Efeito do número e nível de intensidade das aulas de Educação Física sobre a função cognitiva e o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Daiana Lopes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6483
Resumo: A prática de atividade física e o exercício físico promove benefícios para a saúde mental e neuropsicológica. Estudos mostram que a participação nas aulas de Educação Física (EF) e a atividade física em geral tem uma relação positiva com a melhora da função cognitiva e o desempenho acadêmico. O objetivo do estudo foi verificar o efeito do número de aulas de EF e sua intensidade sobre o desempenho acadêmico e a função cognitiva de crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Pelotas, RS. Estudo de intervenção com duração de 9 semanas. A amostra foi composta por 3 escolas da rede municipal, sendo uma com três aulas de educação física e uma com duas aulas em diferentes dias na semana e uma com duas aulas no mesmo dia. Os participantes da pesquisa foram 100 alunos do 6º ano, destes 52 alocados no grupo intervenção e 48 alunos no grupo controle. A função cognitiva foi avaliada pelo Teste de Stroop e o desempenho acadêmico através da nota final dos alunos nas disciplinas de português, matemática e ciências. A intervenção teve como objetivo fazer com que os alunos ficassem maior parte do tempo da aula em atividades físicas moderadas e vigorosas, as estratégias utilizadas foram: atividades em pequenos grupos, circuitos, minijogos, além de atividades que envolvessem corridas e caminhadas. As aulas foram ministradas pelas pesquisadoras responsáveis pelo estudo, já o grupo controle não teve alteração nas aulas. Os resultados mostraram que não foram atingindo os objetivos de aumentar a intensidade das aulas no grupo intervenção, no entanto, após 9 semanas de estudo a escola com 3 aulas de educação física manteve o desempenho, já as escolas com duas aulas na semana e duas aulas no dia reduziram o desempenho acadêmico. Com relação a função cognitiva, na condição cor/palavra (efeito Stroop) houve diferença significativa do momento pré e pós (p<0,001), nas três escolas o grupo intervenção melhorou significativamente em comparação ao grupo controle. Conclui-se que um maior número de aulas de Educação Física na semana não é prejudicial para o desempenho acadêmico e o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes.
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Estudo de intervenção com duração de 9 semanas. A amostra foi composta por 3 escolas da rede municipal, sendo uma com três aulas de educação física e uma com duas aulas em diferentes dias na semana e uma com duas aulas no mesmo dia. Os participantes da pesquisa foram 100 alunos do 6º ano, destes 52 alocados no grupo intervenção e 48 alunos no grupo controle. A função cognitiva foi avaliada pelo Teste de Stroop e o desempenho acadêmico através da nota final dos alunos nas disciplinas de português, matemática e ciências. A intervenção teve como objetivo fazer com que os alunos ficassem maior parte do tempo da aula em atividades físicas moderadas e vigorosas, as estratégias utilizadas foram: atividades em pequenos grupos, circuitos, minijogos, além de atividades que envolvessem corridas e caminhadas. As aulas foram ministradas pelas pesquisadoras responsáveis pelo estudo, já o grupo controle não teve alteração nas aulas. 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Studies show that the participation in physical education (PE) classes and physical activity in general has a positive relationship with the improvement of cognitive function and academic performance. The objective of this study was to verify the effect of number and intensity of PE classes on the academic performance and cognitive function in children and adolescents of municipal schools of the city of Pelotas, RS. Intervention Study with duration of 9 weeks. The sample was composed of 3 schools in the municipal network, being one with three physical education classes and one with two lessons on different days of the week and one with two classes on the same day. Research participants were 100 students of the 6th year, these 52 allocated to the intervention group and 48 students in the control group. The cognitive function was evaluated by the Stroop Test and academic performance through the final note of students in disciplines of English, mathematics and science. The intervention was aimed at making students stay most of the time the lesson in moderate and vigorous physical activities, the strategies used were: activities in small groups, circuits, mini-games, as well as activities involving runs and walks. The lessons were taught by the researchers responsible for the study, the control group had no change in classes. The results showed that were not reaching the goals of increasing the intensity of the classes in the intervention group, however, after 9 weeks of study to school with 3 physical education classes maintained the performance, since the schools with two lessons a week and two classes in the day decreased academic performance. With regard to cognitive function, on condition color/word (Stroop Effect) there was a significant difference of pre and post (p<0.001), in three schools in the intervention group improved significantly compared to the control group. It is concluded that a greater number of Physical Education classes during the week is not detrimental to the academic performance and cognitive development of children and adolescents.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação FísicaFunção cognitivaDesempenho acadêmicoEscolaresPhysical educationCognitive functionAcademic performanceStudentsEfeito do número e nível de intensidade das aulas de Educação Física sobre a função cognitiva e o desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental.Effect of the number and level of intensity of Physical Education classes on cognitive function and academic performance of students of basic education.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/4364879637339493http://lattes.cnpq.br/0583626591829141Marques, Alexandre CarricondeRosa, Daiana Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDaiana-Lopes-de-Rosa.pdf.txtDaiana-Lopes-de-Rosa.pdf.txtExtracted texttext/plain272492http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6483/6/Daiana-Lopes-de-Rosa.pdf.txt5a198be5a4df5b4648c5bd232671efefMD56open accessTHUMBNAILDaiana-Lopes-de-Rosa.pdf.jpgDaiana-Lopes-de-Rosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1280http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6483/7/Daiana-Lopes-de-Rosa.pdf.jpgcd1db6b4ad28a55913792deac2858461MD57open accessORIGINALDaiana-Lopes-de-Rosa.pdfDaiana-Lopes-de-Rosa.pdfapplication/pdf2461801http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6483/1/Daiana-Lopes-de-Rosa.pdf635fa151d4e4b443975db357eb38dc6dMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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