Formação de agenda em uma universidade pública: a construção da questão das ações afirmativas.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4546 |
Resumo: | Esta dissertação visou aplicar teorias desenvolvidas na literatura sobre formação de agenda ao processo de formulação e construção das políticas de ações afirmativas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foram mobilizadas abordagens que tratam da análise de processos pré-decisórios e do papel das ideias na formulação de políticas dentro de organizações complexas. A pesquisa realizou-se mediante aplicação do método qualitativo e pesquisa empírica feita através de entrevistas semiestruturadas com participantes do processo estudado, análise documental de atas e resoluções da UFPel e revisão bibliográfica. Pelas relações entre os resultados da pesquisa empírica com o referencial teórico utilizado, concluiu-se que as teorias desenvolvidas originalmente para analisar o sistema macropolítico norteamericano podem oferecer contribuições importantes para a análise de políticas em nível organizacional em outros contextos. Entre as relações identificadas, destaca-se a incidência da construção de narrativas, conexão de problemas de política a soluções na forma de ações materiais institucionais, construção de imagens de política, ocorrência de janelas de oportunidade e atuação de empreendedores de política A partir dos resultados da pesquisa, apresenta-se também uma proposta de intervenção para a gestão da organização. |
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2019-07-03T15:25:39Z2019-07-03T15:25:39Z2018-12-03RODRIGUES NETO, Damasio Duval. Formação de agenda em uma universidade pública: a construção da questão das ações afirmativas. Universidade Federal de Pelotas. UFPEL, Pelotas. 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4546Esta dissertação visou aplicar teorias desenvolvidas na literatura sobre formação de agenda ao processo de formulação e construção das políticas de ações afirmativas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foram mobilizadas abordagens que tratam da análise de processos pré-decisórios e do papel das ideias na formulação de políticas dentro de organizações complexas. A pesquisa realizou-se mediante aplicação do método qualitativo e pesquisa empírica feita através de entrevistas semiestruturadas com participantes do processo estudado, análise documental de atas e resoluções da UFPel e revisão bibliográfica. Pelas relações entre os resultados da pesquisa empírica com o referencial teórico utilizado, concluiu-se que as teorias desenvolvidas originalmente para analisar o sistema macropolítico norteamericano podem oferecer contribuições importantes para a análise de políticas em nível organizacional em outros contextos. Entre as relações identificadas, destaca-se a incidência da construção de narrativas, conexão de problemas de política a soluções na forma de ações materiais institucionais, construção de imagens de política, ocorrência de janelas de oportunidade e atuação de empreendedores de política A partir dos resultados da pesquisa, apresenta-se também uma proposta de intervenção para a gestão da organização.This study aimed to apply agenda setting literature to the policy making process of affirmative action at Federal University of Pelotas (UFPel). It was applied theories that analyze predecision process and the role of ideas on policy making in complex organizations with the final objective of comprehending how the process of affirmative action problem definition at UFPel unfolded. It was utilized the qualitative method and empirical research consisting of semi-structured interviews, documental analysis and literature review. Based on the incidence of causal stories, coupling of problems to solutions, occurrence of windows of opportunities and the role of policy entrepreneurs, it was concluded that the framework originally developed to analyze the macropolitical american system can offer valuable contribution to policy making analysis of organization in other contexts. As an appendix, based on the results of the research, it is presented an intervention proposal on the organization.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPUFPelBrasilFaculdade de Administração e TurismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOFormação de agendaTeoria dos múltiplos fluxosTeoria do equilíbrio pontuadoAções afirmativasAgenda settingPolicy makingMultiple streams frameworkPunctuated equilibrium frameworkAffirmative actionFormação de agenda em uma universidade pública: a construção da questão das ações afirmativas.Agenda setting in a public university: affirmative action problem definitioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6316858388287922http://lattes.cnpq.br/1251002352765766Barcelos, MárcioRodrigues Neto, Damasio Duvalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTCF_Damasio.pdf.txtTCF_Damasio.pdf.txtExtracted texttext/plain423644http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4546/6/TCF_Damasio.pdf.txtca0cc0cc6106a033fc183240d7dd9139MD56open accessTHUMBNAILTCF_Damasio.pdf.jpgTCF_Damasio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4546/7/TCF_Damasio.pdf.jpg9945638af3641ea638521de734f1ea24MD57open accessORIGINALTCF_Damasio.pdfTCF_Damasio.pdfapplication/pdf1283556http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4546/1/TCF_Damasio.pdfca2364a4a9275de0f2aeb3912c881c00MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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