O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Silvia Nara Siqueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3368
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo, tomando como base as ideias de Lev Semenovich Vygotsky, Alexis N. Leontiev e Daniil B. Elkonin (autores filiados à Psicologia Histórico-cultural), investigar se o jogo com regras explícitas, no contexto de intervenções individualizadas, pode: 1) ser um instrumento para o sucesso em estudantes do 3º e 4° ano do ensino fundamental que apresentam história de fracasso escolar; e 2) influenciar o desenvolvimento de funções psicológicas superiores (FPS), como a percepção, a atenção, a memória, o raciocínio e a tomada de consciência. O jogo com regras, como um caminho para modificação da história de fracasso escolar, tem sido pouco estudado na perspectiva histórico-cultural. A maior parte das pesquisas, que têm por base essa teoria, investiga o jogo na préescola. A pesquisa que deu suporte a esta tese teve caráter qualitativa e foi baseada em intervenções estruturadas em três momentos: avaliação inicial e final junto aos alunos, mães e professoras e intervenções por meio dos jogos “memória”, “cara a cara” e “damas”. Foi efetuada junto a três alunos com história de repetência, dois de 11 anos e um de 9, dois do sexo masculino e um do feminino. As intervenções foram realizadas na escola em que os alunos estudam, no horário das aulas, em espaço reservado. Os instrumentos utilizados para coletar os dados das FPS trabalhadas e do desempenho escolar dos sujeitos foram: entrevistas semi-estruturadas, análise documental (histórico escolar e boletim acadêmico), observação, Teste de Desempenho Escolar (TDE) e os subtestes de informação, compreensão, dígitos, semelhanças, aritmética e o de completar figuras da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC – III. A aplicação dos testes ocorreu de maneira assistida, ou seja, com apoio e a avaliação quantitativa (acerto e erro). O registro das ações, das falas e observações das intervenções foi realizado no diário de campo, como também gravado. A análise e interpretação dos dados foram realizadas por meio do método microgenético e de análise de conteúdo do tipo temática. Todas as análises sofreram processos de triangulação. As FPS (percepção, atenção, memória, raciocínio e tomada de consciência) e o desempenho acadêmico escolar foram estabelecidos como categorias teóricas e, como categoria emergente, foi considerada a formação da subjetividade dos sujeitos (especialmente no que concerne ao autoconceito relativo ao desempenho escolar e à autoestima). Os resultados indicaram que as intervenções obtiveram sucesso. A aprendizagem, ocorrida nas intervenções com a mediação dos jogos e da pesquisadora, promoveu o desenvolvimento das FPS e isso se refletiu no desempenho escolar dos estudantes: eles foram aprovados para a série seguinte. Percebeu-se também, efeitos no autoconceito relativo ao desempenho escolar e na autoestima dos sujeitos, que suscitaram mudanças no seu relacionamento interpessoal e no cuidado de si.
id UFPL_e7b1687d7c31cfc23d2318e4c69526ef
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3368
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700072T3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781551E7Damiani, Magda FlorianaPinheiro, Silvia Nara Siqueira2017-05-04T16:45:49Z2017-05-04T16:45:49Z2014-05-16PINHEIRO, Silvia Nara Siqueira. O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar?. 2014. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3368Esta pesquisa teve como objetivo, tomando como base as ideias de Lev Semenovich Vygotsky, Alexis N. Leontiev e Daniil B. Elkonin (autores filiados à Psicologia Histórico-cultural), investigar se o jogo com regras explícitas, no contexto de intervenções individualizadas, pode: 1) ser um instrumento para o sucesso em estudantes do 3º e 4° ano do ensino fundamental que apresentam história de fracasso escolar; e 2) influenciar o desenvolvimento de funções psicológicas superiores (FPS), como a percepção, a atenção, a memória, o raciocínio e a tomada de consciência. O jogo com regras, como um caminho para modificação da história de fracasso escolar, tem sido pouco estudado na perspectiva histórico-cultural. A maior parte das pesquisas, que têm por base essa teoria, investiga o jogo na préescola. A pesquisa que deu suporte a esta tese teve caráter qualitativa e foi baseada em intervenções estruturadas em três momentos: avaliação inicial e final junto aos alunos, mães e professoras e intervenções por meio dos jogos “memória”, “cara a cara” e “damas”. Foi efetuada junto a três alunos com história de repetência, dois de 11 anos e um de 9, dois do sexo masculino e um do feminino. As intervenções foram realizadas na escola em que os alunos estudam, no horário das aulas, em espaço reservado. Os instrumentos utilizados para coletar os dados das FPS trabalhadas e do desempenho escolar dos sujeitos foram: entrevistas semi-estruturadas, análise documental (histórico escolar e boletim acadêmico), observação, Teste de Desempenho Escolar (TDE) e os subtestes de informação, compreensão, dígitos, semelhanças, aritmética e o de completar figuras da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC – III. A aplicação dos testes ocorreu de maneira assistida, ou seja, com apoio e a avaliação quantitativa (acerto e erro). O registro das ações, das falas e observações das intervenções foi realizado no diário de campo, como também gravado. A análise e interpretação dos dados foram realizadas por meio do método microgenético e de análise de conteúdo do tipo temática. Todas as análises sofreram processos de triangulação. As FPS (percepção, atenção, memória, raciocínio e tomada de consciência) e o desempenho acadêmico escolar foram estabelecidos como categorias teóricas e, como categoria emergente, foi considerada a formação da subjetividade dos sujeitos (especialmente no que concerne ao autoconceito relativo ao desempenho escolar e à autoestima). Os resultados indicaram que as intervenções obtiveram sucesso. A aprendizagem, ocorrida nas intervenções com a mediação dos jogos e da pesquisadora, promoveu o desenvolvimento das FPS e isso se refletiu no desempenho escolar dos estudantes: eles foram aprovados para a série seguinte. Percebeu-se também, efeitos no autoconceito relativo ao desempenho escolar e na autoestima dos sujeitos, que suscitaram mudanças no seu relacionamento interpessoal e no cuidado de si.This research aims, based on the ideas of Lev Semenovich Vygotsky, Leontiev and Alexis N. Daniil B. Elkonin (affiliated authors to the Historic-Cultural Psychology ), investigate if the game with explicit rules, in the context of individualized interventions, can: 1) be a tool for success in students of 3rd and 4th year of primary school who have history of school failure; 2) influence the development of higher mental functions (HMF), such as perception, attention, memory, reasoning and resumption of awareness. The game with rules, as a way for modification of the history of school failure, has been understudied in historical and cultural perspective. Most researches that are based on this theory, investigates the game in preschool. The research that supports this thesis was qualitative in nature and was based on interventions structured in three stages: initial and final evaluation with the students, mothers and teachers and interventions through the game "Memory", "face to face" and "checkers". Was performed with three students with a history of repetition, two 11 years and 9 years old, male and female. The interventions were conducted at schools where students study, during school hours, in placeholder. The instruments used to collect data from the HMS worked and school performance of subjects were semi-structured interviews, document analysis (academic transcripts and academic bulletin), observation, understanding, digits, similarities, arithmetic, picture completion and the Wechsler intelligence Scale for Children – WISC – III. The application of the tests occurred in a assisted manner, that is, supported with quantitative evaluation (trial and error), semi-structured interviews, document analysis (transcript and academic bulletin) and observation. The record of the actions, the words and observations of interventions was performed in the field diary, as well as recorded. The analysis and data interpretation were performed using microgenetic method and analysis of thematic content. All analyzes suffered triangulation process. The HMF (perception, attention, memory, reasoning and awareness) and academic performance of the subjects were settled into the theoretical categories and, as an emerging category, was considered the formation of subjectivity of the subject (especially in relation to self regarding school performance and self-esteem). The results indicated that the interventions were successful. The learning that occurred in interventions with games and researcher mediation has promoted the development of FPS and this was reflected in the academic performance of students: they were approved for the following series. It was also perceived effects on self-concept on the academic performance and selfesteem of the subjects, which raised changes in your interpersonal relationships and self care.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoPsicologia educacionalAprendizagem cognitivaJogos educativosO jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTPINHEIRO, Silvia Nara Siqueira.pdf.txtPINHEIRO, Silvia Nara Siqueira.pdf.txtExtracted texttext/plain455495http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/6/PINHEIRO%2c%20Silvia%20Nara%20Siqueira.pdf.txtc1f5c4ed22ae38198fffd5cea6725e93MD56open accessTHUMBNAILPINHEIRO, Silvia Nara Siqueira.pdf.jpgPINHEIRO, Silvia Nara Siqueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/7/PINHEIRO%2c%20Silvia%20Nara%20Siqueira.pdf.jpgf87e6fe6b1e8c6972a59d1cacca41ef9MD57open accessORIGINALPINHEIRO, Silvia Nara Siqueira.pdfPINHEIRO, Silvia Nara Siqueira.pdfapplication/pdf1026037http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/1/PINHEIRO%2c%20Silvia%20Nara%20Siqueira.pdf9a9361156fe5c2d52d1d6f5c6453d605MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/33682023-07-13 06:00:15.225open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:00:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar
title O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar
spellingShingle O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar
Pinheiro, Silvia Nara Siqueira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Psicologia educacional
Aprendizagem cognitiva
Jogos educativos
title_short O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar
title_full O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar
title_fullStr O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar
title_full_unstemmed O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar
title_sort O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar
author Pinheiro, Silvia Nara Siqueira
author_facet Pinheiro, Silvia Nara Siqueira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700072T3
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781551E7
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Damiani, Magda Floriana
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Silvia Nara Siqueira
contributor_str_mv Damiani, Magda Floriana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Psicologia educacional
Aprendizagem cognitiva
Jogos educativos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Psicologia educacional
Aprendizagem cognitiva
Jogos educativos
description Esta pesquisa teve como objetivo, tomando como base as ideias de Lev Semenovich Vygotsky, Alexis N. Leontiev e Daniil B. Elkonin (autores filiados à Psicologia Histórico-cultural), investigar se o jogo com regras explícitas, no contexto de intervenções individualizadas, pode: 1) ser um instrumento para o sucesso em estudantes do 3º e 4° ano do ensino fundamental que apresentam história de fracasso escolar; e 2) influenciar o desenvolvimento de funções psicológicas superiores (FPS), como a percepção, a atenção, a memória, o raciocínio e a tomada de consciência. O jogo com regras, como um caminho para modificação da história de fracasso escolar, tem sido pouco estudado na perspectiva histórico-cultural. A maior parte das pesquisas, que têm por base essa teoria, investiga o jogo na préescola. A pesquisa que deu suporte a esta tese teve caráter qualitativa e foi baseada em intervenções estruturadas em três momentos: avaliação inicial e final junto aos alunos, mães e professoras e intervenções por meio dos jogos “memória”, “cara a cara” e “damas”. Foi efetuada junto a três alunos com história de repetência, dois de 11 anos e um de 9, dois do sexo masculino e um do feminino. As intervenções foram realizadas na escola em que os alunos estudam, no horário das aulas, em espaço reservado. Os instrumentos utilizados para coletar os dados das FPS trabalhadas e do desempenho escolar dos sujeitos foram: entrevistas semi-estruturadas, análise documental (histórico escolar e boletim acadêmico), observação, Teste de Desempenho Escolar (TDE) e os subtestes de informação, compreensão, dígitos, semelhanças, aritmética e o de completar figuras da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – WISC – III. A aplicação dos testes ocorreu de maneira assistida, ou seja, com apoio e a avaliação quantitativa (acerto e erro). O registro das ações, das falas e observações das intervenções foi realizado no diário de campo, como também gravado. A análise e interpretação dos dados foram realizadas por meio do método microgenético e de análise de conteúdo do tipo temática. Todas as análises sofreram processos de triangulação. As FPS (percepção, atenção, memória, raciocínio e tomada de consciência) e o desempenho acadêmico escolar foram estabelecidos como categorias teóricas e, como categoria emergente, foi considerada a formação da subjetividade dos sujeitos (especialmente no que concerne ao autoconceito relativo ao desempenho escolar e à autoestima). Os resultados indicaram que as intervenções obtiveram sucesso. A aprendizagem, ocorrida nas intervenções com a mediação dos jogos e da pesquisadora, promoveu o desenvolvimento das FPS e isso se refletiu no desempenho escolar dos estudantes: eles foram aprovados para a série seguinte. Percebeu-se também, efeitos no autoconceito relativo ao desempenho escolar e na autoestima dos sujeitos, que suscitaram mudanças no seu relacionamento interpessoal e no cuidado de si.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T16:45:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-04T16:45:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Silvia Nara Siqueira. O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar?. 2014. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3368
identifier_str_mv PINHEIRO, Silvia Nara Siqueira. O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar?. 2014. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
url http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/6/PINHEIRO%2c%20Silvia%20Nara%20Siqueira.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/7/PINHEIRO%2c%20Silvia%20Nara%20Siqueira.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/1/PINHEIRO%2c%20Silvia%20Nara%20Siqueira.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3368/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c1f5c4ed22ae38198fffd5cea6725e93
f87e6fe6b1e8c6972a59d1cacca41ef9
9a9361156fe5c2d52d1d6f5c6453d605
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846973876142080