Nebulosa autoficcional : hesitações e [trans] midiatizações poéticas visuais
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8226 |
Resumo: | Nesta dissertação apresento meu processo de investigação/criação poética-artística autoficcional e transmidiática por meio de uma metodologia de múltiplas análises e revisões. Inicialmente, busco delinear três aspectos do termo autoficção: a “autonálise”, a “narrativa textual” e o “pacto oximórico”. Para, em seguida, pensar a autoficção enquanto uma mutação cultural desencadeadora de práticas autoficcionais únicas para cada pessoa que narra sobre si-mesma, diante das diversas circunstâncias artísticas, tecnológicas, políticas, industriais, estéticas e sociais em intersecção aos hypes e trends publicitários, analisando a partir disto a transmídia como um quarto aspecto herdado em minhas práticas autoficcionais. Em paralelo à revisão e apropriação teórica reflito sobre meus processos de criação quimérica em artes digitais, que mesclam estéticas inspiradas em filmes, fotografias e imagens de cunho fantástico e conceitual, bem como em movimentos artísticos, como o surrealismo, o vaporwave, a glitch art e o aesthetic. Por uma escrita permeada por justo desvios, imbrico narrativas literárias autofabulativas fantásticas com as discussões dissertativas, integrando afetos e lembranças no processo investigativo que me fazem refletir sobre uma noção de minha existência circunstanciada por uma corporeidade “fragmentanda”, por conta das subjetividades e burocratizações urbanísticas-capitalistas que categorizam e segregam as diversas formas de vida. Nas considerações finais ponho em percepção que as minhas poéticas visuais se fazem enquanto vias de acesso aos estados de hesitações que possibilitam redistribuir dialéticas de ficções que constituem uma noção de realidade e uma experiência de queerização. A escrita pela ideia de uma nebulosa em expansão é pensada enquanto uma experiência em vivência que constitui a própria dissertação, pondo em reflexão sobre a metodologia e estrutura de narrativa de uma pesquisa poética no campo das artes que mescla cientificidade e ficção . |
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2022-03-18T22:00:13Z2022-03-182022-03-18T22:00:13Z2021-12-16ZIEGLER, André Martins. Nebulosa autoficcional: hesitações e [trans] midiatizações poéticas visuais. Orientadores Felipe Merker Castellani e Rosângela Fachel de Madeiros. 2021. 295 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8226Nesta dissertação apresento meu processo de investigação/criação poética-artística autoficcional e transmidiática por meio de uma metodologia de múltiplas análises e revisões. Inicialmente, busco delinear três aspectos do termo autoficção: a “autonálise”, a “narrativa textual” e o “pacto oximórico”. Para, em seguida, pensar a autoficção enquanto uma mutação cultural desencadeadora de práticas autoficcionais únicas para cada pessoa que narra sobre si-mesma, diante das diversas circunstâncias artísticas, tecnológicas, políticas, industriais, estéticas e sociais em intersecção aos hypes e trends publicitários, analisando a partir disto a transmídia como um quarto aspecto herdado em minhas práticas autoficcionais. Em paralelo à revisão e apropriação teórica reflito sobre meus processos de criação quimérica em artes digitais, que mesclam estéticas inspiradas em filmes, fotografias e imagens de cunho fantástico e conceitual, bem como em movimentos artísticos, como o surrealismo, o vaporwave, a glitch art e o aesthetic. Por uma escrita permeada por justo desvios, imbrico narrativas literárias autofabulativas fantásticas com as discussões dissertativas, integrando afetos e lembranças no processo investigativo que me fazem refletir sobre uma noção de minha existência circunstanciada por uma corporeidade “fragmentanda”, por conta das subjetividades e burocratizações urbanísticas-capitalistas que categorizam e segregam as diversas formas de vida. Nas considerações finais ponho em percepção que as minhas poéticas visuais se fazem enquanto vias de acesso aos estados de hesitações que possibilitam redistribuir dialéticas de ficções que constituem uma noção de realidade e uma experiência de queerização. A escrita pela ideia de uma nebulosa em expansão é pensada enquanto uma experiência em vivência que constitui a própria dissertação, pondo em reflexão sobre a metodologia e estrutura de narrativa de uma pesquisa poética no campo das artes que mescla cientificidade e ficção .I present in this dissertation my process of autofictional and transmediatic poetic-artistic investigation through a methodology of multiple analyses and reviews. Initially, I seek to delineate three aspects of the term autofiction: the "autonalysis", the "textual narrative" and the "oxymoronic pact". To then think of autofiction as a cultural mutation triggering autofictional practices unique to each person who narrates about themselves, given the context of diverse artistic, technological, political, industrial, aesthetic, and social circumstances in intersection with hypes and trends, bringing transmedia as a fourth aspect of my autofictions practices. Concomitant to the theoretical review and appropriation, I reflect on my chimerical processes creation in digital arts, which blend aesthetics inspired by fantastic and conceptual films, photographs, and images, as well as by artistic movements, such as surrealism, and by vaporwave, glitch art, and the aesthetics of cyberculture. Through a writing permeated by fair deviations, I interweave fantastic autofabulous literary narratives with the dissertation discussions, integrating affections and memories in the investigative process that make me reflect on a notion of my existence circumscribed by a "fragmented" corporeality, due to subjectivities and urban-capitalist bureaucratizations that categorize and segregate the diverse forms of life. In the final considerations, I realize that my visual poetics are ways to acess states of hesitations that make it possible to redistribute dialectics of fictions that constitute a notion of reality and an experience of queerization. The writing by the idea of an expanding nebula is thought of as an experience in living that constitutes the dissertation itself, reflecting on the methodology and narrative structure of a poetic research in the field of arts that hybridizes science and fiction.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPoéticas-visuaisautoficçãotransmídianarrativaqueervisual-poeticsautofictiontransmedianarrativeNebulosa autoficcional : hesitações e [trans] midiatizações poéticas visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0116050969197884http://lattes.cnpq.br/4200183261393947Medeiros, Rosângela Fachel dehttp://lattes.cnpq.br/4945604072370805Castellani, Felipe MerkerZiegler, André MartinsZIGLA, A; ZIEGLER, André Martins. Nebulosa autoficcional: hesitações e [trans] midiatizações poéticas visuais. Orientadores Felipe Merker Castellani e Rosângela Fachel de Madeiros. 2021. 295 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAndré_Martins_Dissertação.pdf.txtAndré_Martins_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain470751http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8226/6/Andr%c3%a9_Martins_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtff524d37ea5bb7d0fc3ca777e9bfc32bMD56open accessTHUMBNAILAndré_Martins_Dissertação.pdf.jpgAndré_Martins_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1829http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8226/7/Andr%c3%a9_Martins_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg0dc0b2b1d649df2dde739bc501800434MD57open accessORIGINALAndré_Martins_Dissertação.pdfAndré_Martins_Dissertação.pdfapplication/pdf19966743http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8226/1/Andr%c3%a9_Martins_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf79b5c9bacae81122e8909c3b5f9b02b6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8226/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8226/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8226/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8226/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/82262023-07-13 03:13:07.825open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:13:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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