Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calazans, Anna Flávia Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4080
Resumo: Este trabalho objetivou estudar o cenário de produtores da cooperativa COOPERTINGA, localizada em Formoso, Minas Gerais, e discorrer sobre o perfil e os pontos mais importantes voltados para as atividades no campo. A pesquisa foi realizadacom 19 produtores associados da Coopertinga, localizada na Zona Rural do Município do Formoso - MG, na região Noroeste do Estado de Minas Gerais, a uma altítude média de 1.026 metros, cujas distâncias são: 36 Km de Formoso – MG, 120 Km de Buritis – MG, 300 km de Unaí – MG, 265 Km de Brasília – DF e 175 Km de Formosa – GO. Esta pesquisa foi composta por 56 questões, com o intuito de averiguar o insumo agrícola mais importante, detalhes da aquisição de insumos, marcas e marketing, custos, potencial produtivo e qualidade dos mesmos. Os dados foramexpressos em porcentagem simples, além da descrição qualitativa dos dados. Desta maneira, foi possível conhecer o cenário de produtores da cooperativa e suas necessidades. O marketing dos produtos provenientes de empresas do agronegócio deve agir em prol de satisfazer a necessidade dos produtores, tornando seus produtos vantajosos, principalmente no requisito custo x benefício. Os produtores avaliaram o vigor como requisito primordial na escolha de sementes, que é um dos insumos mais importantes para se obter a produtividade, e, consequentemente, a lucratividade. Assim, uma cooperativa, a partir de facilidades na aquisição de insumos, de assistência e de informação, dentre outros, possibilita que seus associados possam competir no mercado, assegurando meios de sobrevivência aos produtores.
id UFPL_df93c55afa2fb882dc8a605c617e9817
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4080
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Calazans, Anna Flávia Santoshttp://lattes.cnpq.br/3772299829301196http://lattes.cnpq.br/5669903819418658Tunes, Lilian Vanussa Madruga de2018-07-17T21:35:21Z2018-07-162018-07-17T21:35:21Z2016-12-01CALAZANS, Anna Flávia.Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga. 2016. 57 p. Dissertação Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia e Produção de Sementes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4080Este trabalho objetivou estudar o cenário de produtores da cooperativa COOPERTINGA, localizada em Formoso, Minas Gerais, e discorrer sobre o perfil e os pontos mais importantes voltados para as atividades no campo. A pesquisa foi realizadacom 19 produtores associados da Coopertinga, localizada na Zona Rural do Município do Formoso - MG, na região Noroeste do Estado de Minas Gerais, a uma altítude média de 1.026 metros, cujas distâncias são: 36 Km de Formoso – MG, 120 Km de Buritis – MG, 300 km de Unaí – MG, 265 Km de Brasília – DF e 175 Km de Formosa – GO. Esta pesquisa foi composta por 56 questões, com o intuito de averiguar o insumo agrícola mais importante, detalhes da aquisição de insumos, marcas e marketing, custos, potencial produtivo e qualidade dos mesmos. Os dados foramexpressos em porcentagem simples, além da descrição qualitativa dos dados. Desta maneira, foi possível conhecer o cenário de produtores da cooperativa e suas necessidades. O marketing dos produtos provenientes de empresas do agronegócio deve agir em prol de satisfazer a necessidade dos produtores, tornando seus produtos vantajosos, principalmente no requisito custo x benefício. Os produtores avaliaram o vigor como requisito primordial na escolha de sementes, que é um dos insumos mais importantes para se obter a produtividade, e, consequentemente, a lucratividade. Assim, uma cooperativa, a partir de facilidades na aquisição de insumos, de assistência e de informação, dentre outros, possibilita que seus associados possam competir no mercado, assegurando meios de sobrevivência aos produtores.This work aimed to study the scenario of producers of the cooperative COOPERTINGA, located in Formoso, Minas Gerais, and discuss the profile and the most important points for the activities in the field. The research was carried out with 19 Coopertinga Associated Producers, located in the Rural Area of the Municipality of Formoso - MG, in the Northwest region of the State of Minas Gerais, at an average altitude of 1,026 meters, whose distances are: 36 Km from Formoso - MG, 120 Km from Buritis - MG, 300 km from Unaí - MG, 265 Km from Brasília - DF and 175 Km from Formosa - GO. This research was composed of 56 questions, with the purpose of ascertaining the most important agricultural input, details of the acquisition of inputs, about brands and marketing, costs, productive potential and quality. Data wereexpressedas a simple percentage, besides the qualitative description of the data. In this way, it was possible to know the scenario of cooperative producers and their needs. The marketing of products from agribusiness companies should act to meet the need of producers, making their products advantageous, especially in the cost-benefit requirement. Producers have evaluated vigor as a primary requirement in seed selection, which is one of the most important inputs for achieving productivity, and hence the profitability. Thus, a cooperative, based on facilities in the acquisition of inputs, assistance and information, among others, enables its members to compete adequately in the market, ensuring means of survival for producers.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de SementesUFPelBrasilFaculdade de Agronomia Eliseu MacielCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIACompetitividadeInsumosMarketingSementeiraCompetitivenessInputsSowingFatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertingainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDISSERTAÇÃO Anna Flávia Santos Calazans.pdf.txtDISSERTAÇÃO Anna Flávia Santos Calazans.pdf.txtExtracted texttext/plain109054http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4080/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anna%20Fl%c3%a1via%20Santos%20Calazans.pdf.txt33dd7443491bd6094b8b2a39c35373ccMD53open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO Anna Flávia Santos Calazans.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Anna Flávia Santos Calazans.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4080/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anna%20Fl%c3%a1via%20Santos%20Calazans.pdf.jpgc85ecd0baf91206074c15d5c53c56c95MD54open accessORIGINALDISSERTAÇÃO Anna Flávia Santos Calazans.pdfDISSERTAÇÃO Anna Flávia Santos Calazans.pdfapplication/pdf1186242http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4080/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anna%20Fl%c3%a1via%20Santos%20Calazans.pdfef0fa6b9211514d09a86cae5533e66d6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4080/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessprefix/40802023-07-13 03:16:04.513open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4080VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:16:04Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga
title Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga
spellingShingle Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga
Calazans, Anna Flávia Santos
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA
Competitividade
Insumos
Marketing
Sementeira
Competitiveness
Inputs
Sowing
title_short Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga
title_full Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga
title_fullStr Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga
title_full_unstemmed Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga
title_sort Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga
author Calazans, Anna Flávia Santos
author_facet Calazans, Anna Flávia Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3772299829301196
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5669903819418658
dc.contributor.author.fl_str_mv Calazans, Anna Flávia Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tunes, Lilian Vanussa Madruga de
contributor_str_mv Tunes, Lilian Vanussa Madruga de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA
topic CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA
Competitividade
Insumos
Marketing
Sementeira
Competitiveness
Inputs
Sowing
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Insumos
Marketing
Sementeira
Competitiveness
Inputs
Sowing
description Este trabalho objetivou estudar o cenário de produtores da cooperativa COOPERTINGA, localizada em Formoso, Minas Gerais, e discorrer sobre o perfil e os pontos mais importantes voltados para as atividades no campo. A pesquisa foi realizadacom 19 produtores associados da Coopertinga, localizada na Zona Rural do Município do Formoso - MG, na região Noroeste do Estado de Minas Gerais, a uma altítude média de 1.026 metros, cujas distâncias são: 36 Km de Formoso – MG, 120 Km de Buritis – MG, 300 km de Unaí – MG, 265 Km de Brasília – DF e 175 Km de Formosa – GO. Esta pesquisa foi composta por 56 questões, com o intuito de averiguar o insumo agrícola mais importante, detalhes da aquisição de insumos, marcas e marketing, custos, potencial produtivo e qualidade dos mesmos. Os dados foramexpressos em porcentagem simples, além da descrição qualitativa dos dados. Desta maneira, foi possível conhecer o cenário de produtores da cooperativa e suas necessidades. O marketing dos produtos provenientes de empresas do agronegócio deve agir em prol de satisfazer a necessidade dos produtores, tornando seus produtos vantajosos, principalmente no requisito custo x benefício. Os produtores avaliaram o vigor como requisito primordial na escolha de sementes, que é um dos insumos mais importantes para se obter a produtividade, e, consequentemente, a lucratividade. Assim, uma cooperativa, a partir de facilidades na aquisição de insumos, de assistência e de informação, dentre outros, possibilita que seus associados possam competir no mercado, assegurando meios de sobrevivência aos produtores.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-17T21:35:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-16
2018-07-17T21:35:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CALAZANS, Anna Flávia.Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga. 2016. 57 p. Dissertação Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia e Produção de Sementes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4080
identifier_str_mv CALAZANS, Anna Flávia.Fatores relacionados à decisão de compra por produtores da Coopertinga. 2016. 57 p. Dissertação Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia e Produção de Sementes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4080/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anna%20Fl%c3%a1via%20Santos%20Calazans.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4080/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anna%20Fl%c3%a1via%20Santos%20Calazans.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4080/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anna%20Fl%c3%a1via%20Santos%20Calazans.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4080/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 33dd7443491bd6094b8b2a39c35373cc
c85ecd0baf91206074c15d5c53c56c95
ef0fa6b9211514d09a86cae5533e66d6
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846886321094656