Esquemas imagéticos e o domínio de contêiner no uso da estrutura em+a/o(s) em produções escritas de surdos aprendizes de português como língua estrangeira
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4266 |
Resumo: | Neste estudo, analisamos o uso da estrutura em+a/o(s) em produções escritas de surdos aprendizes de português como língua estrangeira. A análise parte de concei-tos da Linguística Cognitiva, especialmente da teoria dos esquemas imagéticos (JOHNSON, 1987; LAKOFF, 1987) e dos trabalhos sobre categorização, desenvol-vidos por Rosch (1975; 1978). Objetivamos verificar (i) o modo como o surdo em-prega a estrutura em+a/o(s) quando utiliza a língua portuguesa escrita, (ii) como ocorre a categorização dessa estrutura na língua portuguesa escrita de nativos ou-vintes desse idioma e de surdos, nativos de LIBRAS, que adquiriram a LP escrita como língua estrangeira e (iii) se há transferência da LIBRAS para a LP escrita dos informantes surdos. Os contextos nos quais a estrutura em+a/o(s) foi analisada par-tem do esquema imagético de CONTÊINER e foram divididos em dois conjuntos: inserção – total e parcial – e superfície – horizontal e vertical-horizontal. O corpus contém produções escritas de dois grupos de sujeitos, todos brasileiros nativos com nível escolar de graduação ou graduandos. O primeiro grupo foi constituído de dez (10) surdos que possuem a língua de sinais (LIBRAS) como língua materna (L1) e o segundo grupo foi formado de dez (10) ouvintes cuja língua materna é o PB. Os resultados revelam que para o surdo, usuário da Língua de Sinais, a construção de enunciados com a estrutura em+a/o(s) se faz de forma diferente. Isso ocorre porque a construção do enunciado na Língua de Sinais evidencia não ser necessária a utili-zação de certos elementos gramaticais que possuem, à primeira vista, um menor valor semântico, como por exemplo, os artigos e as preposições. Assim, a LIBRAS encontra outros meios para expressar o que esses elementos linguísticos denotam. Além disso, a construção do espaço locus, por parte do usuário da Língua de Sinais é muito importante, uma vez que, é a partir dele que o surdo consegue dar conta das mais diversas situações. |
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2019-03-19T12:55:28Z2019-03-19T12:55:28Z2018-08-31SCHIMULFENING, Peterson Lima. Esquemas imagéticos e o domínio de contêi-ner no uso da estrutura em+a/o(s) em produções escritas de surdos aprendi-zes de português como língua estrangeira. 2018. 194f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4266Neste estudo, analisamos o uso da estrutura em+a/o(s) em produções escritas de surdos aprendizes de português como língua estrangeira. A análise parte de concei-tos da Linguística Cognitiva, especialmente da teoria dos esquemas imagéticos (JOHNSON, 1987; LAKOFF, 1987) e dos trabalhos sobre categorização, desenvol-vidos por Rosch (1975; 1978). Objetivamos verificar (i) o modo como o surdo em-prega a estrutura em+a/o(s) quando utiliza a língua portuguesa escrita, (ii) como ocorre a categorização dessa estrutura na língua portuguesa escrita de nativos ou-vintes desse idioma e de surdos, nativos de LIBRAS, que adquiriram a LP escrita como língua estrangeira e (iii) se há transferência da LIBRAS para a LP escrita dos informantes surdos. Os contextos nos quais a estrutura em+a/o(s) foi analisada par-tem do esquema imagético de CONTÊINER e foram divididos em dois conjuntos: inserção – total e parcial – e superfície – horizontal e vertical-horizontal. O corpus contém produções escritas de dois grupos de sujeitos, todos brasileiros nativos com nível escolar de graduação ou graduandos. O primeiro grupo foi constituído de dez (10) surdos que possuem a língua de sinais (LIBRAS) como língua materna (L1) e o segundo grupo foi formado de dez (10) ouvintes cuja língua materna é o PB. Os resultados revelam que para o surdo, usuário da Língua de Sinais, a construção de enunciados com a estrutura em+a/o(s) se faz de forma diferente. Isso ocorre porque a construção do enunciado na Língua de Sinais evidencia não ser necessária a utili-zação de certos elementos gramaticais que possuem, à primeira vista, um menor valor semântico, como por exemplo, os artigos e as preposições. Assim, a LIBRAS encontra outros meios para expressar o que esses elementos linguísticos denotam. Além disso, a construção do espaço locus, por parte do usuário da Língua de Sinais é muito importante, uma vez que, é a partir dele que o surdo consegue dar conta das mais diversas situações.In this study, we analyze the use of the structure em+a/o(s) in written productions of deaf leaners of Portuguese as a foreign language. The analysis starts from concepts of Cognitive Linguistics, especially the theory of image schemas (JOHNSON, 1987; LAKOFF, 1987) and the work on categorization, developed by Rosch (1975; 1978). We aimed to verify (i) how a deaf person uses the em+a/o(s) structure when using the written Portuguese language, (ii) how the categorization of this structure happens in Portuguese written language of native listeners of this language and of deaf peo-ple, native of LIBRAS, who have acquired written Portuguese Language as a foreign language and (iii) if there is a transfer of LIBRAS to the written Portuguese language of the deaf informers. The contexts in which the em+a/o(s) structure was analyzed originates from the CONTAINER image schema and were divided into two sets: in-sertion - total and partial - and surface - horizontal and vertical-horizontal. The corpus contains written productions from two groups of subjects who are native Brazilians with undergraduate or graduate education level. The first group consisted of ten (10) deaf individuals who have sign language (LIBRAS) as their first language (F1) and the second group consisted of ten (10) listeners whose first language is Brazilian Portuguese. The results reveal that for the deaf, user of Brazilian Sign Language, the construction of statements with the em+a/o(s) structure is done in a different way. That occurs because the statement construction in Brazilian Sign Language shows the non-necessity to use certain grammar elements which have, at first analysis, a minor semantic value, such as articles and prepositions. Thus, LIBRAS finds other means to express what these linguistic elements denote. In addition, the construction of locus space by the user of Sign Language is very important since it is from it that the deaf can deal with the most diverse situations.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEsquemas imagéticosCategorizaçãoLIBRASLíngua portuguesa escritaEstrutura em+a/o(s)Image schemasCategorizationWritten portuguese languageEm+a/o(s) structureEsquemas imagéticos e o domínio de contêiner no uso da estrutura em+a/o(s) em produções escritas de surdos aprendizes de português como língua estrangeiraImage schemas and the container domain in the use of the em+a/o(s) structure in the written production of deaf learners of Portuguese as a foreign language.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1359317752191970http://lattes.cnpq.br/8713626789041848Gonçalves, Giovana Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/1966228513900929Brum-de-Paula, Mírian RoseSchimulfening, Peterson Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Peterson_Lima_Schimulfening.pdf.txtDissertacao_Peterson_Lima_Schimulfening.pdf.txtExtracted texttext/plain313559http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4266/6/Dissertacao_Peterson_Lima_Schimulfening.pdf.txt6266265381bc108cf4c06935b963f396MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Peterson_Lima_Schimulfening.pdf.jpgDissertacao_Peterson_Lima_Schimulfening.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1318http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4266/7/Dissertacao_Peterson_Lima_Schimulfening.pdf.jpg9b28e71a652747fceaea052a8d539de0MD57open accessORIGINALDissertacao_Peterson_Lima_Schimulfening.pdfDissertacao_Peterson_Lima_Schimulfening.pdfapplication/pdf5950995http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4266/1/Dissertacao_Peterson_Lima_Schimulfening.pdfd44b73d40dbf11b8e5e3cce430d116a6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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