Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriane Borda Almeida da
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues, Arbeloa, Francisco José Serón, Pablos, Javier Arlegui de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3872
Resumo: A partir de uma análise prévia de materiais didáticos dirigidos ao contexto da Expressão Gráfica Arquitetônica, relativos à descrição da forma e da aparência de objetos arquitetônicos por meios informáticos, identificam-se propósitos diferenciados que selecionam conceitos e procedimentos específicos a serem tratados na formação acadêmica. Neste artigo, caracterizam-se estes propósitos como "paradigmas" nas práticas didáticas de Expressão Gráfica. Utiliza-se a Teoria Antropológica da Didática, centrando-se em seus conceitos básicos de "praxeologia" e de "transposição didática" como marco metodológico para a análise.
id UFPL_eea15c91ae6787513257161cc52cb781
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3872
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Silva, Adriane Borda Almeida daFélix, Neusa Mariza Leite RodriguesArbeloa, Francisco José SerónPablos, Javier Arlegui de2018-05-11T18:55:23Z2018-05-11T18:55:23Z2002BORDA,A.B.A.S; ARBELOA, Francisco José Serón ; ARLEGUI, J. ; FÉLIX, Neusa Rodrigues . REPRESENTAÇÃO, FORMALIZAÇÃO E MODELAGEM: Identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica. Educação Gráfica (Bauru), Baurú, Univ. Estadual Paulista, v. 6, p. 155-165, 2002.2179-7374http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3872A partir de uma análise prévia de materiais didáticos dirigidos ao contexto da Expressão Gráfica Arquitetônica, relativos à descrição da forma e da aparência de objetos arquitetônicos por meios informáticos, identificam-se propósitos diferenciados que selecionam conceitos e procedimentos específicos a serem tratados na formação acadêmica. Neste artigo, caracterizam-se estes propósitos como "paradigmas" nas práticas didáticas de Expressão Gráfica. Utiliza-se a Teoria Antropológica da Didática, centrando-se em seus conceitos básicos de "praxeologia" e de "transposição didática" como marco metodológico para a análise.porRevista Educação GráficaExpressão gráfica arquitetônicaInformática gráficaTransposição didáticaArchitectural graphics representationComputer graphicsDidatic transpositionGEGRADIRepresentação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTRepresentacao-formalizacao.pdf.txtRepresentacao-formalizacao.pdf.txtExtracted texttext/plain12http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/6/Representacao-formalizacao.pdf.txt36c6f0b2061da514c400c0bc2749b5cfMD56open accessTHUMBNAILRepresentacao-formalizacao.pdf.jpgRepresentacao-formalizacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1390http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/7/Representacao-formalizacao.pdf.jpg7ea439abdff66942544fceb60628897bMD57open accessORIGINALRepresentacao-formalizacao.pdfRepresentacao-formalizacao.pdfapplication/pdf5220186http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/1/Representacao-formalizacao.pdf93c4d8c51357967709e48298862deed4MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/38722023-07-13 06:02:35.563open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3872VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:02:35Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica
title Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica
spellingShingle Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica
Silva, Adriane Borda Almeida da
Expressão gráfica arquitetônica
Informática gráfica
Transposição didática
Architectural graphics representation
Computer graphics
Didatic transposition
GEGRADI
title_short Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica
title_full Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica
title_fullStr Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica
title_full_unstemmed Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica
title_sort Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica
author Silva, Adriane Borda Almeida da
author_facet Silva, Adriane Borda Almeida da
Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues
Arbeloa, Francisco José Serón
Pablos, Javier Arlegui de
author_role author
author2 Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues
Arbeloa, Francisco José Serón
Pablos, Javier Arlegui de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriane Borda Almeida da
Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues
Arbeloa, Francisco José Serón
Pablos, Javier Arlegui de
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão gráfica arquitetônica
Informática gráfica
Transposição didática
Architectural graphics representation
Computer graphics
Didatic transposition
GEGRADI
topic Expressão gráfica arquitetônica
Informática gráfica
Transposição didática
Architectural graphics representation
Computer graphics
Didatic transposition
GEGRADI
description A partir de uma análise prévia de materiais didáticos dirigidos ao contexto da Expressão Gráfica Arquitetônica, relativos à descrição da forma e da aparência de objetos arquitetônicos por meios informáticos, identificam-se propósitos diferenciados que selecionam conceitos e procedimentos específicos a serem tratados na formação acadêmica. Neste artigo, caracterizam-se estes propósitos como "paradigmas" nas práticas didáticas de Expressão Gráfica. Utiliza-se a Teoria Antropológica da Didática, centrando-se em seus conceitos básicos de "praxeologia" e de "transposição didática" como marco metodológico para a análise.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-11T18:55:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-11T18:55:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORDA,A.B.A.S; ARBELOA, Francisco José Serón ; ARLEGUI, J. ; FÉLIX, Neusa Rodrigues . REPRESENTAÇÃO, FORMALIZAÇÃO E MODELAGEM: Identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica. Educação Gráfica (Bauru), Baurú, Univ. Estadual Paulista, v. 6, p. 155-165, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3872
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2179-7374
identifier_str_mv BORDA,A.B.A.S; ARBELOA, Francisco José Serón ; ARLEGUI, J. ; FÉLIX, Neusa Rodrigues . REPRESENTAÇÃO, FORMALIZAÇÃO E MODELAGEM: Identificando paradigmas nas práticas didáticas de expressão gráfica arquitetônica. Educação Gráfica (Bauru), Baurú, Univ. Estadual Paulista, v. 6, p. 155-165, 2002.
2179-7374
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação Gráfica
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação Gráfica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/6/Representacao-formalizacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/7/Representacao-formalizacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/1/Representacao-formalizacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3872/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 36c6f0b2061da514c400c0bc2749b5cf
7ea439abdff66942544fceb60628897b
93c4d8c51357967709e48298862deed4
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846975063130112