“A dança da verdade”: Bausch e Heidegger.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5904 |
Resumo: | A presente pesquisa originou-se de um seminário apresentado na disciplina: Heidegger: ontologia e humanismo (Ser e Tempo e Sobre o Humanismo) e discorre sobre um primeiro contato com a obra A Origem da Obra de Arte do Filosofo alemão Martin Heidegger relativo ao primeiro semestre do curso de Especialização: Temas da Filosofia Contemporânea pelo PPGFil- UFPel. A partir do questionamento “Há possibilidade de relação entre as distintas esferas artísticas?” pode-se perceber que na obra de Heidegger A Origem da Obra de Arte há um conteúdo com a densidade necessária para responder afirmativamente à questão. A fim de enriquecer tal proposta, e como exemplo para demonstrar como a dança, enquanto “obra de arte” pode permitir o acesso à verdade para o ser humano, único Ente que porta um Ser e pode assumir existencialmente isso, como apregoa Heidegger, a dança-teatro da bailarina contemporânea, também de origem alemã, Pina Bausch é uma forma de arte bastante esclarecedora: sua “dança-arte” tem como mote, em suas composições, elementos da vida e do cotidiano para a criação em dança, facilitando, desta forma, a articulação de compreensão acerca da obra Heideggeriana. |
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