OntoScratch: ontologias para representação e avaliação de habilidades do pensamento computacional em projetos Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Nícolas Oreques de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6887
Resumo: Diversas iniciativas visando introduzir conceitos relacionados a computação no currículo escolar tem iniciado em países da Europa, Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil. Um exemplo disto é a aplicação do projeto Clubes de Computação Criativa, realizado desde 2015 em escolas públicas na cidade de Pelotas/RS. Dentre a lista de habilidades e conhecimentos abordados, destaca-se o estímulo ao desenvolvimento do pensamento computacional através de ferramentas de programação visual, como o Scratch, devido a sua abordagem prática e de baixo custo. Porém, neste cenário, surgem novos desafios, como o armazenamento dos dados coletados nestas atividades, para que possam ser trabalhados e para que gerem evidências do impacto do ensino do pensamento computacional. Nesta questão, destaca-se a ausência de uma representação de conhecimento capaz de caracterizar os dados de atividades e avaliações que utilizem o Scratch de forma a possibilitar a análise da evolução do aluno ou a realização de outras inferências sobre estes dados. Assim, este trabalho tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de uma representação de conhecimento que ataque estes problemas, caracterizando um projeto Scratch e as avaliações de habilidades de pensamento computacional realizadas sobre ele, de forma a prover suporte para a realização de análises e inferências sobre estes dados. Espera-se que esta representação seja capaz de dar suporte a utilização de mecanismos inteligentes, possibilitando a realização de análises e inferências que auxiliem na compreensão do conhecimento adquirido pelo aluno, sua evolução e outros aspectos relacionados a seu aprendizado. Estes objetivos puderam ser atingidos através da concepção do OntoScrath, um conjunto de ontologias para representação do conhecimento envolvendo o ensino de pensamento computacional através do Scratch. Através desta representação, é possível armazenar de maneira estruturada o percurso dos alunos neste processo, permitindo a análise de seu processo de aprendizagem. Esta representação demonstrou seu potencial de inferência na avaliação realizada, sendo capaz de reproduzir fielmente, através de consultas SPARQL, a avaliação de habilidades do pensamento computacional da ferramenta Dr. Scratch.
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spelling 2021-01-21T02:14:22Z2021-01-21T02:14:22Z2020-07-20ARAUJO, Nícolas Oreques de. OntoScratch: ontologias para representação e avaliação de habilidades do pensamento computacional em projetos Scratch. Orientador: Tiago Thompsen Primo. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6887Diversas iniciativas visando introduzir conceitos relacionados a computação no currículo escolar tem iniciado em países da Europa, Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil. Um exemplo disto é a aplicação do projeto Clubes de Computação Criativa, realizado desde 2015 em escolas públicas na cidade de Pelotas/RS. Dentre a lista de habilidades e conhecimentos abordados, destaca-se o estímulo ao desenvolvimento do pensamento computacional através de ferramentas de programação visual, como o Scratch, devido a sua abordagem prática e de baixo custo. Porém, neste cenário, surgem novos desafios, como o armazenamento dos dados coletados nestas atividades, para que possam ser trabalhados e para que gerem evidências do impacto do ensino do pensamento computacional. Nesta questão, destaca-se a ausência de uma representação de conhecimento capaz de caracterizar os dados de atividades e avaliações que utilizem o Scratch de forma a possibilitar a análise da evolução do aluno ou a realização de outras inferências sobre estes dados. Assim, este trabalho tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de uma representação de conhecimento que ataque estes problemas, caracterizando um projeto Scratch e as avaliações de habilidades de pensamento computacional realizadas sobre ele, de forma a prover suporte para a realização de análises e inferências sobre estes dados. Espera-se que esta representação seja capaz de dar suporte a utilização de mecanismos inteligentes, possibilitando a realização de análises e inferências que auxiliem na compreensão do conhecimento adquirido pelo aluno, sua evolução e outros aspectos relacionados a seu aprendizado. Estes objetivos puderam ser atingidos através da concepção do OntoScrath, um conjunto de ontologias para representação do conhecimento envolvendo o ensino de pensamento computacional através do Scratch. Através desta representação, é possível armazenar de maneira estruturada o percurso dos alunos neste processo, permitindo a análise de seu processo de aprendizagem. Esta representação demonstrou seu potencial de inferência na avaliação realizada, sendo capaz de reproduzir fielmente, através de consultas SPARQL, a avaliação de habilidades do pensamento computacional da ferramenta Dr. Scratch.A lot of initiatives seeking to introduce concepts and habilities related to computational thinking are underway in countries across Europe, in the United States, and, more recently, in Brazil. An example of that is the application of the project “Creative Computing Clubs”, carried out since 2015 in public schools in the city of Pelotas/RS. Among the list of skills and knowledge covered, the stimulus to the development of computational thinking through visual programming tools, such as Scratch, stands out due to its practical and low-cost approach. However, in this scenario, new challenges arise, such as the storage of the data collected in these activities, so that they can be worked on and so that they can generate evidence of the impact of teaching computational thinking. In this matter, the absence of a knowledge representation that is capable of characterizing the data of activities and evaluations that use Scratch in a way that allows the analysis of the student’s evolution or the realization of other inferences about these data is clear. Therefore, this work aims to create and develop a knowledge representation that attacks these problems, describing a Scratch project and the computational thinking skills assessments performed on it, in a structure that provides support for the use of this data for further work. It is expected that this representation will be able to support the use of intelligent mechanisms, enabling the performance of analyzes and inferences that assist in the understanding of the knowledge acquired by the student, its evolution, and other aspects related to his learning. These objectives could be achieved through the design and development of OntoScrath, a set of ontologies for representing knowledge involving the teaching of computational thinking through Scratch. Through this representation, it is possible to store, in a structured way, students’ paths in this process, allowing the analysis of their learning process. This representation exhibited its potential for inference in the evaluation performed, being able to faithfully reproduce, through SPARQL queries, the computational thinking skills’ evaluation of the tool Dr. Scratch.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoUFPelBrasilCentro de Desenvolvimento TecnológicoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOComputaçãoEngenharia de ontologiasModelagem semânticaModelagem de dadosPensamento computacionalComputational thinkingOntology engineeringSemantic modelingData modelingOntoScratch: ontologias para representação e avaliação de habilidades do pensamento computacional em projetos ScratchOntoScratch: ontologies to represent and evaluate computational thinking abilities in Scratch Projectsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0710225437355381http://lattes.cnpq.br/5641514282351546Fleischmann, Ana Marilza Pernashttp://lattes.cnpq.br/1435405686437314Primo, Tiago ThompsenAraujo, Nícolas Oreques deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Nícolas_Oreques_de_Araujo.pdf.txtDissertacao_Nícolas_Oreques_de_Araujo.pdf.txtExtracted texttext/plain155917http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6887/6/Dissertacao_N%c3%adcolas_Oreques_de_Araujo.pdf.txt4a5f12fb8b03756dc0817f936f1ea0c1MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Nícolas_Oreques_de_Araujo.pdf.jpgDissertacao_Nícolas_Oreques_de_Araujo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6887/7/Dissertacao_N%c3%adcolas_Oreques_de_Araujo.pdf.jpg5e1215d629a28bb9745e0bc50100f8feMD57open accessORIGINALDissertacao_Nícolas_Oreques_de_Araujo.pdfDissertacao_Nícolas_Oreques_de_Araujo.pdfapplication/pdf7376117http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6887/1/Dissertacao_N%c3%adcolas_Oreques_de_Araujo.pdfdd4e89d4aa3a14e1da7b6602e612a93bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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