Técnicas de si e modo de vida: sobre a noção de “subjectivité” no último Foucault.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Tulipa Martins
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araldi, Clademir Luís
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6015
Resumo: A seguinte proposta de trabalho, no âmbito da filosofia, traz algumas considerações acerca da noção de “subjetividade” a partir da leitura de um curso de Michel Foucault recentemente traduzido no Brasil (2016) – curso ministrado no Collège de France em 1981 com o título Subjectivité e Vérité. Encontra-se nesse curso o desenvolvimento de algumas noções que contribuem para uma reflexão sobre a relação entre sujeito e verdade na trajetória do último Foucault. Em 1984, no curso de título Le Courage de la Vérité, Foucault desenvolve a noção de parresía (palavra grega que significa “falar francamente”) a partir da figura do filósofo cínico da Antiguidade. A noção de parresía, é desenvolvida por Foucault em pelo menos três cursos: A hermenêutica do sujeito (1982), O governo de si e dos outros (1983) e A coragem da verdade (1984). Desde 1981 Foucault dedica seus cursos ao pensamento Antigo – é o que consta na primeira nota de rodapé do curso de 1984, que seria então o último curso ministrado pelo autor, em que o mesmo aponta para o “fim dessa trip greco-romana”. Em 1984 Foucault resgata o cínico Diógenes de Sinope como tributário da ética do cuidado de si socrático. Nesse ano o francês ocupa-se com os textos gregos de Platão, Demóstenes e Isócrates, principalmente, mas também textos do Império Romano, como os do Imperador Juliano e também de Luciano (Os fugitivos). Em 1981 Foucault se referente as Artes de viver do período greco-romano como “discursos verdadeiros” – técnicas para viver. Em 1984 ele afirma que os diferentes discursos reconhecidos como verdadeiros poderiam ser analisados em termos epistemológicos, todavia não é esse tipo de análise que lhe interessa e lhe ocupa.
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