Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13272 https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345 |
Resumo: | O presente texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral era compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. Aqui, o objetivo limita-se a descrever e analisar os resultados de três encontros realizados na pesquisa de mestrado, dentre um total de oito. O referencial teórico principal utilizado foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa-ação. A coleta de dados aconteceu em uma escola de surdos, que tem uma proposta bilíngue de ensino, no interior de um estado da região Sul do país. Participaram do estudo alunos surdos do 5º/6ºano, entre 2017 e 2018. Foram usados pratinhos e tampinhas e tabuada de botões como materiais didáticos manipuláveis nos encontros analisados. Os encontros foram filmados e a análise de vídeos foi utilizada, além do diário de campo da pesquisadora. Os principais resultados destacam que os alunos perceberam que cada elemento tem seu significado na multiplicação, que multiplicação e divisão são interdependentes e estão num mesmo campo de ação, que a multiplicação é comutativa e que o ensino da Matemática em Libras facilitou o processo. |
id |
UFPL_c91ce0e99968633895e95fa706dc92f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13272 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-06-18T12:04:13Z2024-06-18T12:04:13Z2023GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. ; BOHM, F. C. . Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 309-327, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/18345. Acesso em: 15 jun. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13272https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345O presente texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral era compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. Aqui, o objetivo limita-se a descrever e analisar os resultados de três encontros realizados na pesquisa de mestrado, dentre um total de oito. O referencial teórico principal utilizado foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa-ação. A coleta de dados aconteceu em uma escola de surdos, que tem uma proposta bilíngue de ensino, no interior de um estado da região Sul do país. Participaram do estudo alunos surdos do 5º/6ºano, entre 2017 e 2018. Foram usados pratinhos e tampinhas e tabuada de botões como materiais didáticos manipuláveis nos encontros analisados. Os encontros foram filmados e a análise de vídeos foi utilizada, além do diário de campo da pesquisadora. Os principais resultados destacam que os alunos perceberam que cada elemento tem seu significado na multiplicação, que multiplicação e divisão são interdependentes e estão num mesmo campo de ação, que a multiplicação é comutativa e que o ensino da Matemática em Libras facilitou o processo.porUniversidade Federal de SergipeCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatemáticaMultiplicaçãoSurdosTeoria dos Campos ConceituaisExperiência visualMathematicsMultiplicationDeafConceptual Fields TheoryVisual experienceEnsino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulávelMathematics teaching for deaf students: an experience on multiplication with manipulative teaching materialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGrützmann, Thaís PhilipsenLebedeff, Tatiana BolivarBöhm, Fabiane Carvalhoreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdfENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdfapplication/pdf529101http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/1/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf7e2628c4c940a206beb1445569481090MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdf.txtENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdf.txtExtracted texttext/plain47482http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/3/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf.txt2472372f831b9ac3463e40a052f5acb7MD53open accessTHUMBNAILENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdf.jpgENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1752http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/4/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf.jpg29647337a56b91c4de723255083d6e5fMD54open accessprefix/132722024-06-19 03:01:59.616open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13272VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-06-19T06:01:59Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Mathematics teaching for deaf students: an experience on multiplication with manipulative teaching material |
title |
Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável |
spellingShingle |
Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável Grützmann, Thaís Philipsen Matemática Multiplicação Surdos Teoria dos Campos Conceituais Experiência visual Mathematics Multiplication Deaf Conceptual Fields Theory Visual experience |
title_short |
Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável |
title_full |
Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável |
title_fullStr |
Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável |
title_full_unstemmed |
Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável |
title_sort |
Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável |
author |
Grützmann, Thaís Philipsen |
author_facet |
Grützmann, Thaís Philipsen Lebedeff, Tatiana Bolivar Böhm, Fabiane Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Lebedeff, Tatiana Bolivar Böhm, Fabiane Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grützmann, Thaís Philipsen Lebedeff, Tatiana Bolivar Böhm, Fabiane Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Multiplicação Surdos Teoria dos Campos Conceituais Experiência visual Mathematics Multiplication Deaf Conceptual Fields Theory Visual experience |
topic |
Matemática Multiplicação Surdos Teoria dos Campos Conceituais Experiência visual Mathematics Multiplication Deaf Conceptual Fields Theory Visual experience |
description |
O presente texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral era compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos. Aqui, o objetivo limita-se a descrever e analisar os resultados de três encontros realizados na pesquisa de mestrado, dentre um total de oito. O referencial teórico principal utilizado foi a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa-ação. A coleta de dados aconteceu em uma escola de surdos, que tem uma proposta bilíngue de ensino, no interior de um estado da região Sul do país. Participaram do estudo alunos surdos do 5º/6ºano, entre 2017 e 2018. Foram usados pratinhos e tampinhas e tabuada de botões como materiais didáticos manipuláveis nos encontros analisados. Os encontros foram filmados e a análise de vídeos foi utilizada, além do diário de campo da pesquisadora. Os principais resultados destacam que os alunos perceberam que cada elemento tem seu significado na multiplicação, que multiplicação e divisão são interdependentes e estão num mesmo campo de ação, que a multiplicação é comutativa e que o ensino da Matemática em Libras facilitou o processo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-18T12:04:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-18T12:04:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. ; BOHM, F. C. . Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 309-327, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/18345. Acesso em: 15 jun. 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13272 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345 |
identifier_str_mv |
GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. ; BOHM, F. C. . Ensino de matemática para alunos surdos: uma experiência sobre multiplicação com material manipulável. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 309-327, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/18345. Acesso em: 15 jun. 2024. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13272 https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/1/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/3/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13272/4/ENSINO%20DE%20MATEM%c3%81TICA%20PARA%20ALUNOS%20SURDOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e2628c4c940a206beb1445569481090 fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 2472372f831b9ac3463e40a052f5acb7 29647337a56b91c4de723255083d6e5f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710059263229952 |