Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11673 |
Resumo: | Há uma forte presença do desenho nos trabalhos. É uma prática que está intensamente vinculada ao meu processo antes mesmo da pintura, e que não se manifesta apenas como esqueleto desta, mas como elemento de fato, e que por vezes aparece como um vestígio da imagem primeira (GONÇALVES). Outro aspecto desse caráter indicial está na simplificação das formas, na medida em que acentuam sua ambiguidade e apenas sugerem uma figuração, se colocando nesse estado entre o figurativo e o abstrato. Ainda, aproximando mais do gesto pictórico, no decorrer do processo, indícios aparecem e desaparecem, no constante velar e desvelar do espaço da pintura, desse movimento constante entre superfície e profundidade. […] Percebo esses três núcleos temáticos que se manifestam na pintura a partir de uma relação afetiva de memórias de infância no Japão no caso da comida, na observação diária de um jardim pela janela da sala, num interesse pelo peixe enquanto animal de vida aquática e a forma de seu corpo enquanto elemento pictórico e, quando deslocado para o tridimensional, sua artificialidade enquanto objeto. Dessa maneira, trago em meu processo poético formas, cores e procedimentos desses contextos. |
id |
UFPL_e0dd89707a6c197695b70d4d247512ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11673 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-01-18T15:16:12Z2024-01-18T15:16:12Z2020ZARATE, Yuki Ynagaki Escate; REQUIÃO, Renata Azevedo. Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 29., 2020, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11673Há uma forte presença do desenho nos trabalhos. É uma prática que está intensamente vinculada ao meu processo antes mesmo da pintura, e que não se manifesta apenas como esqueleto desta, mas como elemento de fato, e que por vezes aparece como um vestígio da imagem primeira (GONÇALVES). Outro aspecto desse caráter indicial está na simplificação das formas, na medida em que acentuam sua ambiguidade e apenas sugerem uma figuração, se colocando nesse estado entre o figurativo e o abstrato. Ainda, aproximando mais do gesto pictórico, no decorrer do processo, indícios aparecem e desaparecem, no constante velar e desvelar do espaço da pintura, desse movimento constante entre superfície e profundidade. […] Percebo esses três núcleos temáticos que se manifestam na pintura a partir de uma relação afetiva de memórias de infância no Japão no caso da comida, na observação diária de um jardim pela janela da sala, num interesse pelo peixe enquanto animal de vida aquática e a forma de seu corpo enquanto elemento pictórico e, quando deslocado para o tridimensional, sua artificialidade enquanto objeto. Dessa maneira, trago em meu processo poético formas, cores e procedimentos desses contextos.porUFPelCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPoéticas visuaisPinturaMemóriaCultura japonesaAlimentaçãoUma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectZarate, Yuki Ynagaki EscateRequião, Renata Azevedoreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALUMA PRODUÇÃO EM PINTURA EM TRÊS ATOS.pdfUMA PRODUÇÃO EM PINTURA EM TRÊS ATOS.pdfapplication/pdf3976287http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11673/1/UMA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20EM%20PINTURA%20EM%20TR%c3%8aS%20ATOS.pdf1bd55aa3618fc20ebd3021020958a8aeMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11673/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTUMA PRODUÇÃO EM PINTURA EM TRÊS ATOS.pdf.txtUMA PRODUÇÃO EM PINTURA EM TRÊS ATOS.pdf.txtExtracted texttext/plain10466http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11673/3/UMA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20EM%20PINTURA%20EM%20TR%c3%8aS%20ATOS.pdf.txtc4bbd07b6ea908ee0f9284f0588e2798MD53open accessTHUMBNAILUMA PRODUÇÃO EM PINTURA EM TRÊS ATOS.pdf.jpgUMA PRODUÇÃO EM PINTURA EM TRÊS ATOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1879http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11673/4/UMA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20EM%20PINTURA%20EM%20TR%c3%8aS%20ATOS.pdf.jpg3de93460ac3cbf015c9e286fb0849097MD54open accessprefix/116732024-01-19 03:01:20.108open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-19T06:01:20Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe |
title |
Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe |
spellingShingle |
Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe Zarate, Yuki Ynagaki Escate Poéticas visuais Pintura Memória Cultura japonesa Alimentação |
title_short |
Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe |
title_full |
Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe |
title_fullStr |
Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe |
title_full_unstemmed |
Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe |
title_sort |
Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe |
author |
Zarate, Yuki Ynagaki Escate |
author_facet |
Zarate, Yuki Ynagaki Escate Requião, Renata Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Requião, Renata Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zarate, Yuki Ynagaki Escate Requião, Renata Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poéticas visuais Pintura Memória Cultura japonesa Alimentação |
topic |
Poéticas visuais Pintura Memória Cultura japonesa Alimentação |
description |
Há uma forte presença do desenho nos trabalhos. É uma prática que está intensamente vinculada ao meu processo antes mesmo da pintura, e que não se manifesta apenas como esqueleto desta, mas como elemento de fato, e que por vezes aparece como um vestígio da imagem primeira (GONÇALVES). Outro aspecto desse caráter indicial está na simplificação das formas, na medida em que acentuam sua ambiguidade e apenas sugerem uma figuração, se colocando nesse estado entre o figurativo e o abstrato. Ainda, aproximando mais do gesto pictórico, no decorrer do processo, indícios aparecem e desaparecem, no constante velar e desvelar do espaço da pintura, desse movimento constante entre superfície e profundidade. […] Percebo esses três núcleos temáticos que se manifestam na pintura a partir de uma relação afetiva de memórias de infância no Japão no caso da comida, na observação diária de um jardim pela janela da sala, num interesse pelo peixe enquanto animal de vida aquática e a forma de seu corpo enquanto elemento pictórico e, quando deslocado para o tridimensional, sua artificialidade enquanto objeto. Dessa maneira, trago em meu processo poético formas, cores e procedimentos desses contextos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-18T15:16:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-18T15:16:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZARATE, Yuki Ynagaki Escate; REQUIÃO, Renata Azevedo. Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 29., 2020, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11673 |
identifier_str_mv |
ZARATE, Yuki Ynagaki Escate; REQUIÃO, Renata Azevedo. Uma produção em pintura em três atos: a comida, o jardim e o peixe. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 29., 2020, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPel |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPel |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11673/1/UMA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20EM%20PINTURA%20EM%20TR%c3%8aS%20ATOS.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11673/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11673/3/UMA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20EM%20PINTURA%20EM%20TR%c3%8aS%20ATOS.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11673/4/UMA%20PRODU%c3%87%c3%83O%20EM%20PINTURA%20EM%20TR%c3%8aS%20ATOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1bd55aa3618fc20ebd3021020958a8ae a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154 c4bbd07b6ea908ee0f9284f0588e2798 3de93460ac3cbf015c9e286fb0849097 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710166767435776 |