“A moldura deste retrato em vão prende suas personagens”: fotografia, memória e esquecimento em Carlos Drummond de Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Mariane Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4481
Resumo: A presente pesquisa discute os usos do dispositivo fotográfico na poesia de Carlos Drummond de Andrade, visto que frequentemente encontramos nessa lírica um eu lírico leitor de fotografias, que a partir da observação de um retrato ou ainda de um álbum de fotografias, tenta elaborar o passado, organizar suas memórias e reconstituir suas lembranças. A fotografia, dessa maneira, aparece na lírica drummondiana não somente como uma temática recorrente, mas também como um modo de observação de mundo que perpassa mesmo os poemas que não discorrem sobre fotografias. Nesse sentido, estabelecemos como objetivos dessa pesquisa verificar como a fotografia opera na preservação de uma memória que, em Drummond, se apresenta incerta e frágil, bem como discutir de que forma a noção da impossibilidade de apreensão da totalidade do passado através da memória afeta a constituição da lírica drummondiana. Para isso, baseamos nossa discussão teórica principalmente em Susan Sontag (2004), Walter Benjamin (2017), Georges Didi-Huberman (1998), Giorgio Agamben (2007) e Joan Fontcuberta (2010). Delimitamos nosso corpus com base nas obras publicadas em tendência apontada por Alcides Villaça (2006) cujo desenvolvimento da temática da memória vai se dar de forma mais reflexiva e o poeta problematiza os movimentos dialéticos entre lembrar e esquecer. Assim, dentro desse recorte, selecionamos poemas das seguintes obras: Alguma poesia (1930), Brejo das almas (1934), Sentimento do mundo (1940), José (1942), A rosa do povo (1945), Novos poemas (1948), e Lição de coisas (1962). Foram analisados poemas em que foram encontradas referências a fotografias, retratos, imagens e demais referentes visuais, atentando ainda para aqueles que apresentavam características da linguagem visual manifestadas na linguagem poética. As análises confirmam nossa hipótese de que há uma relação entre a consciência da incapacidade de se apreender o passado através do dispositivo fotográfico e a característica gauche da poesia drummondiana, visto que a variação dos modos de interpretação dos usos do dispositivo fotográfico é permeado por ambivalências e contradições, fato que reitera o desajuste da personalidade drummondiana, já que ao mesmo tempo em que o eu lírico se utiliza das fotografias e da linguagem fotográfica para construção de sua própria poética, mostrando até mesmo a função social que elas podem exercer, insiste em problematizar suas falhas e limites. Ao pôr em evidência as fissuras do dispositivo fotográfico, todos os poemas analisados enfatizam ainda determinada melancolia e pessimismo, características mais uma vez associadas a um sujeito à esquerda dos acontecimentos.
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Nesse sentido, estabelecemos como objetivos dessa pesquisa verificar como a fotografia opera na preservação de uma memória que, em Drummond, se apresenta incerta e frágil, bem como discutir de que forma a noção da impossibilidade de apreensão da totalidade do passado através da memória afeta a constituição da lírica drummondiana. Para isso, baseamos nossa discussão teórica principalmente em Susan Sontag (2004), Walter Benjamin (2017), Georges Didi-Huberman (1998), Giorgio Agamben (2007) e Joan Fontcuberta (2010). Delimitamos nosso corpus com base nas obras publicadas em tendência apontada por Alcides Villaça (2006) cujo desenvolvimento da temática da memória vai se dar de forma mais reflexiva e o poeta problematiza os movimentos dialéticos entre lembrar e esquecer. Assim, dentro desse recorte, selecionamos poemas das seguintes obras: Alguma poesia (1930), Brejo das almas (1934), Sentimento do mundo (1940), José (1942), A rosa do povo (1945), Novos poemas (1948), e Lição de coisas (1962). Foram analisados poemas em que foram encontradas referências a fotografias, retratos, imagens e demais referentes visuais, atentando ainda para aqueles que apresentavam características da linguagem visual manifestadas na linguagem poética. As análises confirmam nossa hipótese de que há uma relação entre a consciência da incapacidade de se apreender o passado através do dispositivo fotográfico e a característica gauche da poesia drummondiana, visto que a variação dos modos de interpretação dos usos do dispositivo fotográfico é permeado por ambivalências e contradições, fato que reitera o desajuste da personalidade drummondiana, já que ao mesmo tempo em que o eu lírico se utiliza das fotografias e da linguagem fotográfica para construção de sua própria poética, mostrando até mesmo a função social que elas podem exercer, insiste em problematizar suas falhas e limites. Ao pôr em evidência as fissuras do dispositivo fotográfico, todos os poemas analisados enfatizam ainda determinada melancolia e pessimismo, características mais uma vez associadas a um sujeito à esquerda dos acontecimentos.The present research discusses the uses of the photographic device in the poetry of Carlos Drummond de Andrade, since we often find in this poetry a lyric I that is a reader of photographs, that from the observation of a portrait or a photo album, tries to elaborate the past, to organize and to reconstitute his memories. The photography thus appears in Drummond lyricism not only as a recurring theme, but also as a mode of world observation that pervades even poems that do not speak about photographs. In this sense, we set as goals of this research to verify how the photographs operate in the preservation of a memory that in Drummond is uncertain and fragile, as well as discuss how the notion of the impossibility of apprehending the totality of the past through memory affects Drummond lyricism. For this, we base our theoretical discussion mainly on Susan Sontag (2004), Walter Benjamin (2017), Georges Didi-Huberman (1998), Giorgio Agamben (2007) and Joan Fontcuberta (2010). We delimited our corpus based on the works of Drummond that fit the trend pointed out by Alcides Villaça (2006) whose development of the memory theme occurs in a more reflexive way and the poet problematizes the dialectical movements between remembering and forgetting. Thus, we selected poems of the following works: Alguma poesia (1930), Brejo das almas (1934), Sentimento do mundo (1940), José (1942), A rosa do povo (1945), Novos poemas (1948), and Lição de coisas (1962). Were analyzed poems in which were found references to photographs, portraits, images and other visual referents, also paying attention to those who presented visual language characteristics manifested in poetic language. The analyzes confirmed our hypothesis that there is a relation between the consciousness of the inability to perceive the past through the photographic device and the gauche characteristic, since the variation of the modes of interpretation of the uses of the photographic device is permeated by ambivalences and contradictions, a fact that reiterates the mismatch in the poet personality, since at the same time that the lyrical self uses photographs and the photographic language to construct its own poetics, showing even the social function that they can exert, insists on problematizing its failures and limits. By highlighting the fissures of the photographic device, all the poems analyzed also emphasize certain melancholy and pessimism, characteristics once again associated with a subject to the left of events.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAFotografiaMemóriaCarlos Drummond de AndradePhotographyMemory“A moldura deste retrato em vão prende suas personagens”: fotografia, memória e esquecimento em Carlos Drummond de Andradeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1196187972677645http://lattes.cnpq.br/5779140095343632Martins, Aulus MandagaráRocha, Mariane Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Mariane_Pereira_Rocha.pdf.txtDissertacao_Mariane_Pereira_Rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain186229http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4481/6/Dissertacao_Mariane_Pereira_Rocha.pdf.txtf4924e10cf8e45386bc195212824510bMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Mariane_Pereira_Rocha.pdf.jpgDissertacao_Mariane_Pereira_Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4481/7/Dissertacao_Mariane_Pereira_Rocha.pdf.jpgdc57765dff8000eed248941af1a1691dMD57open accessORIGINALDissertacao_Mariane_Pereira_Rocha.pdfDissertacao_Mariane_Pereira_Rocha.pdfapplication/pdf1381983http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4481/1/Dissertacao_Mariane_Pereira_Rocha.pdf7a49758e5ecc531395e00049fa99eb20MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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