Internalismo de Razões e a Deflação da Sistematização Ética segundo Bernard Williams.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Cristiann Wissmann
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5097
Resumo: O objetivo central deste trabalho é verificar como Bernard Williams aborda o papel do conteúdo normativo para as ações dos agentes morais a partir de uma deflação do caráter sistematizador da ética. Para isso, será necessário determinar quais são os elementos que envolvem as questões morais em sua proposta, tendo em vista sua posição deflacionada e assistemática em ética que endossa sua tentativa de não utilizar um critério moral substantivo de avaliação para as ações. Nesse sentido, devida às características deflacionarias fornecidas para a ética em sua teoria, essa pesquisa direciona sua análise a partir três pontos básicos: (i) estabelecer a distinção entre internalismo e externalismo de razões, discutindo a chamada interpretação standart do internalismo de Williams e sua relação com o problema da deliberação apropriada; (ii) discutir o problema da normatividade a partir do pressuposta da inexatidão moral, distinguindo normatividade com resultado único versus normatividade com resultados inexatos. Paralelamente, isso permitirá determinar o status deflacionário da ética conferido pela deliberação, o que, consequentemente, indica uma posição antirrealista a sua teoria; por fim, (iii) apresentar as críticas de Williams às teorias morais sistematizadoras, considerando seus contrapontos universalistas, tais como o kantismo e a vertente contratualista. Por um lado, esses três pontos oferecerão elementos para rejeitar a tese de que sua teoria incorre em um relativismo grosseiro. Por outro, haverá um endosso de sua adesão a um antirrealismo moral, dada a visão deflacionada da ética em Williams. Dessa forma, espera-se determinar em que medida as considerações éticas de Williams não visam um ponto arquimediano pretensamente estável para basilar as escolhas éticas, mas uma consideração sobre a dimensão reflexiva que assegure o papel real de desejos, emoções e disposições para o agir na complexidade da vida ética humana.
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Nesse sentido, devida às características deflacionarias fornecidas para a ética em sua teoria, essa pesquisa direciona sua análise a partir três pontos básicos: (i) estabelecer a distinção entre internalismo e externalismo de razões, discutindo a chamada interpretação standart do internalismo de Williams e sua relação com o problema da deliberação apropriada; (ii) discutir o problema da normatividade a partir do pressuposta da inexatidão moral, distinguindo normatividade com resultado único versus normatividade com resultados inexatos. Paralelamente, isso permitirá determinar o status deflacionário da ética conferido pela deliberação, o que, consequentemente, indica uma posição antirrealista a sua teoria; por fim, (iii) apresentar as críticas de Williams às teorias morais sistematizadoras, considerando seus contrapontos universalistas, tais como o kantismo e a vertente contratualista. Por um lado, esses três pontos oferecerão elementos para rejeitar a tese de que sua teoria incorre em um relativismo grosseiro. Por outro, haverá um endosso de sua adesão a um antirrealismo moral, dada a visão deflacionada da ética em Williams. Dessa forma, espera-se determinar em que medida as considerações éticas de Williams não visam um ponto arquimediano pretensamente estável para basilar as escolhas éticas, mas uma consideração sobre a dimensão reflexiva que assegure o papel real de desejos, emoções e disposições para o agir na complexidade da vida ética humana.The main objective of this study is to verify how Bernard Williams addresses the normative content paper for the actions of moral agents without adhering to a vulgar relativism. For this, it is necessary to determine what are the elements involve moral issues in Williams' thought, given its deflated and unsystematic position in ethics, in order to demonstrate his attempt to not use the substantive moral evaluation criteria for actions. In this sense, due to deflationary characteristics provided in his proposal ethics, this research directs its analysis from three basic points: (i) establishing the distinction between internalism and externalism reasons, discussing the interpretation of Williams' internalism associated with the problem of sound deliberative route; (ii) debating the problem of normativity from the presupposition of moral inaccuracy, distinguishing normativity with single result versus normativity with inaccurate results. At the same time, it will determine the deflationary status conferred by deliberation toward the antirealism position in ethics; Lastly, (iii) presenting the criticize of Williams to moral theories systematic considering its universalist counterpoints such as Kantianism and contractualist and restating an antirealism position for ethics. On the one hand, these three elements provide points to reject the thesis of his theory incur in a vulgar relativism. On the other hand, there will be an endorsement of their adherence to a moral anti-realism, as this confers a deflated view of ethics in Williams' thought, in contrast with the streamlined version that aims to regulate the existence of different conceptions of life, dispositions to act and priority of goods. Thus, the objective is to stress that ethical considerations of Williams not seek an Archimedean point supposedly stable for fundamental ethical choices, but a consideration of human reflective dimension to ensure the actual place of desires, emotions and dispositions to act within the complexity of human ethical life.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAFilosofiaInternalismoDeliberaçãoSistematização moralNormatividadeInternalismDeliberationMoral systematizationNormativityInternalismo de Razões e a Deflação da Sistematização Ética segundo Bernard Williams.Internalism of Reasons and the Deflation of Ethical Systematization according to Bernard Williams.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/7775489347164136http://lattes.cnpq.br/6030637957237611Barbosa, Evandrohttp://lattes.cnpq.br/4540090727696342Ferraz, Carlos AdrianoMatos, Cristiann Wissmanninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCristiann Wissmann Matos_Dissertacao.pdf.txtCristiann Wissmann Matos_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain296412http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5097/6/Cristiann%20Wissmann%20Matos_Dissertacao.pdf.txt8e05874d801873bc79b95e0b02017590MD56open accessTHUMBNAILCristiann Wissmann Matos_Dissertacao.pdf.jpgCristiann Wissmann Matos_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5097/7/Cristiann%20Wissmann%20Matos_Dissertacao.pdf.jpgf5046d7c3453a524f85c87af46625959MD57open accessORIGINALCristiann Wissmann Matos_Dissertacao.pdfCristiann Wissmann Matos_Dissertacao.pdfapplication/pdf1237785http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5097/1/Cristiann%20Wissmann%20Matos_Dissertacao.pdffc856b80369e4046a12aeb3e24750928MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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