CAPES e o fomento aos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: um olhar a partir dos Estudos Sociais da Ciência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Gabriel Bandeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5141
Resumo: A presente dissertação está referenciada, teoricamente, na Sociologia da Ciência e nos Estudos Sociais da Ciência. Desde, sobretudo, a década de 1970, esses estudos sociológicos (sobre a Ciência) vêm desenvolvendo pesquisas que contemplam a temática central sobre a inextrincável relação entre Ciência e Sociedade, bem como a maneira pela qual o conhecimento científico é produzido socialmente e epistemologicamente. Com base nisto, buscamos identificar as razões que levaram a CAPES a acolher e a fomentar o desenvolvimento e a consolidação de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares no Brasil, nos últimos quinze anos. Objetivamos, também, nesta investigação compreender e explicar como tais Programas estão lidando e enfrentando o desafio de produzir conhecimento interdisciplinar, haja vista que a interdisciplinaridade envolve a superação da fragmentação, da linearidade e do isolamento, características da matriz disciplinar do conhecimento científico. Ademais, foi objetivo desta dissertação, identificar se esses Programas têm apontado soluções aos problemas de natureza complexa, característicos desta contemporaneidade. Assim, com o intuito de conhecer a realidade da produção de Ciência nos Programas Interdisciplinares, esta pesquisa apresenta uma combinação de dados quantitativos e qualitativos, a fim de mapear e enfatizar as questões políticas (ciência externalista) e epistemológicas (ciência internalista) que subjazem à produção de conhecimento nesses Programas. Dado o grande número de Programas que fazem parte da área de avalição interdisciplinar (289), trabalhamos com quatro deles, considerados de excelência pela CAPES (notas 6/7). Acreditamos que tais Programas atendem as necessidades empíricas da nossa investigação tanto no que diz respeito aos objetivos, como à verificação das hipóteses propostas.
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spelling 2020-05-04T19:36:38Z2020-04-302020-05-04T19:36:38Z2015-03-27COELHO, Gabriel Bandeira. CAPES e o fomento aos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: um olhar a partir dos Estudos Sociais da Ciência. 2015. 202 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5141A presente dissertação está referenciada, teoricamente, na Sociologia da Ciência e nos Estudos Sociais da Ciência. Desde, sobretudo, a década de 1970, esses estudos sociológicos (sobre a Ciência) vêm desenvolvendo pesquisas que contemplam a temática central sobre a inextrincável relação entre Ciência e Sociedade, bem como a maneira pela qual o conhecimento científico é produzido socialmente e epistemologicamente. Com base nisto, buscamos identificar as razões que levaram a CAPES a acolher e a fomentar o desenvolvimento e a consolidação de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares no Brasil, nos últimos quinze anos. Objetivamos, também, nesta investigação compreender e explicar como tais Programas estão lidando e enfrentando o desafio de produzir conhecimento interdisciplinar, haja vista que a interdisciplinaridade envolve a superação da fragmentação, da linearidade e do isolamento, características da matriz disciplinar do conhecimento científico. Ademais, foi objetivo desta dissertação, identificar se esses Programas têm apontado soluções aos problemas de natureza complexa, característicos desta contemporaneidade. Assim, com o intuito de conhecer a realidade da produção de Ciência nos Programas Interdisciplinares, esta pesquisa apresenta uma combinação de dados quantitativos e qualitativos, a fim de mapear e enfatizar as questões políticas (ciência externalista) e epistemológicas (ciência internalista) que subjazem à produção de conhecimento nesses Programas. Dado o grande número de Programas que fazem parte da área de avalição interdisciplinar (289), trabalhamos com quatro deles, considerados de excelência pela CAPES (notas 6/7). Acreditamos que tais Programas atendem as necessidades empíricas da nossa investigação tanto no que diz respeito aos objetivos, como à verificação das hipóteses propostas.This thesis, in theoretical terms, is based on the Sociology of Science and Social Science Studies. Since mainly to 1970s, these sociological studies (on science) are developing research that contemplate the issue on the inextricable relationship between science and society, as well as the way in which scientific knowledge is produced in theoretical and epistemological terms. Considering this, we seek to identify the reasons for the CAPES to accept and promote the development and consolidation of Interdisciplinary Post-graduate Programs, in Brazil, in the last fifteen years. We aim also, in this research, understand and explain how the surveyed programs deal and facing the challenge of producing interdisciplinary knowledge, whereas the interdisciplinary practice involves the overcoming of fragmentation, linearity and isolation ideas that are characteristics of disciplinary matrix of scientific knowledge.We further aim to verify in this research if the Programs have pointed out solutions to the complex problems, which is a feature of the times. In seeking to know the reality of Science in the production of Interdisciplinary Programs, this research presents both quantitative and qualitative data, in order to map, to highlight the political (externalist science) and epistemological (internalist science) issues, that are part of the of knowledge’s production in these programs. Considering the large number of programs that are part of the interdisciplinary evaluation area (in total are 289), we chose four programs, considered to be excellent by CAPES (6/7 grades). We believe that the choice of these programs allows us to answer the empirical aspects of this research, since they are fundamental to achieve our goal and to test the hypotheses proposed.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASociologiaInterdisciplinaridadeDisciplinarização do conhecimentoPós-graduaçãoSociologia da ciênciaInterdisciplinarityDisciplinarization of knowledgePostgraduateSociology of scienceCAPES e o fomento aos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares: um olhar a partir dos Estudos Sociais da Ciência.CAPES and the promotion of Interdisciplinary Graduate Programs: a look from the Social Studies of Science.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5520537266860368http://lattes.cnpq.br/0066482228124793Rodrigues, Léo PeixotoCoelho, Gabriel Bandeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Gabriel_Bandeira_Coelho.pdf.txtDissertacao_Gabriel_Bandeira_Coelho.pdf.txtExtracted texttext/plain506492http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5141/6/Dissertacao_Gabriel_Bandeira_Coelho.pdf.txt89c235d955ddd16adf5aa61ad1bd8fb1MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Gabriel_Bandeira_Coelho.pdf.jpgDissertacao_Gabriel_Bandeira_Coelho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5141/7/Dissertacao_Gabriel_Bandeira_Coelho.pdf.jpg6ffae77725dc0b5464d371aa20a59baeMD57open accessORIGINALDissertacao_Gabriel_Bandeira_Coelho.pdfDissertacao_Gabriel_Bandeira_Coelho.pdfapplication/pdf1906408http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5141/1/Dissertacao_Gabriel_Bandeira_Coelho.pdf6c1c14786ce57d92dc549f25729442ebMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5141/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5141/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5141/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5141/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/51412023-07-13 07:22:43.138open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5141VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:22:43Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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