O antirrealismo nominalista de Guilherme de Ockham a partir do "Comentário à Isagoge de Porfírio".
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5711 |
Resumo: | O problema dos universais (gêneros e espécies) é tão antigo quanto a própria Filosofi a e, embora tenha assumido diferentes nuances ao longo da história, em todos os tempos sempre esteve associado à especulação ontológica concernente ao ser enquanto ser. Com efeito, o fi sicalismo pré-socrático, o dualismo platônico e a ousiologia aristotélica nada mais foram do que distintos desdobramentos da ciência do ser e, por conseguinte, da mesma questão dos universais. Todavia, a problemática como tal foi formulada na Isagoge de Porfírio, no século III d. C., e à luz da tríplice indagação proposta por esse autor, os fi lósofos medievais retomaram os textos de Platão e de Aristóteles na tentativa de encontrar uma solução satisfatória. Guilherme de Ockham, no início do século XIV, proporá uma resposta sui generis: fundamentando-se na Metafísica do Estagirita, sustentará que os universais não possuem existência ontologicamente real (antirrealismo), mas, ao contrário, são conceitos mentais ou, ainda, nomes que se referem a uma coletividade de seres individuais (nominalismo). Desse modo, o pensamento ockhamista realiza uma desconstrução do estatuto ontológico dos universais reduzindo-os ao plano epistomológico-lógico-linguístico. Para melhor elucidar as concepções do Princeps Nominalium, se apresentará, inicialmente, a evolução do problema e, em seguida, se analisará um excerto extraído da sua Exposição ao Livro dos Predicáveis de Porfírio, isto é, o Comentário à Isagoge. |
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