Imagem corporal dos escolares do nono ano da rede municipal no sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quandt, Vitória Graciela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8647
Resumo: A percepção do corpo como um todo ou partes dele é denominada imagem corporal. É considerada multidimensional envolvendo aspectos físicos, comportamentais e sociais e quando acontece de forma negativa pode ser denominada insatisfação corporal. A adolescência, fase marcada por diversas mudanças físicas e psicológicas na vida do indivíduo, é um período de bastante vulnerabilidade a essa percepção negativa, que pode impactar na saúde física e psicológica. Assim, o presente estudo foi conduzido a fim de descrever o sentimento em relação à imagem corporal e possíveis fatores associados entre escolares da zona urbana do município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Estudo transversal do tipo censo com todos os alunos matriculados no nono ano nos turnos matutino e vespertino nas 25 escolas municipais de ensino fundamental completo vinculadas ao Programa Saúde na Escola, localizadas na zona urbana desse município. Para a caracterização da população do estudo e investigação das variáveis de interesse foi utilizado um questionário padronizado. Também foram aferidas as medidas de peso e estatura, para a avaliação do estado nutricional, em balança da marca Tanita com capacidade de 150 kg e precisão de 100 gramas e fita métrica fixada na parede com a escala invertida. O estado nutricional foi avaliado de acordo com o indicador antropométrico índice de massa corporal para a idade no software AnthroPlus, até os 19 anos. Para os mais velhos foram utilizados os pontos de corte do índice de massa corporal para a população adulta. Os dados foram duplamente digitados no software Epidata 3.1 e as análises estatísticas realizadas no Stata 13.0. Foi utilizado o teste de qui-quadrado de Pearson para analisar a distribuição do desfecho de acordo com as variáveis de exposição e, posteriormente realizada regressão Logística Multinomial para testar associação bruta e ajustada para potenciais fatores de confusão. Para todas as análises foi considerado o nível de significância de 5%. Participaram do estudo 810 estudantes, 30,8% desses estavam insatisfeitos com sua imagem corporal. Maior chance de insatisfação com a imagem corporal no sexo feminino, naqueles que já haviam experimentado fumo, sofrido bullying, que não atribuíram nenhuma importância à imagem corporal, se percebiam gordos e que tentavam ganhar peso. Ainda, maior chance de indiferença em relação à imagem entre os estudantes obesos. Prevalência de insatisfação corporal dentro do esperado, quando comparado a outros estudos, entre os insatisfeitos maiores chances de comportamentos negativos como uso do tabaco e exposição ao bullying. Ações de educação em saúde no ambiente da escolar podem elucidar o impacto do excesso de peso para a saúde, bem como reforçar orientações sobre comportamentos de risco à saúde presentes entre os estudantes, despertando o interesse pela busca de orientação profissional para que as mudanças necessárias aconteçam de forma saudável.
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spelling 2022-09-06T23:45:47Z2022-08-302022-09-06T23:45:47Z2021-10-25QUANDT, Vitória Graciela. Imagem corporal dos escolares do nono ano da rede municipal no sul do Brasil. Orientadora: Gicele Costa Mintem. 2021. 161f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8647A percepção do corpo como um todo ou partes dele é denominada imagem corporal. É considerada multidimensional envolvendo aspectos físicos, comportamentais e sociais e quando acontece de forma negativa pode ser denominada insatisfação corporal. A adolescência, fase marcada por diversas mudanças físicas e psicológicas na vida do indivíduo, é um período de bastante vulnerabilidade a essa percepção negativa, que pode impactar na saúde física e psicológica. Assim, o presente estudo foi conduzido a fim de descrever o sentimento em relação à imagem corporal e possíveis fatores associados entre escolares da zona urbana do município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Estudo transversal do tipo censo com todos os alunos matriculados no nono ano nos turnos matutino e vespertino nas 25 escolas municipais de ensino fundamental completo vinculadas ao Programa Saúde na Escola, localizadas na zona urbana desse município. Para a caracterização da população do estudo e investigação das variáveis de interesse foi utilizado um questionário padronizado. Também foram aferidas as medidas de peso e estatura, para a avaliação do estado nutricional, em balança da marca Tanita com capacidade de 150 kg e precisão de 100 gramas e fita métrica fixada na parede com a escala invertida. O estado nutricional foi avaliado de acordo com o indicador antropométrico índice de massa corporal para a idade no software AnthroPlus, até os 19 anos. 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Prevalência de insatisfação corporal dentro do esperado, quando comparado a outros estudos, entre os insatisfeitos maiores chances de comportamentos negativos como uso do tabaco e exposição ao bullying. Ações de educação em saúde no ambiente da escolar podem elucidar o impacto do excesso de peso para a saúde, bem como reforçar orientações sobre comportamentos de risco à saúde presentes entre os estudantes, despertando o interesse pela busca de orientação profissional para que as mudanças necessárias aconteçam de forma saudável.The perception of the body as a whole or parts of it is called body image. It is considered multidimensional, involving physical, behavioral, and social aspects and when it happens in a negative way, it can be called body dissatisfaction. Adolescence, a phase marked by several physical and psychological changes in the individual's life, is a period of great vulnerability to this negative perception, which can impact physical and psychological health. Thus, the present study was conducted in order to describe the feeling in relation to body image and possible associated factors among schoolchildren in the urban area of the city of Pelotas, Rio Grande do Sul. Crosssectional census-type study with all students enrolled in the ninth grade in the morning and afternoon shifts in the 25 municipal schools of complete elementary education linked to the Health at School Program, located in the urban area of that municipality. To characterize the study population and investigate the variables of interest, a standardized questionnaire was used. Weight and height measurements were also taken to assess nutritional status, using a Tanita brand scale with a capacity of 150 kg and accuracy of 100 grams and a measuring tape fixed to the wall with the scale inverted. Nutritional status was assessed according to the anthropometric indicator of body mass index for age in the AnthroPlus software, up to 19 years of age. For older adults, the cutoff points for the body mass index for the adult population were used. Data were double entered in Epidata 3.1 software and statistical analyzes performed in Stata 13.0. Pearson's chi-square test was used to analyze the distribution of the outcome according to exposure variables, and later multinomial logistic regression was performed to test crude and adjusted association for potential confounding factors. For all analyses, a significance level of 5% was considered. 810 students participated in the study, 30.8% of them were dissatisfied with their body image. Greater chance of dissatisfaction with body image in females, in those who had already smoked, suffered bullying, who did not attribute any importance to body image, perceived themselves as being fat and trying to gain weight. Also, the a greater chance of indifference in relation to image among obese students. Prevalence of body dissatisfaction as expected, when compared to other studies, among the dissatisfied, there is a greater chance of negative behaviors such as tobacco use and exposure to bullying. Health education actions in the school environment can elucidate the impact of excess weight on health, as well as reinforce guidance on health risk behaviors present among students, arousing interest in seeking professional guidance so that the necessary changes can take place in a healthy way.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Nutrição e AlimentosUFPelBrasilFaculdade de NutriçãoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOImagem corporalEstudantesCensosEstado nutricionalBody imageStudentsCensusNutritional statusImagem corporal dos escolares do nono ano da rede municipal no sul do Brasil.Body image of ninth-grade students in the municipal network in southern Brazil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/7811045573500509http://lattes.cnpq.br/7356183508961624Silva, Thais Martins dahttp://lattes.cnpq.br/9263467453151527Mintem, Gicele CostaQuandt, Vitória Gracielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Vitoria_Graciela_Quandt.pdf.txtDissertacao_Vitoria_Graciela_Quandt.pdf.txtExtracted texttext/plain278815http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8647/6/Dissertacao_Vitoria_Graciela_Quandt.pdf.txte5352091c111f1b5838a531caf387ea1MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Vitoria_Graciela_Quandt.pdf.jpgDissertacao_Vitoria_Graciela_Quandt.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8647/7/Dissertacao_Vitoria_Graciela_Quandt.pdf.jpge128d481bff4e219f35c96894f059199MD57open accessORIGINALDissertacao_Vitoria_Graciela_Quandt.pdfDissertacao_Vitoria_Graciela_Quandt.pdfapplication/pdf2205105http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8647/1/Dissertacao_Vitoria_Graciela_Quandt.pdfc729d2c6e585db12e401ac1bfd0b95ccMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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