A organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento na formação de professores de Educação Física
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4940 |
Resumo: | A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Escola, Formação e Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, tem como tema a formação dos professores de Educação Física, organizada com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes, Resoluções CNE/CP 01 e 02/2002 e CNE/CES 07/04. Orientando nossa investigação, apresentamos como problema de pesquisa a pergunta científica “Que contradições existem na organização do trabalho pedagógico e no trato com o conhecimento na formação de professores de Educação Física e como elas se apresentam frente à organização do trabalho no Modo de Produção Capitalista no atual contexto de crise estrutural do capital?“. Tendo como aporte teórico o Materialismo Histórico Dialético, elaboramos um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura e bacharelado da UFPEL e utilizamos como instrumentos de coleta de informações análise dos documentos que dispõem sobre a formação em Educação Física na ESEF/UFPEL e em âmbito nacional, entrevista semiestruturada com professores que compõem o quadro docente nos cursos de Educação Física da ESEF/UFPEL e questionário com os estudantes dos cursos de licenciatura (diurno) e bacharelado em Educação Física dessa mesma instituição. O processo de análise do material coletado no trabalho de campo pautou-se na articulação entre as categorias filosóficas, científicas e empíricas. Empiricamente, verificamos que a organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no processo de formação de professores de Educação Física na ESEF/UFPEL coadunam com o projeto impetrado pelo capital à educação no que tange à gestão e os processos decisórios, a subsunção da formação às demandas do mercado de trabalho, pautando-se pelas referências da empregabilidade, competências e movimento humano enquanto objeto de estudo, e negação do conhecimento historicamente produzido. Finalizamos apontando para proposta de Licenciatura Ampliada como alternativa superadora e a expressão teórica e política mais avançada no plano da formação de professores em Educação Física, tendo como eixos: a formação omnilateral, a história como matriz formativa, a cultura corporal como objeto de estudo, a práxis social como articuladora do conhecimento, a gestão democrática do trabalho escolar e pedagógico, a autoorganização dos estudantes e a referência de um projeto histórico claro e explícito, que supere a organização social do capital. |
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2019-12-05T22:59:53Z2019-12-05T22:59:53Z2013-11-12FILIPPINI, Isabella. Organização do trabalho pedagógico e trato com o conhecimento na formação de professores de Educação Física. 2013. 137f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4940A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Escola, Formação e Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, tem como tema a formação dos professores de Educação Física, organizada com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes, Resoluções CNE/CP 01 e 02/2002 e CNE/CES 07/04. Orientando nossa investigação, apresentamos como problema de pesquisa a pergunta científica “Que contradições existem na organização do trabalho pedagógico e no trato com o conhecimento na formação de professores de Educação Física e como elas se apresentam frente à organização do trabalho no Modo de Produção Capitalista no atual contexto de crise estrutural do capital?“. Tendo como aporte teórico o Materialismo Histórico Dialético, elaboramos um estudo de caso a partir dos cursos de licenciatura e bacharelado da UFPEL e utilizamos como instrumentos de coleta de informações análise dos documentos que dispõem sobre a formação em Educação Física na ESEF/UFPEL e em âmbito nacional, entrevista semiestruturada com professores que compõem o quadro docente nos cursos de Educação Física da ESEF/UFPEL e questionário com os estudantes dos cursos de licenciatura (diurno) e bacharelado em Educação Física dessa mesma instituição. O processo de análise do material coletado no trabalho de campo pautou-se na articulação entre as categorias filosóficas, científicas e empíricas. Empiricamente, verificamos que a organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no processo de formação de professores de Educação Física na ESEF/UFPEL coadunam com o projeto impetrado pelo capital à educação no que tange à gestão e os processos decisórios, a subsunção da formação às demandas do mercado de trabalho, pautando-se pelas referências da empregabilidade, competências e movimento humano enquanto objeto de estudo, e negação do conhecimento historicamente produzido. Finalizamos apontando para proposta de Licenciatura Ampliada como alternativa superadora e a expressão teórica e política mais avançada no plano da formação de professores em Educação Física, tendo como eixos: a formação omnilateral, a história como matriz formativa, a cultura corporal como objeto de estudo, a práxis social como articuladora do conhecimento, a gestão democrática do trabalho escolar e pedagógico, a autoorganização dos estudantes e a referência de um projeto histórico claro e explícito, que supere a organização social do capital.The present study, related to the line of research of the Post- Graduate Program in Physical Education of the Universidade Federal de Pelotas named “School, Training and Work”, has as subject the training of Physical Education teachers, organized according to the National Curriculum Guidelines, Resolution CNE/CP 01 and 02/2002 and CNE/CES 07/04. Directing our research, we present as the research problem the scientific question: "What contradictions exist in the organization of pedagogical work and treatment with knowledge the training of Physical Education teachers and how they present themselves before the organization of work in the Capitalist Mode of Production in the current context of structural crisis of capital?". Having as theoretical the Dialectical and Historical Materialism, we prepared a study case from the undergraduate courses in terms of teacher training degree and bachelor en the UFPEL and we used as instruments to collect information the analysis of the national and local (ESEF/UFPEL) documents related to the training in Physical Education, semi-structured interviews with teachers from both degree courses in ESEF/UFPEL and a questionnaire with the students also from both degree courses of the same institution. The process of analysis of the material collected during fieldwork was based in the link between the philosophical, scientific and empirical categories. Empirically, we found that the organization of pedagogical work and treatment with knowledge the training of Physical Education teachers in ESEF/UFPEL are consistent with the project filed by capital to education regarding to the management and decision processes, the subsuming of training to the demands of the labor market by having the references of employability, skills and human movement as an object of study, and by denying historically produced knowledge. We finish by pointing the Extended Teacher Degree as a surpassing alternative and as the most advanced political and theoretical expression regarding to training of Physical Education teachers, based on: omnilateral training, history as the educational principle, physical culture as study object, social praxis as an articulator of knowledge, democratic management of school and educational work, selforganization of students and the reference of a clear and explicit historical project clear and explicit that overcomes the Capital's social organization.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaFormação de professoresOrganização do trabalho pedagógicoPhysical educationTraining of teachersOrganization of pedagogical workA organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento na formação de professores de Educação FísicaOrganization of pedagogical work and treatment with knowledge in the Training of Physical Education Teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSouza, Maristela da SilvaFilippini, Isabellainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDISSERTACAO_Isabella_Filippini.pdf.txtDISSERTACAO_Isabella_Filippini.pdf.txtExtracted texttext/plain318338http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4940/6/DISSERTACAO_Isabella_Filippini.pdf.txtae0d7243c183d8265d2991fd1dc3d093MD56open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_Isabella_Filippini.pdf.jpgDISSERTACAO_Isabella_Filippini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4940/7/DISSERTACAO_Isabella_Filippini.pdf.jpg8b052fb57dd3e4c86ac62b743044c5f8MD57open accessORIGINALDISSERTACAO_Isabella_Filippini.pdfDISSERTACAO_Isabella_Filippini.pdfapplication/pdf1357120http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4940/1/DISSERTACAO_Isabella_Filippini.pdf2be9f4b318bac0a744e95546a743c015MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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