Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grützmann, Thaís Philipsen
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lebedeff, Tatiana Bolivar, Böhm, Fabiane Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13272
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345
Resumo: O presente texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral era compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. Aqui, o objetivo limita-se a descrever e analisar os resultados de três encontros realizados na pesquisa de mestrado, dentre um total de oito. O referencial teórico principal utilizado foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa-ação. A coleta de dados aconteceu em uma escola de surdos, que tem uma proposta bilíngue de ensino, no interior de um estado da região Sul do país. Participaram do estudo alunos surdos do 5º/6ºano, entre 2017 e 2018. Foram usados pratinhos e tampinhas e tabuada de botões como materiais didáticos manipuláveis nos encontros analisados. Os encontros foram filmados e a análise de vídeos foi utilizada, além do diário de campo da pesquisadora. Os principais resultados destacam que os alunos perceberam que cada elemento tem seu significado na multiplicação, que multiplicação e divisão são interdependentes e estão num mesmo campo de ação, que a multiplicação é comutativa e que o ensino da Matemática em Libras facilitou o processo.
id UFPL_c91ce0e99968633895e95fa706dc92f7
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13272
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-06-18T12:04:13Z2024-06-18T12:04:13Z2023GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. ; BOHM, F. C. . Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 309-327, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/18345. Acesso em: 15 jun. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13272https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345O presente texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral era compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. Aqui, o objetivo limita-se a descrever e analisar os resultados de três encontros realizados na pesquisa de mestrado, dentre um total de oito. O referencial teórico principal utilizado foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa-ação. A coleta de dados aconteceu em uma escola de surdos, que tem uma proposta bilíngue de ensino, no interior de um estado da região Sul do país. Participaram do estudo alunos surdos do 5º/6ºano, entre 2017 e 2018. Foram usados pratinhos e tampinhas e tabuada de botões como materiais didáticos manipuláveis nos encontros analisados. Os encontros foram filmados e a análise de vídeos foi utilizada, além do diário de campo da pesquisadora. Os principais resultados destacam que os alunos perceberam que cada elemento tem seu significado na multiplicação, que multiplicação e divisão são interdependentes e estão num mesmo campo de ação, que a multiplicação é comutativa e que o ensino da Matemática em Libras facilitou o processo.porUniversidade Federal de SergipeCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatemáticaMultiplicaçãoSurdosTeoria dos Campos ConceituaisExperiência visualMathematicsMultiplicationDeafConceptual Fields TheoryVisual experienceEnsino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulávelMathematics teaching for deaf students: an experience on multiplication with manipulative teaching materialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGrützmann, Thaís PhilipsenLebedeff, Tatiana BolivarBöhm, Fabiane Carvalhoreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdfENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdfapplication/pdf529101http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/1/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf7e2628c4c940a206beb1445569481090MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdf.txtENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdf.txtExtracted texttext/plain47482http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/3/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf.txt2472372f831b9ac3463e40a052f5acb7MD53open accessTHUMBNAILENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdf.jpgENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1752http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/4/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf.jpg29647337a56b91c4de723255083d6e5fMD54open accessprefix/132722024-06-19 03:01:59.616open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13272VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-06-19T06:01:59Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Mathematics teaching for deaf students: an experience on multiplication with manipulative teaching material
title Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável
spellingShingle Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável
Grützmann, Thaís Philipsen
Matemática
Multiplicação
Surdos
Teoria dos Campos Conceituais
Experiência visual
Mathematics
Multiplication
Deaf
Conceptual Fields Theory
Visual experience
title_short Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável
title_full Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável
title_fullStr Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável
title_full_unstemmed Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável
title_sort Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável
author Grützmann, Thaís Philipsen
author_facet Grützmann, Thaís Philipsen
Lebedeff, Tatiana Bolivar
Böhm, Fabiane Carvalho
author_role author
author2 Lebedeff, Tatiana Bolivar
Böhm, Fabiane Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grützmann, Thaís Philipsen
Lebedeff, Tatiana Bolivar
Böhm, Fabiane Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Multiplicação
Surdos
Teoria dos Campos Conceituais
Experiência visual
Mathematics
Multiplication
Deaf
Conceptual Fields Theory
Visual experience
topic Matemática
Multiplicação
Surdos
Teoria dos Campos Conceituais
Experiência visual
Mathematics
Multiplication
Deaf
Conceptual Fields Theory
Visual experience
description O presente texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral era compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. Aqui, o objetivo limita-se a descrever e analisar os resultados de três encontros realizados na pesquisa de mestrado, dentre um total de oito. O referencial teórico principal utilizado foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa-ação. A coleta de dados aconteceu em uma escola de surdos, que tem uma proposta bilíngue de ensino, no interior de um estado da região Sul do país. Participaram do estudo alunos surdos do 5º/6ºano, entre 2017 e 2018. Foram usados pratinhos e tampinhas e tabuada de botões como materiais didáticos manipuláveis nos encontros analisados. Os encontros foram filmados e a análise de vídeos foi utilizada, além do diário de campo da pesquisadora. Os principais resultados destacam que os alunos perceberam que cada elemento tem seu significado na multiplicação, que multiplicação e divisão são interdependentes e estão num mesmo campo de ação, que a multiplicação é comutativa e que o ensino da Matemática em Libras facilitou o processo.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-18T12:04:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-18T12:04:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. ; BOHM, F. C. . Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 309-327, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/18345. Acesso em: 15 jun. 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13272
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345
identifier_str_mv GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. ; BOHM, F. C. . Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 309-327, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/18345. Acesso em: 15 jun. 2024.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13272
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/1/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/3/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/4/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e2628c4c940a206beb1445569481090
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
2472372f831b9ac3463e40a052f5acb7
29647337a56b91c4de723255083d6e5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710059263229952