BrasilSpatio-temporal patterns road-kills of the snake Helicops infrataeniatus (Squamata, Dipsadidae) on roads in southern Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5323190081444572http://lattes.cnpq.br/2418010151929319Kindel, Andreashttp://lattes.cnpq.br/8762190723929036Dias, Rafael AntunesDávila Orozco, GuillermoDAVÍLA OROZCO, Guillermo. Padrões espaço-temporais de atropelamentos da serpente Helicops infrataeniatus (Squamata, Dipsadidae) em rodovias do sul do Brasil. 2020. 53 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Instituto de Biologia, Programa de Pós-graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTdissertacao_guillermo_davila_orozco.pdf.txtdissertacao_guillermo_davila_orozco.pdf.txtExtracted texttext/plain89215http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8039/6/dissertacao_guillermo_davila_orozco.pdf.txtb8a4637f8f581e8cd8649c401375d02eMD56open accessTHUMBNAILdissertacao_guillermo_davila_orozco.pdf.jpgdissertacao_guillermo_davila_orozco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1284http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8039/7/dissertacao_guillermo_davila_orozco.pdf.jpg122a3e84b2b295ad40c0dcad8a829758MD57open accessORIGINALdissertacao_guillermo_davila_orozco.pdfdissertacao_guillermo_davila_orozco.pdfapplication/pdf1417058http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8039/1/dissertacao_guillermo_davila_orozco.pdf3bfcc9f380a441e516641b066c02f8a9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8039/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8039/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8039/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8039/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/80392023-07-13 04:48:04.923open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:48:04Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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Padrões espaço-temporais de atropelamentos da serpente Helicops infrataeniatus (Squamata, Dipsadidae) em rodovias do sul do Brasil Dávila Orozco, Guillermo CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA Estimativa de mortalidade Sincronia de atropelamentos Répteis Serpentes Serpentes aquáticas Detecção de carcaças Persistência de carcaças Variações temporais Mudanças anuais Padrão bienal Mortality estimate Road-kill synchronicity Reptiles Snakes Water snakes Detection of carcasses Carcass persistence Temporal variations Annual changes Biennial pattern |
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A estimativa de mortalidade anual de fauna por atropelamento em uma dúzia de países é maior que 400 milhões de indivíduos. Entender os padrões espaciais e temporais de atropelamento de fauna é de vital importância para a sua mitigação. Existem avanços notáveis na produção e adaptação de ferramentas para responder onde, quando e quantos indivíduos são mortos por atropelamentos. Pela complexidade de se obter suficiência amostral, estes padrões são pouco estudados a nível de espécie e a literatura que explora as mudanças interanuais e variações entre populações é praticamente inexistente. Ante estas incertezas, é comum assumir que os padrões de atropelamentos são semelhantes entre anos, estradas e inclusive entre espécies similares, pudendo restar eficácia à medida mitigadora. Nosso trabalho tem por objetivo estudar as variações espaço-temporais dos atropelamentos de fauna utilizando como espécie-modelo a serpente Helicops infrataeniatus. Desta forma, estudamos as mudanças anuais de hotspots, hot moments, e no número de indivíduos atropelados ao longo dos anos e as variações entre três rodovias da planície costeira da região sul do Brasil. Exploramos também a influência da escala de avaliação e do esforço amostral na identificação de hotspots ao longo dos anos, assim como medimos a sincronia de atropelamentos entre rodovias. O número de indivíduos atropelados foi estimado incluindo no cálculo a eficiência da detecção de carcaças e sua persistência na rodovia. Nós encontramos que os hotspots, hot moments e a estimativa de mortalidade correspondem aos padrões esperados pela dispersão, atividade e abundância da espécie. Porém, os padrões de atropelamentos podem apresentar mudanças ao longo dos anos e diferenças entre as rodovias. A localização de hotspots ao longo dos anos varia menos em escalas espaciais e temporais maiores, e não necessariamente pelo tamanho amostral. Nossa maior estimativa de mortalidade é na BR-392 (53km) com 61 atropelamentos/km/ano, porém a estimativa pode ser cinco vezes maior se considerado que o impacto se concentra num trecho de 10 km na Várzea do Canal São Gonçalo. Esta mesma estrada apresentou um padrão bienal no número de indivíduos atropelados. É possível que as variações nos padrões de atropelamentos detectadas estejam relacionadas a mudanças ambientais ou comportamentais em escala local e de períodos curtos. Neste sentido, é importante direcionar esforços para identificar a causa-efeito nas mudanças dos padrões de mortalidade. Entretanto, a complexidade do estudo em ecologia de estradas apresenta desafios consideráveis. Assim, nós recomendamos que na identificação de padrões de atropelamentos e sua mitigação, os tomadores de decisões implementem esforços de monitoramento e escalas de avaliação que incluam as potenciais variações espaço-temporais da biologia do táxon estudado. |
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