Do céu A Estrela do Norte, do inferno Os Carrascos Também Morrem: A ideologia estadunidense no cinema hollywoodiano (1943)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maicon Alexandre Timm de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4364
Resumo: O cinema, desde sua constituição como arte nos anos finais do século XIX, adentrou na vida das pessoas, servindo inicialmente como meio de entretenimento, porém ao passar dos anos, as narrativas cinematográficas foram observadas pelos líderes de Estado como uma nova forma de difundir suas questões ideológicas, inúmeros seriam os exemplos, para essa questão. O cinema também assumiria um destaque crescente, principalmente após a década de 1970, como fonte para o estudo histórico. Se inicialmente relegado, com o passar do tempo demonstrou sua importância, constituindo assim como uma das novas formas para o crescimento da disciplina. A segunda Guerra Mundial fora um desses momentos em que os cinemas nacionais estavam incumbidos de valorizar ao máximo suas nações. O nazismo constitui um exemplo, de como os filmes se tornaram ótimas fontes de disseminação de ideologias. Entretanto essa particularidade não ficou restrita apenas aos alemães, os Estados Unidos também aproveitaram a estrutura de Hollywood a fim de realizar sua transposição ideológica, para isso analisaremos ao longo deste estudo os filmes Hangmen Also Die!, 1943 de Fritz Lang e The North Star, 1943 de Lewis Milestone, e também como as narrativas foram utilizadas para realizar determinados objetivos. Entre eles dois podem ser ressaltados: 1. Construir uma imagem negativa frente aos inimigos nazistas, demonstrando toda a sua crueldade, aos demais povos, e2. O processo de valorização ideológica para com os Estados Unidos, as narrativas cinematográficas apresentam ao longo do filme determinadas referências aos estadunidenses e o papel que teriam como dignos líderes e defensores da paz mundial. Caberia a essa nação com apoio de outras, impor o golpe final e eliminar a ameaça nazista. Baseado nisso o presente estudo tem como objetivo analisar como o governo estadunidense se utilizou do cinema hollywoodiano durante o ano de 1943, para difundir suas proposições ideológicas.
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spelling 2019-04-24T18:30:27Z2019-04-232019-04-24T18:30:27Z2018-03-26OLIVEIRA, Maicon Alexandre Timm de. Do céu A Estrela do Norte, do inferno Os Carrascos Também Morrem: A ideologia estadunidense no cinema hollywoodiano (1943). 2018. 218 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4364O cinema, desde sua constituição como arte nos anos finais do século XIX, adentrou na vida das pessoas, servindo inicialmente como meio de entretenimento, porém ao passar dos anos, as narrativas cinematográficas foram observadas pelos líderes de Estado como uma nova forma de difundir suas questões ideológicas, inúmeros seriam os exemplos, para essa questão. O cinema também assumiria um destaque crescente, principalmente após a década de 1970, como fonte para o estudo histórico. Se inicialmente relegado, com o passar do tempo demonstrou sua importância, constituindo assim como uma das novas formas para o crescimento da disciplina. A segunda Guerra Mundial fora um desses momentos em que os cinemas nacionais estavam incumbidos de valorizar ao máximo suas nações. O nazismo constitui um exemplo, de como os filmes se tornaram ótimas fontes de disseminação de ideologias. Entretanto essa particularidade não ficou restrita apenas aos alemães, os Estados Unidos também aproveitaram a estrutura de Hollywood a fim de realizar sua transposição ideológica, para isso analisaremos ao longo deste estudo os filmes Hangmen Also Die!, 1943 de Fritz Lang e The North Star, 1943 de Lewis Milestone, e também como as narrativas foram utilizadas para realizar determinados objetivos. Entre eles dois podem ser ressaltados: 1. Construir uma imagem negativa frente aos inimigos nazistas, demonstrando toda a sua crueldade, aos demais povos, e2. O processo de valorização ideológica para com os Estados Unidos, as narrativas cinematográficas apresentam ao longo do filme determinadas referências aos estadunidenses e o papel que teriam como dignos líderes e defensores da paz mundial. Caberia a essa nação com apoio de outras, impor o golpe final e eliminar a ameaça nazista. Baseado nisso o presente estudo tem como objetivo analisar como o governo estadunidense se utilizou do cinema hollywoodiano durante o ano de 1943, para difundir suas proposições ideológicas.The cinema, since its constitution as art in the late nineteenth century, has entered into people's lives, initially serving as a means of entertainment, but over the years, the cinematic narratives have been observed by the state leaders as a New way of spreading their ideological issues, countless would be the examples, for that matter. The cinema would also take on a growing prominence, especially after the 1970, as a source for the historical study. If initially relegated, over time demonstrated its importance, constituting as one of the new forms for the growth of discipline. The Second World War was one of those moments when national cinemas were tasked with valuing their nations to the utmost. Nazism is an example of how films have become great sources of dissemination of ideologies. However this particularity was not restricted only to the Germans, the United States also took advantage of the structure of Hollywood in order to carry out its ideological transposition, for this we will analyze throughout this study the films Hangmen also Die!, 1943 of Fritz Lang and the North Star, 1943 Lewis Milestone, and also how the narratives were used to accomplish certain goals. Between them two can be emphasized: 1. Build a negative image against Nazi enemies, demonstrating all their cruelty, to other peoples, and by 2. The process of the ideological appreciation for the United States, the cinematic narratives present throughout the film certain references to the Americans and the role they would have as worthy leaders and defenders of world peace. It would fit this nation with the support of others, impose the final blow and eliminate the Nazi menace. Based on this this study aims to analyze how the American government used the Hollywood cinema during the year 1943, to disseminate its ideological propositions.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACinemaHistóriaIdeologiaEstados UnidosSegunda guerra mundialHistoryIdeologyUnited StatesSecond Mundial WarDo céu A Estrela do Norte, do inferno Os Carrascos Também Morrem: A ideologia estadunidense no cinema hollywoodiano (1943)From Heaven The North Star, from hell Hangmen Also Die!: The American Ideology in Cinema Hollywood (1943).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9112500209213579http://lattes.cnpq.br/8072197385675534Silva, Daniele Gallindo GonçalvesOliveira, Maicon Alexandre Timm deOLIVEIRA, Maicon Alexandre Timm de. Do céu A Estrela do Norte, do inferno Os Carrascos Também Morrem: A ideologia estadunidense no cinema hollywoodiano (1943). Pelotas, 2018. 218 f.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertação Maicon Alexandre Timm de Oliveira.pdf.txtDissertação Maicon Alexandre Timm de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain495273http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4364/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Maicon%20Alexandre%20Timm%20de%20Oliveira.pdf.txt1ae6c8fd202195656be165338d8d6727MD56open accessTHUMBNAILDissertação Maicon Alexandre Timm de Oliveira.pdf.jpgDissertação Maicon Alexandre Timm de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4364/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Maicon%20Alexandre%20Timm%20de%20Oliveira.pdf.jpgd6e2ecf37e584465f57512497ac0a2f2MD57open accessORIGINALDissertação Maicon Alexandre Timm de Oliveira.pdfDissertação Maicon Alexandre Timm de Oliveira.pdfapplication/pdf3798254http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4364/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Maicon%20Alexandre%20Timm%20de%20Oliveira.pdf3a2b221d82d4bda4f9bb90af532fc8aaMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4364/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4364/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4364/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4364/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/43642023-07-13 03:07:47.246open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:07:47Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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