Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6869 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a minha produção artística, cujas operações estão embasadas no trânsito entre as linguagens da escultura e da gravura em um campo expandido. A escultura que opero se desenvolve pela passagem da matéria entrópica, alimentada pelos movimentos do tempo em uma situação ambiental. Essa passagem da matéria por vezes produz vestígios, rastros indiciais, os quais aciono em busca de uma retenção por meio do tensionamento dos princípios operatórios da gravura. Desse modo, no presente estudo, busco desenvolver relações entre a matéria e a memória a partir do conceito de duração, desenvolvido pelo filósofo Henri Bergson, bem como através do conceito termodinâmico de entropia por intermédio da produção do artista estadunidense Robert Smithson. Ainda, desenvolvo essa investigação guiado pelos princípios operatórios da indiferenciação, da ruína e seu ruído, bem como a contenção, de modo que proponho aproximações também com o trabalho dos artistas Nuno Ramos, em sua produção escultórica e literária; Brígida Baltar, em suas operações de passagem da matéria; Daniel Senise, por intermédio de seus sudários e o alemão Hans Haacke, em seus sistemas ambientais, dentre outros. Ainda, para investigar a relação entre o rastro e seu evento, busco o auxílio do conceito de sintoma, desenvolvido pelo historiador das imagens Georges Didi-Huberman, bem como o conceito de informe, desenvolvido pelo escritor francês Georges Bataille. Assim, esta pesquisa se desdobra no tensionamento da matéria em sua situação dinâmica e crítica, cujo rastro produzido é testemunha de sua passagem. |
id |
UFPL_d169d6c550089666bda5152f126f4263 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6869 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-01-15T21:09:35Z2020-01-142021-01-15T21:09:35Z2020-11-12PAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6869Esta pesquisa aborda a minha produção artística, cujas operações estão embasadas no trânsito entre as linguagens da escultura e da gravura em um campo expandido. A escultura que opero se desenvolve pela passagem da matéria entrópica, alimentada pelos movimentos do tempo em uma situação ambiental. Essa passagem da matéria por vezes produz vestígios, rastros indiciais, os quais aciono em busca de uma retenção por meio do tensionamento dos princípios operatórios da gravura. Desse modo, no presente estudo, busco desenvolver relações entre a matéria e a memória a partir do conceito de duração, desenvolvido pelo filósofo Henri Bergson, bem como através do conceito termodinâmico de entropia por intermédio da produção do artista estadunidense Robert Smithson. Ainda, desenvolvo essa investigação guiado pelos princípios operatórios da indiferenciação, da ruína e seu ruído, bem como a contenção, de modo que proponho aproximações também com o trabalho dos artistas Nuno Ramos, em sua produção escultórica e literária; Brígida Baltar, em suas operações de passagem da matéria; Daniel Senise, por intermédio de seus sudários e o alemão Hans Haacke, em seus sistemas ambientais, dentre outros. Ainda, para investigar a relação entre o rastro e seu evento, busco o auxílio do conceito de sintoma, desenvolvido pelo historiador das imagens Georges Didi-Huberman, bem como o conceito de informe, desenvolvido pelo escritor francês Georges Bataille. Assim, esta pesquisa se desdobra no tensionamento da matéria em sua situação dinâmica e crítica, cujo rastro produzido é testemunha de sua passagem.This research addresses my artistic production, of which operations are based on the transit between the sculptural and etching languages in an expanded field. The sculpture I operate unfolds in the passage of entropic material, fed by the movements of time in an environmental situation. This passage of matter sometimes produces vestiges, traces of evidence, which I work in search for a retention through the tensioning of two operating principles of etching. Thus, in the present study, I seek to develop relations between matter and memory based on the concept of duration, developed by the philosopher Henri Bergson, as on the thermodynamic concept of entropy through the production of the american artist Robert Smithson. In addition, I develop this research oriented by the operatory principles indifferenciation, ruination and ruin, as well as containment, so that I also propose approaches with works by artists as Nuno Ramos, in his sculptural and literary production; Brígida Baltar, in her operations of passages of matter; Daniel Senise, through his Shrouds and Hans Haacke, in his environmental systems, among others. Also, to investigate the relationship between the vestige and its event, I seek the help of the concept of symptom, developed by the historian of images Georges Didi-Huberman, as well as the concept of formless, developed by the french writer Georges Bataille. In addition, this research unfolds on the matter’s tension in its dynamic and critical situation, whose trace produced is witness of its passage.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArte ContemporâneaEsculturaMatériaEntropiaRuínaContemporary ArtSculptureMatterEntropyRuinEmergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4340412030180929http://lattes.cnpq.br/5190056584291355Motta, Gabriela Kremer daPaiva, Pedro de Freitas PereiraPAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertação_Pedro_Paiva.pdf.txtDissertação_Pedro_Paiva.pdf.txtExtracted texttext/plain369845http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/10/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Pedro_Paiva.pdf.txt21970556aa4694a56df2a42dc9d96488MD510open accessTHUMBNAILDissertação_Pedro_Paiva.pdf.jpgDissertação_Pedro_Paiva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1873http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Pedro_Paiva.pdf.jpgdba6156ce0c4626efc065bf01bbf33b4MD511open accessORIGINALDissertação_Pedro_Paiva.pdfDissertação_Pedro_Paiva.pdfapplication/pdf17738686http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Pedro_Paiva.pdf21a19224c239c2a5cbf2871faefce811MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/6/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD56open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/7/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD57open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/8/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD58open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/9/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD59open accessprefix/68692023-07-13 04:30:48.29open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:30:48Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios |
title |
Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios |
spellingShingle |
Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios Paiva, Pedro de Freitas Pereira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Arte Contemporânea Escultura Matéria Entropia Ruína Contemporary Art Sculpture Matter Entropy Ruin |
title_short |
Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios |
title_full |
Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios |
title_fullStr |
Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios |
title_full_unstemmed |
Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios |
title_sort |
Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios |
author |
Paiva, Pedro de Freitas Pereira |
author_facet |
Paiva, Pedro de Freitas Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4340412030180929 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5190056584291355 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Motta, Gabriela Kremer da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Pedro de Freitas Pereira |
contributor_str_mv |
Motta, Gabriela Kremer da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Arte Contemporânea Escultura Matéria Entropia Ruína Contemporary Art Sculpture Matter Entropy Ruin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Contemporânea Escultura Matéria Entropia Ruína Contemporary Art Sculpture Matter Entropy Ruin |
description |
Esta pesquisa aborda a minha produção artística, cujas operações estão embasadas no trânsito entre as linguagens da escultura e da gravura em um campo expandido. A escultura que opero se desenvolve pela passagem da matéria entrópica, alimentada pelos movimentos do tempo em uma situação ambiental. Essa passagem da matéria por vezes produz vestígios, rastros indiciais, os quais aciono em busca de uma retenção por meio do tensionamento dos princípios operatórios da gravura. Desse modo, no presente estudo, busco desenvolver relações entre a matéria e a memória a partir do conceito de duração, desenvolvido pelo filósofo Henri Bergson, bem como através do conceito termodinâmico de entropia por intermédio da produção do artista estadunidense Robert Smithson. Ainda, desenvolvo essa investigação guiado pelos princípios operatórios da indiferenciação, da ruína e seu ruído, bem como a contenção, de modo que proponho aproximações também com o trabalho dos artistas Nuno Ramos, em sua produção escultórica e literária; Brígida Baltar, em suas operações de passagem da matéria; Daniel Senise, por intermédio de seus sudários e o alemão Hans Haacke, em seus sistemas ambientais, dentre outros. Ainda, para investigar a relação entre o rastro e seu evento, busco o auxílio do conceito de sintoma, desenvolvido pelo historiador das imagens Georges Didi-Huberman, bem como o conceito de informe, desenvolvido pelo escritor francês Georges Bataille. Assim, esta pesquisa se desdobra no tensionamento da matéria em sua situação dinâmica e crítica, cujo rastro produzido é testemunha de sua passagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-14 2021-01-15T21:09:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-15T21:09:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6869 |
identifier_str_mv |
PAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
PAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/10/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Pedro_Paiva.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/11/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Pedro_Paiva.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Pedro_Paiva.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/6/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/7/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/8/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6869/9/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21970556aa4694a56df2a42dc9d96488 dba6156ce0c4626efc065bf01bbf33b4 21a19224c239c2a5cbf2871faefce811 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846936583536640 |