Do Nhamandu Mirim ao Nhe'e Amba: um reestudo etnomusicológico de um repertório Mbya Guarani
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3240 |
Resumo: | Os Mbya Guarani são um subgrupo indígena de fala Guarani cujo contingente representa uma boa parcela da população indígena latino-americana, especialmente aquela situada nas regiões sul e sudeste brasileiras. No ano de 2002, o etnólogo Walmir Pereira, à época diretor do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, e a historiadora Paula Caleffi, no período vinculada ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), realizaram um registro sonoro pioneiro da música Mbya Guarani no Estado, em particular junto aos Mbya da tekoa (aldeia) Nhundy (Campo Aberto), localizada na cidade de Viamão, que resultou no álbum fonográfico Yvy Ju – Caminho da Terra sem Males. Hoje, passados 14 anos, este trabalho retorna ao mesmo local e à mesma temática a fim de examinar quais aspectos mudaram e quais permaneceram na tradição musical do grupo. Os apontamentos que compõem a discussão deste reestudo etnomusicológico e etnográfico têm como propósito compreender como os Mbya Guarani dão sentido às suas expressões musicais e como percebem os aspectos sincrônicos e diacrônicos de suas performances |
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2017-03-17T21:51:22Z2017-03-132017-03-17T21:51:22Z2016-08-25SOARES, Milena Dugcsek. Do Nhamandu Mirim ao Nhe'e Amba: um reestudo etnomusicológico de um repertório Mbya Guarani. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3240Os Mbya Guarani são um subgrupo indígena de fala Guarani cujo contingente representa uma boa parcela da população indígena latino-americana, especialmente aquela situada nas regiões sul e sudeste brasileiras. No ano de 2002, o etnólogo Walmir Pereira, à época diretor do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, e a historiadora Paula Caleffi, no período vinculada ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), realizaram um registro sonoro pioneiro da música Mbya Guarani no Estado, em particular junto aos Mbya da tekoa (aldeia) Nhundy (Campo Aberto), localizada na cidade de Viamão, que resultou no álbum fonográfico Yvy Ju – Caminho da Terra sem Males. Hoje, passados 14 anos, este trabalho retorna ao mesmo local e à mesma temática a fim de examinar quais aspectos mudaram e quais permaneceram na tradição musical do grupo. Os apontamentos que compõem a discussão deste reestudo etnomusicológico e etnográfico têm como propósito compreender como os Mbya Guarani dão sentido às suas expressões musicais e como percebem os aspectos sincrônicos e diacrônicos de suas performancesThe Mbya Guarani are a Guarani-speaking indigenous subgroup that corresponds to a significant amount of the Latin American indigenous population, particularly that situated in the South and Southeast regions of Brazil. In the year of 2002, ethnologist Walmir Pereira (director of the Rio Grande do Sul Anthropological Museum then) and historian Paula Caleffi, a member of the post-graduate program in History at the Sinos River Valley University (UNISINOS) at the time, were the first to record the Mbya Guarani music in the state, especially that produced by the Mbya in the tekoa Nhundy (Campo Aberto Village), located in the city of Viamão, resulting in the phonographic piece Yvy Ju – The Path of the Land Without Evil. Fourteen years afterwards, this work returns to the same place and theme in order to examine which aspects have changed and which have remained the same in the group’s musical tradition. The notes in this ethnomusicological and ethnographic restudy aim at understanding how the Mbya Guarani make sense of their musical expressions and how they perceive the diachronic and synchronic aspects in their performancesSem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAMbya GuaraniMúsicaEtnomusicologiaAntropologiaMusicEthnomusicologyAnthropologyDo Nhamandu Mirim ao Nhe'e Amba: um reestudo etnomusicológico de um repertório Mbya Guaraniinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4243054373998168http://lattes.cnpq.br/5954640814584968Tempass, Mártin Césarhttp://lattes.cnpq.br/9787826180036753Maia, Mário de SouzaSoares, Milena Dugcsekinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMilena_Dugacsek_Soares_Dissertação.pdf.txtMilena_Dugacsek_Soares_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain268462http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3240/6/Milena_Dugacsek_Soares_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt1ea980ffefc8c3eb2df79b4465d0dc25MD56open accessTHUMBNAILMilena_Dugacsek_Soares_Dissertação.pdf.jpgMilena_Dugacsek_Soares_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1676http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3240/7/Milena_Dugacsek_Soares_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgcf79056524308a247aebe4e38bf50eebMD57open accessORIGINALMilena_Dugacsek_Soares_Dissertação.pdfMilena_Dugacsek_Soares_Dissertação.pdfapplication/pdf19566374http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3240/1/Milena_Dugacsek_Soares_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfc1b97ee419916f26d0f1b9d1dcb9171bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3240/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3240/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3240/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3240/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/32402023-07-13 03:53:33.99open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3240VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:53:33Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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Os Mbya Guarani são um subgrupo indígena de fala Guarani cujo contingente representa uma boa parcela da população indígena latino-americana, especialmente aquela situada nas regiões sul e sudeste brasileiras. No ano de 2002, o etnólogo Walmir Pereira, à época diretor do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, e a historiadora Paula Caleffi, no período vinculada ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), realizaram um registro sonoro pioneiro da música Mbya Guarani no Estado, em particular junto aos Mbya da tekoa (aldeia) Nhundy (Campo Aberto), localizada na cidade de Viamão, que resultou no álbum fonográfico Yvy Ju – Caminho da Terra sem Males. Hoje, passados 14 anos, este trabalho retorna ao mesmo local e à mesma temática a fim de examinar quais aspectos mudaram e quais permaneceram na tradição musical do grupo. Os apontamentos que compõem a discussão deste reestudo etnomusicológico e etnográfico têm como propósito compreender como os Mbya Guarani dão sentido às suas expressões musicais e como percebem os aspectos sincrônicos e diacrônicos de suas performances |
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