Potencialidades do uso do vídeo “Soma 3” do Projeto MathLibras para o ensino de Matemática para crianças surdas, a partir da percepção de duas professoras.
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8791 |
Resumo: | A presente pesquisa, de caráter qualitativo, define-se como um estudo de caso, e tem como questão de pesquisa: “Qual a percepção das professoras sobre o uso do vídeo ‘Soma 3’ para o ensino de Matemática para crianças surdas do 1º e do 2º anos do Ensino Fundamental?”. Buscando responder à questão, o objetivo geral foi analisar a potencialidade do uso do vídeo “Soma 3” para o ensino de Matemática para crianças surdas do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, a partir da percepção de duas professoras. O texto discorre sobre o ensino da Matemática, a visualidade e a Educação de Surdos. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Especial Professor Alfredo Dub, escola bilíngue de surdos na cidade de Pelotas/RS, uma surda e uma ouvinte. A metodologia utilizada como fonte de produção e coleta de dados foi um questionário aplicado às professoras, sendo o retorno com as respostas, por escrito da professora ouvinte e, em forma de vídeo, da professora surda. A análise foi feita a partir da Análise de Conteúdo. Como resultado da presente pesquisa fica registrada a importância da visualidade no ensino da Matemática para crianças surdas, porém com o destaque que isso não se aplica exclusivamente a elas. Também foi possível perceber que o visual interfere de forma positiva na aprendizagem dessas crianças, inclusive com o uso de vídeos didáticos como um recurso, pois a partir da pesquisa realizada, se constatou que este é um excelente recurso para o ensino. Destaca-se, quanto ao uso do vídeo analisado, que apesar de se configurar como um instrumento positivo, não é indicado para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, devido ao seu nível de dificuldade. Outro aspecto constatado sobre o uso deste tipo de vídeo é quanto à língua, pois para que possa ser usado sem auxílio das professoras, será preciso que as crianças surdas tenham sua língua mais desenvolvida, ou seja, uma maior fluência na língua de sinais. |
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2022-11-10T12:03:38Z2022-11-102022-11-10T12:03:38Z2022-07-28RIBEIRO, Melissa Novack Oliveira. Potencialidades do uso do vídeo “Soma 3” do Projeto MathLibras para o ensino de Matemática para crianças surdas, a partir da percepção de duas professoras. 2022. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8791A presente pesquisa, de caráter qualitativo, define-se como um estudo de caso, e tem como questão de pesquisa: “Qual a percepção das professoras sobre o uso do vídeo ‘Soma 3’ para o ensino de Matemática para crianças surdas do 1º e do 2º anos do Ensino Fundamental?”. Buscando responder à questão, o objetivo geral foi analisar a potencialidade do uso do vídeo “Soma 3” para o ensino de Matemática para crianças surdas do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, a partir da percepção de duas professoras. O texto discorre sobre o ensino da Matemática, a visualidade e a Educação de Surdos. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Especial Professor Alfredo Dub, escola bilíngue de surdos na cidade de Pelotas/RS, uma surda e uma ouvinte. A metodologia utilizada como fonte de produção e coleta de dados foi um questionário aplicado às professoras, sendo o retorno com as respostas, por escrito da professora ouvinte e, em forma de vídeo, da professora surda. A análise foi feita a partir da Análise de Conteúdo. Como resultado da presente pesquisa fica registrada a importância da visualidade no ensino da Matemática para crianças surdas, porém com o destaque que isso não se aplica exclusivamente a elas. Também foi possível perceber que o visual interfere de forma positiva na aprendizagem dessas crianças, inclusive com o uso de vídeos didáticos como um recurso, pois a partir da pesquisa realizada, se constatou que este é um excelente recurso para o ensino. Destaca-se, quanto ao uso do vídeo analisado, que apesar de se configurar como um instrumento positivo, não é indicado para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, devido ao seu nível de dificuldade. Outro aspecto constatado sobre o uso deste tipo de vídeo é quanto à língua, pois para que possa ser usado sem auxílio das professoras, será preciso que as crianças surdas tenham sua língua mais desenvolvida, ou seja, uma maior fluência na língua de sinais.This academic research considers a qualitative approach and is a case study whose research question is “What is the perception of teachers about the use of the ‘Soma 3’ movie to teach Mathematics to deaf children in the 1st and 2nd year of Elementary School?”. Searching for an answer to this question, the general goal was to analyze the potential use of the “Soma 3” movie in the teaching of Mathematics for deaf children in the 1st and 2nd year of Elementary School, from the perception of two teachers. This text discusses the teaching of mathematics, visuality, and Deaf Education. The research subjects were two teachers, one deaf and one hearing, from the initial years of Elementary School at Escola Especial Professor Alfredo Dub (a bilingual school for the deaf) in the city of Pelotas/RS. The method used as a source of production and data collection was a questionnaire applied to the teachers, which returned with written answers from the hearing teacher and, in video form, from the deaf teacher. The basis for this investigation was Content Analysis. As a result of this research, we registered the importance of visuality in the teaching of Mathematics for deaf children, but with the emphasis that this does not apply only to them. It was also possible to perceive that the visuals interfere positively with the learning of these children, including the use of didactic videos as a resource. From the research conducted, it was figured it out that this is an excellent resource for teaching. It is noteworthy about the use of the analyzed video that despite being configured as a positive instrument, it is not indicated for the 1st and 2nd years of Elementary School, due to its difficulty level. Another aspect found about the use of this type of video is related to the language. For it to be used without the teacher's help, deaf children must have a more developed language, is that greater fluency in sign language.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUFPelBrasilInstituto de Física e MatemáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAnos iniciaisEnsino de matemáticaSurdoVídeoMathLibrasEarly yearsMathematics teachingDeafVideoPotencialidades do uso do vídeo “Soma 3” do Projeto MathLibras para o ensino de Matemática para crianças surdas, a partir da percepção de duas professoras.Potentialities of using the “Soma 3” movie, from the MathLibras Project, for teaching Mathematics to deaf children, based on the perception of two teachers.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/8658967466694747http://lattes.cnpq.br/5437896504110766Grützmann, Thaís PhilipsenRibeiro, Melissa Novack Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Melissa_Novack_Oliveira_Ribeiro.pdf.txtDissertacao_Melissa_Novack_Oliveira_Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain99995http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8791/6/Dissertacao_Melissa_Novack_Oliveira_Ribeiro.pdf.txt8248b10aece29731df8e542281eba007MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Melissa_Novack_Oliveira_Ribeiro.pdf.jpgDissertacao_Melissa_Novack_Oliveira_Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8791/7/Dissertacao_Melissa_Novack_Oliveira_Ribeiro.pdf.jpgb2cb91e563927d7baa26014195dc64bbMD57open accessORIGINALDissertacao_Melissa_Novack_Oliveira_Ribeiro.pdfDissertacao_Melissa_Novack_Oliveira_Ribeiro.pdfapplication/pdf2206447http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8791/1/Dissertacao_Melissa_Novack_Oliveira_Ribeiro.pdfc12e5cf3c97d10e441c1adc6007151f9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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