Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3872 |
Resumo: | A partir de uma análise prévia de materiais didáticos dirigidos ao contexto da Expressão Gráfica Arquitetônica, relativos à descrição da forma e da aparência de objetos arquitetônicos por meios informáticos, identificam-se propósitos diferenciados que selecionam conceitos e procedimentos específicos a serem tratados na formação acadêmica. Neste artigo, caracterizam-se estes propósitos como "paradigmas" nas práticas didáticas de Expressão Gráfica. Utiliza-se a Teoria Antropológica da Didática, centrando-se em seus conceitos básicos de "praxeologia" e de "transposição didática" como marco metodológico para a análise. |
id |
UFPL_eea15c91ae6787513257161cc52cb781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3872 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Adriane Borda Almeida daFélix, Neusa Mariza Leite RodriguesArbeloa, Francisco José SerónPablos, Javier Arlegui de2018-05-11T18:55:23Z2018-05-11T18:55:23Z2002BORDA,A.B.A.S; ARBELOA, Francisco José Serón ; ARLEGUI, J. ; FÉLIX, Neusa Rodrigues . REPRESENTAÇÃO, FORMALIZAÇÃO E MODELAGEM: Identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica. Educação Gráfica (Bauru), Baurú, Univ. Estadual Paulista, v. 6, p. 155-165, 2002.2179-7374http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3872A partir de uma análise prévia de materiais didáticos dirigidos ao contexto da Expressão Gráfica Arquitetônica, relativos à descrição da forma e da aparência de objetos arquitetônicos por meios informáticos, identificam-se propósitos diferenciados que selecionam conceitos e procedimentos específicos a serem tratados na formação acadêmica. Neste artigo, caracterizam-se estes propósitos como "paradigmas" nas práticas didáticas de Expressão Gráfica. Utiliza-se a Teoria Antropológica da Didática, centrando-se em seus conceitos básicos de "praxeologia" e de "transposição didática" como marco metodológico para a análise.porRevista Educação GráficaExpressão gráfica arquitetônicaInformática gráficaTransposição didáticaArchitectural graphics representationComputer graphicsDidatic transpositionGEGRADIRepresentação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTRepresentacao-formalizacao.pdf.txtRepresentacao-formalizacao.pdf.txtExtracted texttext/plain12http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/6/Representacao-formalizacao.pdf.txt36c6f0b2061da514c400c0bc2749b5cfMD56open accessTHUMBNAILRepresentacao-formalizacao.pdf.jpgRepresentacao-formalizacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1390http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/7/Representacao-formalizacao.pdf.jpg7ea439abdff66942544fceb60628897bMD57open accessORIGINALRepresentacao-formalizacao.pdfRepresentacao-formalizacao.pdfapplication/pdf5220186http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/1/Representacao-formalizacao.pdf93c4d8c51357967709e48298862deed4MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/38722023-07-13 06:02:35.563open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3872VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:02:35Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica |
title |
Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica |
spellingShingle |
Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica Silva, Adriane Borda Almeida da Expressão gráfica arquitetônica Informática gráfica Transposição didática Architectural graphics representation Computer graphics Didatic transposition GEGRADI |
title_short |
Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica |
title_full |
Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica |
title_fullStr |
Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica |
title_full_unstemmed |
Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica |
title_sort |
Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica |
author |
Silva, Adriane Borda Almeida da |
author_facet |
Silva, Adriane Borda Almeida da Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues Arbeloa, Francisco José Serón Pablos, Javier Arlegui de |
author_role |
author |
author2 |
Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues Arbeloa, Francisco José Serón Pablos, Javier Arlegui de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriane Borda Almeida da Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues Arbeloa, Francisco José Serón Pablos, Javier Arlegui de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão gráfica arquitetônica Informática gráfica Transposição didática Architectural graphics representation Computer graphics Didatic transposition GEGRADI |
topic |
Expressão gráfica arquitetônica Informática gráfica Transposição didática Architectural graphics representation Computer graphics Didatic transposition GEGRADI |
description |
A partir de uma análise prévia de materiais didáticos dirigidos ao contexto da Expressão Gráfica Arquitetônica, relativos à descrição da forma e da aparência de objetos arquitetônicos por meios informáticos, identificam-se propósitos diferenciados que selecionam conceitos e procedimentos específicos a serem tratados na formação acadêmica. Neste artigo, caracterizam-se estes propósitos como "paradigmas" nas práticas didáticas de Expressão Gráfica. Utiliza-se a Teoria Antropológica da Didática, centrando-se em seus conceitos básicos de "praxeologia" e de "transposição didática" como marco metodológico para a análise. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-11T18:55:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-11T18:55:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORDA,A.B.A.S; ARBELOA, Francisco José Serón ; ARLEGUI, J. ; FÉLIX, Neusa Rodrigues . REPRESENTAÇÃO, FORMALIZAÇÃO E MODELAGEM: Identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica. Educação Gráfica (Bauru), Baurú, Univ. Estadual Paulista, v. 6, p. 155-165, 2002. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3872 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2179-7374 |
identifier_str_mv |
BORDA,A.B.A.S; ARBELOA, Francisco José Serón ; ARLEGUI, J. ; FÉLIX, Neusa Rodrigues . REPRESENTAÇÃO, FORMALIZAÇÃO E MODELAGEM: Identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica. Educação Gráfica (Bauru), Baurú, Univ. Estadual Paulista, v. 6, p. 155-165, 2002. 2179-7374 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação Gráfica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação Gráfica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/6/Representacao-formalizacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/7/Representacao-formalizacao.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/1/Representacao-formalizacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36c6f0b2061da514c400c0bc2749b5cf 7ea439abdff66942544fceb60628897b 93c4d8c51357967709e48298862deed4 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846975063130112 |