Geração de modelos de predição para estudantes em risco de evasão em cursos técnicos a distância utilizando técnicas de mineração de dados
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3843 |
Resumo: | A evasão é considerada um dos principais problemas relacionados com a Educação a Distância (EAD). Nessa modalidade de ensino, a interação entre estudantes e professores geralmente é mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde ficam registradas em seus logs de interações as ações realizadas pelos estudantes e professores durante o processo de ensino-aprendizagem. O grande volume de dados gerados por essas interações permite a utilização de técnicas de mineração para analisar os dados dos estudantes. Este trabalho aplica técnicas de mineração de dados e aprendizagem de máquina em logs das interações dos estudantes de cursos técnicos a distância dentro dos AVAs com o objetivo de identificar estudantes em situação de risco de evasão, utilizando como variáveis principais de entrada para os modelos de predição apenas a contagem dessas interações e atributos variados das mesmas. Foram utilizados dados de logs no AVA (contagens de interações e situação final dos estudantes) de quatro cursos técnicos EAD. As interações dos estudantes foram contabilizadas separadamente da seguinte forma: quantidade de interações diárias, soma das interações semanais, média semanal das interações, desvio padrão e situação final. Foram avaliados dois cenários diferentes, sendo eles: 1) Geração de modelos de predição com treinamento e teste utilizando dados do próprio curso e a partir de validação cruzada e 2) Treinamento dos modelos com dados de três cursos e teste dos modelos com dados do curso restante. No primeiro cenário, foram obtidos modelos de predição da evasão com ACG de até 84% antes da décima semana de curso, alcançado 95% até a semana 52. No segundo, a maioria dos modelos de predição apresentam resultados de até 80% nas primeiras dez semanas de curso alcançando 98% antes da metade do curso. Um dos modelos alcançou uma ACG de até 95% desde as primeiras semanas. Na comparação direta com o modelo estatístico, ambas as técnicas apresentaram resultados próximos nas primeiras semanas. Entretanto, a partir da décima semana, os modelos gerados por meio de mineração de dados apresentaram um crescimento significativo nas ACG, enquanto que o modelo estatístico se manteve estável. Assim a contribuição deste trabalho é a geração de modelos de predição que possam auxiliar de forma mais precisa no combate a evasão. |
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2018-04-19T14:44:21Z2018-04-19T14:44:21Z2017-07-10QUEIROGA, Emanuel Marques. Geração de modelos de predição para estudantes em risco de evasão em cursos técnicos a distância utilizando técnicas de mineração de dados. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Computação, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3843A evasão é considerada um dos principais problemas relacionados com a Educação a Distância (EAD). Nessa modalidade de ensino, a interação entre estudantes e professores geralmente é mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde ficam registradas em seus logs de interações as ações realizadas pelos estudantes e professores durante o processo de ensino-aprendizagem. O grande volume de dados gerados por essas interações permite a utilização de técnicas de mineração para analisar os dados dos estudantes. Este trabalho aplica técnicas de mineração de dados e aprendizagem de máquina em logs das interações dos estudantes de cursos técnicos a distância dentro dos AVAs com o objetivo de identificar estudantes em situação de risco de evasão, utilizando como variáveis principais de entrada para os modelos de predição apenas a contagem dessas interações e atributos variados das mesmas. Foram utilizados dados de logs no AVA (contagens de interações e situação final dos estudantes) de quatro cursos técnicos EAD. As interações dos estudantes foram contabilizadas separadamente da seguinte forma: quantidade de interações diárias, soma das interações semanais, média semanal das interações, desvio padrão e situação final. Foram avaliados dois cenários diferentes, sendo eles: 1) Geração de modelos de predição com treinamento e teste utilizando dados do próprio curso e a partir de validação cruzada e 2) Treinamento dos modelos com dados de três cursos e teste dos modelos com dados do curso restante. No primeiro cenário, foram obtidos modelos de predição da evasão com ACG de até 84% antes da décima semana de curso, alcançado 95% até a semana 52. No segundo, a maioria dos modelos de predição apresentam resultados de até 80% nas primeiras dez semanas de curso alcançando 98% antes da metade do curso. Um dos modelos alcançou uma ACG de até 95% desde as primeiras semanas. Na comparação direta com o modelo estatístico, ambas as técnicas apresentaram resultados próximos nas primeiras semanas. Entretanto, a partir da décima semana, os modelos gerados por meio de mineração de dados apresentaram um crescimento significativo nas ACG, enquanto que o modelo estatístico se manteve estável. Assim a contribuição deste trabalho é a geração de modelos de predição que possam auxiliar de forma mais precisa no combate a evasão.Evasion is considered one of the main problems related to e-learning (EAD). In this teaching modality, the interaction between students and teachers is usually mediated by a Virtual Learning Environment (AVA), where the actions taken by students and teachers during the teaching-learning process are recorded in their interaction logs. The large volume of data generated by these interactions allows the use of mining techniques to analyze student data. This work applies data mining and machine learning techniques to logs of students’ interactions of distance technical courses within AVA’s in order to identify students at risk of evasion, using as main input variables for the prediction models Only the count of these interactions and varied attributes of them. Data from logs in the AVA (interaction counts and students’ final situation) of four EAD technical courses were used. Student interactions were counted separately as follows: number of daily interactions, sum of weekly interactions, weekly mean of interactions, standard deviation and final situation. Two different scenarios were evaluated: 1) Generation of prediction models with training and test using data from the course itself and from cross validation and 2) Training of the models with data from three courses and test of the models with data from the course remaining. In the first scenario, prediction models of prediction of ACG evasion up to 84% were obtained before the tenth week of course, reaching 95% until week 52. In the second scenario, most of the prediction models present results of up to 80% In the first ten weeks of the course reaching 98% before the middle of the course. One of the models has achieved an ACG of up to 95% since the first few weeks. In the direct comparison with the statistical model, both techniques showed close results in the first weeks. However, from the tenth week, the models generated through data mining showed a significant growth in the GCA, while the statistical model remained stable. The contribution of this work is the generation of models able to early predict dropout students.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoUFPelBrasilCentro de Desenvolvimento TecnológicoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOMineração de dadosPrediçãoEvasãoInteligência artificialData miningPredictionDropoutE-learningArtificial intelligenceGeração de modelos de predição para estudantes em risco de evasão em cursos técnicos a distância utilizando técnicas de mineração de dadosGenerating predictive models for at-risk students in distance technical courses using data mining techniquesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/7208667504755042http://lattes.cnpq.br/2782164252734586Araújo, Ricardo Matsumura dehttp://lattes.cnpq.br/1544604888519188Cechinel, CristianQueiroga, Emanuel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Emanuel_Marques_Queiroga.pdf.txtDissertacao_Emanuel_Marques_Queiroga.pdf.txtExtracted texttext/plain147795http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3843/6/Dissertacao_Emanuel_Marques_Queiroga.pdf.txtafa7953093320ca4ee9ee4da0f854030MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Emanuel_Marques_Queiroga.pdf.jpgDissertacao_Emanuel_Marques_Queiroga.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3843/7/Dissertacao_Emanuel_Marques_Queiroga.pdf.jpgff6bd61e40458ceba409aa99996c2b64MD57open accessORIGINALDissertacao_Emanuel_Marques_Queiroga.pdfDissertacao_Emanuel_Marques_Queiroga.pdfapplication/pdf2432628http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3843/1/Dissertacao_Emanuel_Marques_Queiroga.pdf15970ee4296421fce77cc535487acfdbMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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