Capacidade de Uso das Terras: analogias e contradições entre o conhecimento acadêmico e o não acadêmico em áreas de agricultura familiar de base ecológica
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2968 |
Resumo: | A agricultura familiar representa a grande maioria dos agricultores do Brasil e sua importância é impulsionada pela geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local. No Estado do Rio Grande do Sul (RS), a agricultura familiar representa uma parcela significativa da população rural, sobretudo na região Sul, e tem passado por mudanças diante da necessidade de conservação de suas terras. O uso adequado das terras e a agricultura de base ecológica, aliado ao saber dos agricultores, são alternativas em busca de agroecossitemas mais sustentáveis. O objetivo deste trabalho foi analisar comparativamente o sistema de classificação da Capacidade de Uso das Terras (CUT), proposto por Klingebiel & Montgomery (1961), com os critérios usados pelo agricultor para definir o uso da terra de sua propriedade. A pesquisa foi conduzida em seis propriedades agrícolas familiares de base ecológica, na região Sul do RS, onde se realizou a identificação da percepção dos agricultores, o levantamento utilitário do meio físico e posteriormente o enquadramento segundo o sistema CUT. Desta forma, foi possível definir quais atributos e de que forma estes influenciam a tomada de decisão por parte dos agricultores. Finalmente, pôde-se concluir que a utilização do sistema CUT não é adequada à realidade do uso da terra dado pelos agricultores que fizeram parte deste estudo na região Sul do RS. |
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O objetivo deste trabalho foi analisar comparativamente o sistema de classificação da Capacidade de Uso das Terras (CUT), proposto por Klingebiel & Montgomery (1961), com os critérios usados pelo agricultor para definir o uso da terra de sua propriedade. A pesquisa foi conduzida em seis propriedades agrícolas familiares de base ecológica, na região Sul do RS, onde se realizou a identificação da percepção dos agricultores, o levantamento utilitário do meio físico e posteriormente o enquadramento segundo o sistema CUT. Desta forma, foi possível definir quais atributos e de que forma estes influenciam a tomada de decisão por parte dos agricultores. Finalmente, pôde-se concluir que a utilização do sistema CUT não é adequada à realidade do uso da terra dado pelos agricultores que fizeram parte deste estudo na região Sul do RS.The family farm represents the vast majority of farmers in Brazil and its importance is driven by the generation of employment and income, food security and local development. In the state of Rio Grande do Sul (RS), the family farm represents a significant portion of the rural population. Especially in Southern region, it has undergone changes due to the need of its lands conservation. Appropriate land use allied to the farmers knowledge are the alternatives to seek agroecosytems more sustainable. This paper analyzes comparatively the land-use capability system, proposed by Klingebiel & Montgomery (1961), with the criteria used by farmers to set the land use of their farm. It was conducted in six family and ecological farms located in the southern region of RS. Thus, it was possible to define which attributes and how they influence the farm decision making. Finally, we conclude that the use of the land -use capability system is not suited to the reality of studied farmers land use in southern RS.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola FamiliarUFPelBrasilFaculdade de Agronomia Eliseu MacielCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAUso das terrasAgricultura familiarEtnopedologiaCapacidade de Uso das Terras: analogias e contradições entre o conhecimento acadêmico e o não acadêmico em áreas de agricultura familiar de base ecológicaLand-use capability: analogies and contradictions between the academic and non-academic knowledge in the family ecological farming.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese Samira.pdf.txtTese Samira.pdf.txtExtracted texttext/plain113356http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2968/6/Tese%20Samira.pdf.txt50228084ae692a1bab58edded6b822b4MD56open accessTHUMBNAILTese Samira.pdf.jpgTese Samira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1300http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2968/7/Tese%20Samira.pdf.jpg4f45ba64b8f00e45cd9e733ec581c5c7MD57open accessORIGINALTese Samira.pdfTese Samira.pdfapplication/pdf813542http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2968/1/Tese%20Samira.pdf2868c452a25036cb51059bf359d31b4cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2968/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2968/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2968/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2968/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/29682023-07-13 04:01:28.882open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/2968VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:01:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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