Qualidade das narrativas orais e escritas na alfabetização : o efeito das experiências na educação infantil
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5234 |
Resumo: | Este estudo descreve, analisa e compara a qualidade das narrativas orais e escritas de dois grupos de crianças do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental tomando como critério para análise as quatro categorias discursivas propostas por Tolchinsky (1995), a saber: i) a relação entre o dizer e o dito; ii) a presença e ausência do narrador; iii) as ações das personagens e suas motivações e iv) os acontecimentos e sua interpretação; bem como a extensão e a variedade de vocabulário. O primeiro grupo (G1) é formado por crianças que tiveram contato, na Educação Infantil, com a Pedagogia Montessoriana, e que experienciaram atividades voltadas à linguagem oral e à escrita; e o segundo (G2), por crianças que não vivenciaram tal metodologia e que, de modo geral, não foram expostas a atividades voltadas à prática da linguagem. Os dados de narrativas orais e escritas foram coletados a partir da aplicação de oficinas de produção de narrativas orais e escritas e os dados de vocabulário foram coletados por meio de teste elaborado especificamente para a pesquisa. Primeiramente foi realizada a descrição e análise dos dados de narrativa, (primeira categoria de análise) com base nas características discursivas de Tolchinsky (op. cit) e subsequentemente foram analisados os dados de vocabulário (segunda categoria de análise), cujos resultados dos dois grupos foram comparados estatisticamente. Os resultados obtidos nas duas categorias de análise foram discutidos e correlacionados. Os resultados mostraram que o grupo que vivenciou a metodologia montessoriana na Educação Infantil apresentou melhores resultados em se considerando as categorias analisadas. Foi possível também estabelecer uma correlação positiva entre o desempenho nas categorias discursivas e aquele observado nos testes de vocabulário, tanto no que diz respeito à extensão quanto à variedade. Comparando os resultados de narrativas orais com os resultados de narrativas escritas, observamos que, no que se refere à qualidade da narrativa, as produções de textos orais, tanto no G1 quanto no G2, apresentam mais qualidade. Além disso, nosso estudo revelou que há uma tendência de as qualidades da narrativa serem aprimoradas e intensificadas com o passar da idade e do processo de escolarização das crianças. Os resultados desta investigação apontam para um desempenho melhor no grupo onde o modelo de ensino é o montessoriano, o que pode estar relacionado ao tipo de atividades oferecidas em sala de aula para um e outro grupo, especialmente aquelas voltadas para o trabalho com a linguagem oral e escrita. |
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2020-05-09T02:22:10Z2020-05-072020-05-09T02:22:10Z2013LOPES, Cristiane de Ávila. Qualidade das narrativas orais e escritas na alfabetização: os efeitos das experiências na educação infantil.2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5234Este estudo descreve, analisa e compara a qualidade das narrativas orais e escritas de dois grupos de crianças do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental tomando como critério para análise as quatro categorias discursivas propostas por Tolchinsky (1995), a saber: i) a relação entre o dizer e o dito; ii) a presença e ausência do narrador; iii) as ações das personagens e suas motivações e iv) os acontecimentos e sua interpretação; bem como a extensão e a variedade de vocabulário. O primeiro grupo (G1) é formado por crianças que tiveram contato, na Educação Infantil, com a Pedagogia Montessoriana, e que experienciaram atividades voltadas à linguagem oral e à escrita; e o segundo (G2), por crianças que não vivenciaram tal metodologia e que, de modo geral, não foram expostas a atividades voltadas à prática da linguagem. Os dados de narrativas orais e escritas foram coletados a partir da aplicação de oficinas de produção de narrativas orais e escritas e os dados de vocabulário foram coletados por meio de teste elaborado especificamente para a pesquisa. Primeiramente foi realizada a descrição e análise dos dados de narrativa, (primeira categoria de análise) com base nas características discursivas de Tolchinsky (op. cit) e subsequentemente foram analisados os dados de vocabulário (segunda categoria de análise), cujos resultados dos dois grupos foram comparados estatisticamente. Os resultados obtidos nas duas categorias de análise foram discutidos e correlacionados. Os resultados mostraram que o grupo que vivenciou a metodologia montessoriana na Educação Infantil apresentou melhores resultados em se considerando as categorias analisadas. Foi possível também estabelecer uma correlação positiva entre o desempenho nas categorias discursivas e aquele observado nos testes de vocabulário, tanto no que diz respeito à extensão quanto à variedade. Comparando os resultados de narrativas orais com os resultados de narrativas escritas, observamos que, no que se refere à qualidade da narrativa, as produções de textos orais, tanto no G1 quanto no G2, apresentam mais qualidade. Além disso, nosso estudo revelou que há uma tendência de as qualidades da narrativa serem aprimoradas e intensificadas com o passar da idade e do processo de escolarização das crianças. Os resultados desta investigação apontam para um desempenho melhor no grupo onde o modelo de ensino é o montessoriano, o que pode estar relacionado ao tipo de atividades oferecidas em sala de aula para um e outro grupo, especialmente aquelas voltadas para o trabalho com a linguagem oral e escrita.This study describes, analyzes and compares the quality of oral and written narratives produced by two groups of first and second graders. Tolchinsky’s four discursive categories (1995) were applied to the analysis: i) the relation among the events and what is said ii) the presence and the absence of the narrator; iii) the actions of the characters and their motivation; and iv) the events and their interpretation, as well as the size and variety of vocabulary. The first group (G1) comprised children that had undergone the Montessori Pedagogy in Pre-school and had experienced activities which aimed at oral and written language. The second group (G2) consisted of children who had neither had contact with such methodology nor taken part in activities which aimed at language practice. Data on oral and written narratives were collected in workshops in which oral and written narratives were produced whereas data on vocabulary were collected by a test that was exclusively designed for the research. Firstly, based on Tolchinsky’s discursive characteristics, the description and the analysis of the data on narratives were carried out (first category of analysis). Afterwards, the data on vocabulary (second category of analysis) were analyzed. Results of both groups were then statistically compared. Besides, results of the categories of analysis were discussed and correlated. Results showed that the group that had undergone the Montessori methodology in Pre-school had better results in the categories under analysis. A positive correlation was also established between the children’s performance in the discursive categories and the one in the vocabulary tests, both in terms of size and variety. When the results of oral narratives were compared with written ones, the former had higher quality, in both groups, G1 and G2. Furthermore, this study showed that the quality of the narratives is prone to be improved and intensified as children get older and advance in their schooling processes. Finally, the fact that the group whose teaching model is the Montessori one performed better may be related to the kind of tasks the children had to carry out, mainly the ones which aimed at working on oral and written language.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAquisição da escritaQualidade da narrativaEducação infantilMetodologia montessorianaWriting acquisitionQuality of narrativeEarly childhood educationMontessori methodologyQualidade das narrativas orais e escritas na alfabetização : o efeito das experiências na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3126841382112091http://lattes.cnpq.br/5342617922616660Donicht, Gabrielehttp://lattes.cnpq.br/8926016516397508Miranda, Ana Ruth MorescoLopes, Cristiane de ÁvilaLOPES, Cristiane de Ávila. Qualidade das narrativas orais e escritas na alfabetização: os efeitos das experiências na educação infantil.2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertação Cristiane de Ávila Lopes versão final.pdf.txtDissertação Cristiane de Ávila Lopes versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain315886http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5234/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20de%20%c3%81vila%20Lopes%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txt948235282ada74a6fe0da23131509564MD56open accessTHUMBNAILDissertação Cristiane de Ávila Lopes versão final.pdf.jpgDissertação Cristiane de Ávila Lopes versão final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5234/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20de%20%c3%81vila%20Lopes%20vers%c3%a3o%20final.pdf.jpga4b553277b5290b01f95b99916c1020cMD57open accessORIGINALDissertação Cristiane de Ávila Lopes versão final.pdfDissertação Cristiane de Ávila Lopes versão final.pdfapplication/pdf2672560http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5234/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20de%20%c3%81vila%20Lopes%20vers%c3%a3o%20final.pdf63eeb36e6ab35397e81ac5572475e6deMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5234/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5234/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5234/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5234/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/52342023-07-13 07:03:16.893open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5234VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:03:16Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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