Percepção da Conscientização Ambiental Cidadã diante das Ações Antrópicas à partir da Compreensão da Legislação Brasileira
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9188 |
Resumo: | Nas últimas décadas, registros de grande parte da comunidade científica mundial tem afirmado que os índices de poluição e degradação dos ecossistemas crescem proporcionalmente ao crescimento populacional, sendo as ações humanas as únicas causadoras de impactos ambientais. Entretanto, na atualidade, diante de um cenário diverso e conflitante, característico das ações antrópicas frente às necessidades básicas de subsistência, desigualdades sociais e culturais, acesso a informação e de desenvolvimento econômico, faz-se necessária a constante avaliação crítica de normas e suas aplicabilidades. Neste contexto objetiva-se buscar aferir a percepção de cidadania ambiental, após 24 anos de vigência da lei federal 9.605/98 – a lei dos crimes ambientais, que estabeleceu critérios e procedimentos normativos para a exploração dos recursos e serviços ambientais no Brasil, bem como a tipificação e responsabilização criminal, caso pertinente, de ações tanto da pessoa jurídica como também imputando aos cidadãos comuns, deveres individuais e coletivos se comprovados impactos negativos com danos ambientais, assim como, a inserção da educação ambiental na Constituição Federal Brasileira. Partindo deste pressuposto de que o cidadão/eleitor é o condutor e detentor do poder de decisão, nos atos e fatos cotidianos individuais, inclusive atuação participativa da autonomia universitária, sendo este quem delega pelo voto seus representantes legislativos e do conselho universitário. Ao compreender a mensuração da cidadania e educação ambiental, do conhecimento e eficácia de proteção legal ambiental, numa população de acadêmicos nos cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, objetiva-se buscar um diagnóstico concreto agregando conhecimento técnico metodologicamente atualizado. Para obtenção dos dados e maior alcance possível, foram elaborados e enviados questionários digitais via e-mail, aos ambientes deste grupo social pesquisados. Os resultados desta investigação e registros de dados podem contribuir significativamente para construção do conhecimento acadêmico e científico acerca da conscientização ambiental cidadã entre pós graduandos da UFPel. O estudo aponta uma lacuna expressiva, em carência de transversalidade da Educação Ambiental, agravado no ambiente de pós-graduação, enfraquecida participação cidadã, maior desconhecimento do marco legal ambiental diante da consciência plena de ser necessária tal apropriação. Vislumbra novos questionamentos e reprodutibilidades para a construção aberta e transparente de novos conceitos de sustentabilidade e cidadania. |
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2023-03-23T19:43:36Z2022-03-232023-03-23T19:43:36Z2022-12-16VARGAS, Marcelo Fonseca. Percepção da Conscientização Ambiental Cidadã diante das Ações Antrópicas à partir da Compreensão da Legislação Brasileira. 2022. 63f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Centro de Engenharias, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9188Nas últimas décadas, registros de grande parte da comunidade científica mundial tem afirmado que os índices de poluição e degradação dos ecossistemas crescem proporcionalmente ao crescimento populacional, sendo as ações humanas as únicas causadoras de impactos ambientais. Entretanto, na atualidade, diante de um cenário diverso e conflitante, característico das ações antrópicas frente às necessidades básicas de subsistência, desigualdades sociais e culturais, acesso a informação e de desenvolvimento econômico, faz-se necessária a constante avaliação crítica de normas e suas aplicabilidades. Neste contexto objetiva-se buscar aferir a percepção de cidadania ambiental, após 24 anos de vigência da lei federal 9.605/98 – a lei dos crimes ambientais, que estabeleceu critérios e procedimentos normativos para a exploração dos recursos e serviços ambientais no Brasil, bem como a tipificação e responsabilização criminal, caso pertinente, de ações tanto da pessoa jurídica como também imputando aos cidadãos comuns, deveres individuais e coletivos se comprovados impactos negativos com danos ambientais, assim como, a inserção da educação ambiental na Constituição Federal Brasileira. Partindo deste pressuposto de que o cidadão/eleitor é o condutor e detentor do poder de decisão, nos atos e fatos cotidianos individuais, inclusive atuação participativa da autonomia universitária, sendo este quem delega pelo voto seus representantes legislativos e do conselho universitário. Ao compreender a mensuração da cidadania e educação ambiental, do conhecimento e eficácia de proteção legal ambiental, numa população de acadêmicos nos cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, objetiva-se buscar um diagnóstico concreto agregando conhecimento técnico metodologicamente atualizado. Para obtenção dos dados e maior alcance possível, foram elaborados e enviados questionários digitais via e-mail, aos ambientes deste grupo social pesquisados. Os resultados desta investigação e registros de dados podem contribuir significativamente para construção do conhecimento acadêmico e científico acerca da conscientização ambiental cidadã entre pós graduandos da UFPel. O estudo aponta uma lacuna expressiva, em carência de transversalidade da Educação Ambiental, agravado no ambiente de pós-graduação, enfraquecida participação cidadã, maior desconhecimento do marco legal ambiental diante da consciência plena de ser necessária tal apropriação. Vislumbra novos questionamentos e reprodutibilidades para a construção aberta e transparente de novos conceitos de sustentabilidade e cidadania.In recent decades, records from a large part of the world's scientific community have stated that the rates of pollution and degradation of ecosystems grow proportionally to population growth, with human actions being the only cause of environmental impacts. However, nowadays, faced with a diverse and conflicting scenario, characteristic of anthropic actions in the face of basic subsistence needs, social and cultural inequalities, access to information and economic development, it is necessary to constantly critically assess norms and their applicability . In this context, the objective is to seek to assess the perception of environmental citizenship, after 24 years of validity of federal law 9.605/98 - the law of environmental crimes, which established normative criteria and procedures for the exploitation of environmental resources and services in Brazil, as well as the typification and criminal liability, if applicable, of actions both by the legal entity and also attributing individual and collective duties to ordinary citizens if proven negative impacts with environmental damage, as well as the inclusion of environmental education in the Brazilian Federal Constitution. Based on this assumption that the citizen/voter is the driver and holder of decision-making power, in individual everyday acts and facts, including participatory action of university autonomy, being this one who delegates by vote his legislative representatives and the university council. By understanding the measurement of citizenship and environmental education, the knowledge and effectiveness of environmental legal protection, in a population of academics in postgraduate courses at the Federal University of Pelotas, the objective is to seek a concrete diagnosis by adding methodologically updated technical knowledge. In order to obtain the data and achieve the greatest possible reach, digital questionnaires were prepared and sent via e-mail to the environments of this social group surveyed. The results of this investigation and data records can contribute significantly to the construction of academic and scientific knowledge about citizen environmental awareness among UFPel graduate students. The study points to a significant gap, in lack of transversality in Environmental Education, aggravated in the postgraduate environment, weakened citizen participation, greater lack of knowledge of the environmental legal framework in view of the full awareness of the need for such appropriation. It envisages new questions and reproducibility for the open and transparent construction of new concepts of sustainability and citizenship.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ciências AmbientaisUFPelBrasilCentro de EngenhariasCNPQ::OUTROS::CIENCIASCrimes ambientaisLeis ambientaisCidadania ambientalEducação ambientalPercepção ambientalEnvironmental crimesEnvironmental lawsEnvironmental citizenshipEnvironmental educationEnvironmental perceptionPercepção da Conscientização Ambiental Cidadã diante das Ações Antrópicas à partir da Compreensão da Legislação Brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6531474197522213http://lattes.cnpq.br/1885554662703620Missio, André Luizhttp://lattes.cnpq.br/6923877786371495Vieira, Bruno MüllerVargas, Marcelo Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Marcelo_Fonseca_Vargas.pdf.txtDissertacao_Marcelo_Fonseca_Vargas.pdf.txtExtracted texttext/plain63http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9188/6/Dissertacao_Marcelo_Fonseca_Vargas.pdf.txt4cd8a303e123f0d6276cf3716359a9b0MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Marcelo_Fonseca_Vargas.pdf.jpgDissertacao_Marcelo_Fonseca_Vargas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9188/7/Dissertacao_Marcelo_Fonseca_Vargas.pdf.jpg67d866dde7a2d24ace05482f3fe22a54MD57open accessORIGINALDissertacao_Marcelo_Fonseca_Vargas.pdfDissertacao_Marcelo_Fonseca_Vargas.pdfapplication/pdf7104632http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9188/1/Dissertacao_Marcelo_Fonseca_Vargas.pdfef0f1a9ec0ea0fc36ba87ee6e7f2ec89MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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