Identidade e resistência na cultura negra através dos tempos: o movimento Charme (black music) em Pelotas
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9094 |
Resumo: | Apresentam-se, nesta dissertação no campo das manifestações culturais envolvendo a musicalidade negra, os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender o Movimento Charme, como um espaço de fortalecimento da cultura, de construção identitária, repleto de imagens, símbolos e significados afrodispóricos. Para melhor perceber esse espaço, o presente estudo tem como objetivo central investigar como os frequentadores das cenas de cultura Charme da cidade de Pelotas percebem a construção de suas identidades a partir do repertório de elementos presentes nas cenas do black music pelotense, e como eles experenciaram ao longo do tempo o direito a cidade na realização dos eventos envolvendo a musicalidade negra. A pesquisa foi realizada na cidade de Pelotas/RS-Brasil, articulando a observação do campo à entrevista conversacional com um universo entrevistado constituído por dezesseis participantes, divididos entre três grupos: Artista 1, Frequentadores 9, Organizadores 4 e Poder Público 2. Quanto ao gênero contou com cinco mulheres e onze homens. Foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado com perguntas relacionadas ao fortalecimento da cultura e a produção de identidade e resistência no Charme em Pelotas. Para definir o recorte amostral, optouse em utilizar o método bola de neve ou snowball sampling, o que possibilitou a chegar nos charmeiros, simpatizantes, produtores de eventos e poder público. A análise das entrevistas permitiu compreender como diferentes gerações percebem a musicalidade negra e seus espaços de socialização como parte integrante da construção identitária e direito a cidade. Buscou-se assim, compreender esse contexto geracional de envolvimento com a musicalidade negra, e o caminho percorrido em suas lembranças até o período compreendido entre 2016 a 2018, quando o movimento Charme fez parte da agenda cultural no revitalizado Mercado Público de Pelotas difundindo a musicalidade e a cultura negra, e encerrado de forma unilateral em 2018 pelo poder público local. A musicalidade, a dança, a linguagem, os símbolos encontrados no Charme se apresentaram como uma potente característica identitária de manifestação da cultura negra que ainda atrai os iguais, une e fortalece a identidade dos grupos. |
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2023-02-24T02:47:31Z2023-02-24T02:47:31Z2022-09-29GOMES, Adriana de Souza. Identidade e resistência na cultura negra através dos tempos: o movimento Charme (black music) em Pelotas. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9094Apresentam-se, nesta dissertação no campo das manifestações culturais envolvendo a musicalidade negra, os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender o Movimento Charme, como um espaço de fortalecimento da cultura, de construção identitária, repleto de imagens, símbolos e significados afrodispóricos. 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A musicalidade, a dança, a linguagem, os símbolos encontrados no Charme se apresentaram como uma potente característica identitária de manifestação da cultura negra que ainda atrai os iguais, une e fortalece a identidade dos grupos.In this dissertation, situated on the field of cultural manifestations involving black musicality, the results of the research developed with the objective of understanding the Charme movement, as a space for the strengthening of culture, of identity construction, full of afrodisporic images, symbols and meanings are presented. To better understand this space, the present study main objective is to investigate how the visitors of the Charm culture scenes in the city of Pelotas perceive the construction of their identities from the repertoire of elements present in the black music scenes from Pelotas, and how they experienced the right to the city in the realization of events involving black musicality. The research took place in the city of Pelotas/RS-Brazil, articulating the observation of the field to the conversational interview with an interviewed universe constituted by sixteen participants, divided into three groups: Artist (1), Attendees (9), Organizers (4) and Public Agents (2). It counted with five women and eleven men. The interviews were carried out with a semi-structured script with questions related to the strengthening of culture and the production of identity and resistance in Charm in Pelotas. To define the sample cut, it was decided to use the snowball sampling method, which made it possible to reach out to charmers, sympathizers, event producers and public authorities. The analysis of the interviews allowed us to understand how different generations perceive black musicality and its spaces of socialization as an integral part of the construction of identity and the right to the city. Thus, we tried to understand this generational context of involvement with black musicality, listening to their memories until the period between 2016 and 2018, when the Charm Movement was part of the cultural agenda in the revitalized Public Market of Pelotas, spreading musicality and black culture, ended unilaterally in 2018 by the local government. The musicality, dance, language, symbols found in Charm were presented as a powerful identity characteristic of the manifestation of black culture that still attracts equals, unites and strengthens the identity of the groups.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaIdentityResistanceMusicalityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIACharmeIdentidadeResistênciaMusicalidadeCharmIdentidade e resistência na cultura negra através dos tempos: o movimento Charme (black music) em PelotasIdentity and resistance in black culture through the ages: the charm movement (black music) in Pelotasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1502077206454784http://lattes.cnpq.br/7994446298778464Spolle, Marcus ViníciusGomes, Adriana de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAdriana_Gomes_Dissertação.pdf.txtAdriana_Gomes_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain261606http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9094/6/Adriana_Gomes_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt3517e41b64e0c3e1f98d5240cbcaa379MD56open accessTHUMBNAILAdriana_Gomes_Dissertação.pdf.jpgAdriana_Gomes_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9094/7/Adriana_Gomes_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg587f17fcca495cd6aceb3d3b85b86e8eMD57open accessORIGINALAdriana_Gomes_Dissertação.pdfAdriana_Gomes_Dissertação.pdfapplication/pdf2800425http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9094/1/Adriana_Gomes_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfdf61a644f70d2b277a78cf784b948cc9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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