Afrodescendentes na universidade: as políticas de ações afirmativas no Brasil e na Colômbia numa perspectiva comparada (2000-2018).
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6901 |
Resumo: | A partir de 2000 Estados nacionais reconhecem institucionalmente as desigualdades associadas à raça em seus territórios e comprometem-se à promoção da igualdade racial, na ocasião conhecida como Conferência de Durban, a terceira conferência mundial contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e formas correlatas de intolerância promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas). Brasil e Colômbia fazem parte do grupo de países que implementam as medidas consensuadas nesta ocasião, estabelecendo cotas raciais universitárias, para alterar a desigualdade entre brancos e negros no acesso à universidade. Se, por um lado, essa política nasce para fins de objetivo em comum em ambos contextos, bem como em uma mesma conjuntura internacional, por outro lado, elas se desenvolvem distintamente. Desta forma, buscou-se realizar um panorama das ações afirmativas no Brasil e na Colômbia, identificando as diferenças entre os modelos, sua formação de agenda e seus resultados. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo qualitativo, estabelecendo uma política comparada, sob o recurso de técnica documental com pressuposto bibliográfico. Como arcabouço teórico, optou-se pelo Pós-colonialismo e as teorias decoloniais, conjunto de teorias que respalda a raça como categoria analítica, e que permite perceber as influências do colonialismo no desenvolvimento de opressões estruturais. |
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2021-01-22T14:07:34Z2021-01-222021-01-22T14:07:34Z2020-03-20Quadros, Mariana Felix de. AFRODESCENDENTES NA UNIVERSIDADE: As políticas de ações afirmativas no Brasil e na Colômbia numa perspectiva comparada (2000-2018). 2020. 122f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universi dade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6901A partir de 2000 Estados nacionais reconhecem institucionalmente as desigualdades associadas à raça em seus territórios e comprometem-se à promoção da igualdade racial, na ocasião conhecida como Conferência de Durban, a terceira conferência mundial contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e formas correlatas de intolerância promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas). Brasil e Colômbia fazem parte do grupo de países que implementam as medidas consensuadas nesta ocasião, estabelecendo cotas raciais universitárias, para alterar a desigualdade entre brancos e negros no acesso à universidade. Se, por um lado, essa política nasce para fins de objetivo em comum em ambos contextos, bem como em uma mesma conjuntura internacional, por outro lado, elas se desenvolvem distintamente. Desta forma, buscou-se realizar um panorama das ações afirmativas no Brasil e na Colômbia, identificando as diferenças entre os modelos, sua formação de agenda e seus resultados. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo qualitativo, estabelecendo uma política comparada, sob o recurso de técnica documental com pressuposto bibliográfico. Como arcabouço teórico, optou-se pelo Pós-colonialismo e as teorias decoloniais, conjunto de teorias que respalda a raça como categoria analítica, e que permite perceber as influências do colonialismo no desenvolvimento de opressões estruturais.The 2000s represented a paradigm shift on the nation-states institutional recognition about their own internal racial inequality, resulting in the commitment to the promotion of racial equality in the UN sponsored third world conference against racism, racial discrimination, xenophobia and related forms of intolerance, the Durban Conference. Both Colombia and Brazil were part of the group that implemented the measures that were agreed in such occasion, such as the creation of raciais quotas aiming to reduce inequalities in the acesso f universities between blacks and whites in the access of university. However, even if those countries policies were united in sharing the same end goal, it’s execution was vastly different. As such, the present research sought to provide an overview of affirmative actions in Brazil and Colombia, by identifying the differences between the models, their agenda formation and their results. By doing so, the present research employed a qualitative documental analysis of comparative policy. As for the theoretical framework, it was employed the post-colonial theory, due its use of race as an analytical category and its understanding of colonialism effects on the the creation of systemic oppressions.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICAAções afirmativasBrasilColômbiaCotas raciaisAffirmative actionsComparative policyPost-colonial theoryAfrodescendentes na universidade: as políticas de ações afirmativas no Brasil e na Colômbia numa perspectiva comparada (2000-2018).Afro-descendent in university: Affirmative action policies in Brazil and Colombia in a comparative perspective (2000-2018).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9890230221004978http://lattes.cnpq.br/6099239530718796Cabrera, Carlos Artur GalloQuadros, Mariana Felix deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_MARIANA_FELIX_DE_QUADROS.pdf.txtDissertacao_MARIANA_FELIX_DE_QUADROS.pdf.txtExtracted texttext/plain267220http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6901/6/Dissertacao_MARIANA_FELIX_DE_QUADROS.pdf.txt181dc63a914676eebceb188b3ec081f9MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_MARIANA_FELIX_DE_QUADROS.pdf.jpgDissertacao_MARIANA_FELIX_DE_QUADROS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6901/7/Dissertacao_MARIANA_FELIX_DE_QUADROS.pdf.jpg66ae672cb76c626efa19ba32bac9fbb5MD57open accessORIGINALDissertacao_MARIANA_FELIX_DE_QUADROS.pdfDissertacao_MARIANA_FELIX_DE_QUADROS.pdfapplication/pdf1224964http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6901/1/Dissertacao_MARIANA_FELIX_DE_QUADROS.pdfa69ff28552a9d55df38610a0a4b049ffMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6901/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6901/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6901/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6901/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/69012023-07-18 23:11:50.301open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6901VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-19T02:11:50Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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