Conhecimento dos adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genz, Niviane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8624
Resumo: O conhecimento sobre DST é um tema relevante para saúde pública, pois os adolescentes ao iniciarem as atividades sexuais precocemente podem estar se expondo às doenças sexualmente transmissíveis devido à falta de conhecimento quanto à proteção adequada. Na fase da adolescência, os colegas e pares ganham importância e a sexualidade encontra-se mais exacerbada. Os adolescentes podem vivenciar práticas sexuais inseguras devido à faltade informações, pela ausência de comunicação com familiares e até mesmo pela existência de tabus ou por medo de assumir uma relação sexual perante a família. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento dos adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, de caráter quantitativo, tipo inquérito, com amostra por conveniência realizado durante o mês de julho de 2014 com 532 adolescentes entre 10 e 19 anos matriculados no anoletivo de 2014 do Colégio Municipal Pelotense do município de Pelotas/RS. O questionário auto-aplicável, anônimo e pré-codificado foi aplicado individualmente, em sala de aula no referido Colégio. A análise foi realizada no programa STATA 11.1. As variáveis idade, sexo, número de parceiros no último ano e idade da primeira relação foram descritas por média e desvio padrão. As variáveis categóricas foram descritas por frequências absolutas e relativas e foram utilizados os testes qui-quadrado ou Exato de Fischer para avaliar a associação entre as variáveis categóricas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas sob Parecer 702.277. Os resultados apontaram que 89,2% das meninas e 90,3% dos meninos souberam definir adequadamente o conceito sobre DST; 78,0% das meninas e 89,3% dos meninos tinham conhecimento sobre quais doenças eram DST; as doenças mais referidas pelos adolescentes foram Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Herpes; Gonorréia; Vírus Papiloma Humano; Sífilis e Hepatites virais; para 26,3% das meninas e 37,1% dos meninos o conhecimento quanto às DST que tem cura era adequado; quanto às formas de contágio, 38,1% das meninas e 44,8% dos meninos conheciam as formasadequadas; 69,4% das meninas e 44,5% dos meninos conversavam sobre sexualidade com a mãe e a escola foi referida por 60,4% das meninas e 54,3% dos meninos como fonte de informação sobre DST. Para 98,5% das meninas e 98,9% dos meninos o uso de preservativo era o método mais eficaz para prevenção das DST. Entretanto, 37,1% das meninas e 30,5% dos meninos referiram o uso de anticoncepcional como método preventivo. Assim, a realização de atividades educativas junto à escola por meio de profissionais capacitados poderá proporcionar aos adolescentes maior conhecimento sobre temas como sexualidade e saúde reprodutiva incluindo o conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis e suas formas adequadas de preveni-las.
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O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento dos adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, de caráter quantitativo, tipo inquérito, com amostra por conveniência realizado durante o mês de julho de 2014 com 532 adolescentes entre 10 e 19 anos matriculados no anoletivo de 2014 do Colégio Municipal Pelotense do município de Pelotas/RS. O questionário auto-aplicável, anônimo e pré-codificado foi aplicado individualmente, em sala de aula no referido Colégio. A análise foi realizada no programa STATA 11.1. As variáveis idade, sexo, número de parceiros no último ano e idade da primeira relação foram descritas por média e desvio padrão. As variáveis categóricas foram descritas por frequências absolutas e relativas e foram utilizados os testes qui-quadrado ou Exato de Fischer para avaliar a associação entre as variáveis categóricas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas sob Parecer 702.277. Os resultados apontaram que 89,2% das meninas e 90,3% dos meninos souberam definir adequadamente o conceito sobre DST; 78,0% das meninas e 89,3% dos meninos tinham conhecimento sobre quais doenças eram DST; as doenças mais referidas pelos adolescentes foram Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Herpes; Gonorréia; Vírus Papiloma Humano; Sífilis e Hepatites virais; para 26,3% das meninas e 37,1% dos meninos o conhecimento quanto às DST que tem cura era adequado; quanto às formas de contágio, 38,1% das meninas e 44,8% dos meninos conheciam as formasadequadas; 69,4% das meninas e 44,5% dos meninos conversavam sobre sexualidade com a mãe e a escola foi referida por 60,4% das meninas e 54,3% dos meninos como fonte de informação sobre DST. Para 98,5% das meninas e 98,9% dos meninos o uso de preservativo era o método mais eficaz para prevenção das DST. Entretanto, 37,1% das meninas e 30,5% dos meninos referiram o uso de anticoncepcional como método preventivo. Assim, a realização de atividades educativas junto à escola por meio de profissionais capacitados poderá proporcionar aos adolescentes maior conhecimento sobre temas como sexualidade e saúde reprodutiva incluindo o conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis e suas formas adequadas de preveni-las.The knowledge concerning STD is a relevant theme for public health, as adolescents who early start their sexual activities may be exposing themselves to sexually transmitted diseases due to the lack of knowledge concerning adequate protection. In the adolescence, classmates and peers play an important role and sexuality is more exacerbated. The adolescents may experience unsafe sexual practices because of the fact they do not have information, the lack of communication with the family and even the existence of taboos or due to the fear of assuming having had sex before the family. The purpose of the present study was toassess the knowledge of adolescents concerning sexually transmitted diseases. It is a descriptive, observational, survey-like study on quantitative aspects, with a convenience sample carried out during the month of July 2014 with 532 adolescents between 10 and 19 years old enrolled in the school year of 2014 at the Colégio Municipal Pelotense in the city of Pelotas/RS. The self-administered, anonymous and pre-coded questionnaire was individually applied at a classroom at the aforementioned school. The analysis was carried out using the STATA 11.1 program. As variáveis idade, sexo, número de parceiros no último ano e idade da primeira relação foram descritas por média e desvio padrão. The categorical variables were described by absolute and relative frequencies and the chi-quare or Fischer’s Exact tests were used to assess the association between the categorical variables. The project was approved by the Nursing School Ethics Committee from the Federal University of Pelotas upon Opinion 702.277. The results point out that 89,2% of the girls and 90,3% of the boys knew how to properly define a concept of STD; 78,0%of the girls and 89,3% of the boys had some knowledge concerning which diseases were STD; the most often mentioned diseases by the adolescents were AcquiredImmunodeficiency Syndrome; Herpes; Gonorrhea; Human Papilloma Virus; Syphilis and Viral Hepatitis; for 26,3% of the girls and 37,1% of the boys the knowledge concerning the fat that STD are curable is adequate; in terms of the contamination forms, 38,1% of the girls and 44,8% of the boys knew the adequate contamination forms; 69,4% of the girls and 44,5% of the boys talked about sexuality with theirmothers and the school is mentioned by 60,4% of the girls and 54,3% of the boys as a source of information about STD. For 98,5% of the girls and 98,9% of the boys the use of condom is the most efficient method to prevent STD. However, 37,1% of the girls and 30,5% of the boys mentioned the use contraceptive as a preventive method. Thus, carrying out educational activities at the school by qualified professionals may provide the adolescents a better knowledge on themes such as sexuality and reproductive health including knowledge about sexually transmitted diseases and the proper way to prevent them.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFPelBrasilFaculdade de EnfermagemCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMAdolescentesDoenças Sexualmente TransmissíveisDireitos sexuais e reprodutivosEducação sexualAdolescentSexually Transmitted DiseasesSexual and reproductive rightsSex educationConhecimento dos adolescentes sobre doenças sexualmente transmissíveis.Adolescents knowledge about sexually transmitted diseases.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2815987183934330http://lattes.cnpq.br/0776525182570104Meincke, Sonia Maria KönzgenGenz, Nivianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Niviane_Genz.pdf.txtDissertacao_Niviane_Genz.pdf.txtExtracted texttext/plain199032http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8624/6/Dissertacao_Niviane_Genz.pdf.txt73cbdb0a0e1afd63e57a86bc432f8fffMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Niviane_Genz.pdf.jpgDissertacao_Niviane_Genz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8624/7/Dissertacao_Niviane_Genz.pdf.jpg2c98a6d47a98db65a8798e85e1ac39dbMD57open accessORIGINALDissertacao_Niviane_Genz.pdfDissertacao_Niviane_Genz.pdfapplication/pdf4421129http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8624/1/Dissertacao_Niviane_Genz.pdfe7f2a8aefb50f76641933a825a913fc7MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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