Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leon, Ottoni Marques Moura de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10172
Resumo: Este trabalho trata sobre a cultura do consumo e sua influência na percepção ambiental dos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo do trabalho é realizar um estudo sobre a percepção ambiental, analisando as influências da cultura do consumo e a percepção ambiental em um sentido amplo. Na cultura ocidental, e em parte da oriental, principalmente nos países em que o capital e a liberdade se fazem presentes, o consumo de bens e serviços possui um lugar de destaque na hierarquia cultural. Torna-se então um valoroso sinalizador social, um objeto de desejo comum à grande maioria da população, através do qual sua liberdade, individualidade e posição social são exercidas. O texto tem por base o fato de que o consumismo, em um planeta com mais de oito bilhões de habitantes, possui um impacto inegável, com consequências proporcionais à sua dimensionalidade. Foi realizada uma pesquisa Survey por meio de questionário, aplicada aos graduandos da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. O questionário foi composto por 13 questões. Entre elas, 12 são fechadas, nas quais foi utilizada a escala Likert de 5 pontos, e uma questão com duas opções de resposta. O questionário obteve 311 respondentes que se enquadraram no perfil, ser graduando da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Os resultados foram analisados através de duas plataformas, o software Excel (Office®) e a linguagem de programação R, linguagem destinada a estatística. As respostas foram analisadas para a amostra populacional obtida. Também foi realizada uma análise para 4 diferentes grupos categóricos, baseados no sexo, faixa etária, área do conhecimento e no número de créditos cursado. Para análise da amostra, os resultados mostram que o consumo possui forte influência na sociedade/cultura na qual os graduandos estão inseridos, gerando influência sobre a percepção ambiental desses. Para análise entre os diferentes grupos categóricos o resultado obtido é que apenas para a categoria sexo, dividida entre masculino e feminino existe uma diferença estatisticamente comprovada. O grupo masculino apresentou um maior grau de ceticismo em relação às mudanças climáticas e suas origens antrópicas, percebem em menor intensidade a influência do consumo na sociedade/cultura onde estão inseridos e percebem em menor intensidade uma necessidade de mudança comportamental para aumentar a responsabilidade ambiental. Por fim o estudo conclui que existe a necessidade de potencializar a responsabilidade ambiental dos graduandos através de intervenções oriundas da educação ambiental.
id UFPL_fbcd3f627fab17c3ad05dafe7f8714b3
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10172
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-09-28T23:33:38Z2023-09-282023-09-28T23:33:38Z2023-02-23LEON, Ottoni Marques Moura de. Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Centro de Engenharias. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10172Este trabalho trata sobre a cultura do consumo e sua influência na percepção ambiental dos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo do trabalho é realizar um estudo sobre a percepção ambiental, analisando as influências da cultura do consumo e a percepção ambiental em um sentido amplo. Na cultura ocidental, e em parte da oriental, principalmente nos países em que o capital e a liberdade se fazem presentes, o consumo de bens e serviços possui um lugar de destaque na hierarquia cultural. Torna-se então um valoroso sinalizador social, um objeto de desejo comum à grande maioria da população, através do qual sua liberdade, individualidade e posição social são exercidas. O texto tem por base o fato de que o consumismo, em um planeta com mais de oito bilhões de habitantes, possui um impacto inegável, com consequências proporcionais à sua dimensionalidade. Foi realizada uma pesquisa Survey por meio de questionário, aplicada aos graduandos da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. O questionário foi composto por 13 questões. Entre elas, 12 são fechadas, nas quais foi utilizada a escala Likert de 5 pontos, e uma questão com duas opções de resposta. O questionário obteve 311 respondentes que se enquadraram no perfil, ser graduando da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Os resultados foram analisados através de duas plataformas, o software Excel (Office®) e a linguagem de programação R, linguagem destinada a estatística. As respostas foram analisadas para a amostra populacional obtida. Também foi realizada uma análise para 4 diferentes grupos categóricos, baseados no sexo, faixa etária, área do conhecimento e no número de créditos cursado. Para análise da amostra, os resultados mostram que o consumo possui forte influência na sociedade/cultura na qual os graduandos estão inseridos, gerando influência sobre a percepção ambiental desses. Para análise entre os diferentes grupos categóricos o resultado obtido é que apenas para a categoria sexo, dividida entre masculino e feminino existe uma diferença estatisticamente comprovada. O grupo masculino apresentou um maior grau de ceticismo em relação às mudanças climáticas e suas origens antrópicas, percebem em menor intensidade a influência do consumo na sociedade/cultura onde estão inseridos e percebem em menor intensidade uma necessidade de mudança comportamental para aumentar a responsabilidade ambiental. Por fim o estudo conclui que existe a necessidade de potencializar a responsabilidade ambiental dos graduandos através de intervenções oriundas da educação ambiental.This work deals with the consumer culture and its influence on the environmental perception of the academics of the Federal University of Pelotas. The objective of the work is to conduct a study on environmental perception, analyzing the influences of consumer culture and environmental perception in a broad sense. In the Western culture, and in part of the Eastern one, especially in countries where capital and freedom are present, the consumption of goods and services has a prominent place in the cultural hierarchy. It then becomes a valuable social signalized, an object of desire common to the vast majority of the population, through which their freedom, individuality and social position are exercised. The text is based on the fact that consumerism, on a planet with more than eight billion inhabitants, has an undeniable impact, with consequences proportional to its dimensionality. Survey research was carried out by means of a questionnaire, applied to undergraduate students at the Federal University of Pelotas - UFPEL. The questionnaire was composed of 13 questions. Among them, 12 are closed questions, in which a 5-point Likert scale was used, and one question with two answer options. The questionnaire obtained 311 respondents who fit the profile, being a graduate student at the Universidad Federal de Pelotas - UFPEL. The results were analyzed using two platforms, the Excel software (Office®) and the R programming language, a statistical language. The answers were analyzed for the population sample obtained. An analysis was also performed for 4 different categorical groups, based on gender, age group, area of knowledge, and number of credits taken. For the analysis of the sample, the results show that consumption has a strong influence on the society/culture in which the undergraduates are inserted, influencing their environmental perception. For the analysis between the different categorical groups, the result obtained is that only for the gender category, divided into male and female, there is a statistically proven difference. The male group showed a higher degree of skepticism about climate change and its anthropic origins, perceive in a lower intensity the influence of consumption on the society/culture where they are inserted, and perceive in a lower intensity a need for behavioral change to increase environmental responsibility. Finally, the study concludes that there is a need to enhance the students' environmental responsibility through interventions derived from environmental education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ciências AmbientaisUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessENGENHARIASADMINISTRACAOConsumismoRecursos ambientaisDegradação ambientalGraduandosResponsabilidade ambientalConsumerismEnvironmental resourcesEnvironmental degradationGraduatesEnvironmental responsibilityCultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPelConsumption Culture and Environmental Perception of Academics at the Federal University of Pelotas - UFPelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1531910902487484https://orcid.org/0000-0002-8092-5550http://lattes.cnpq.br/3076528365846421Bolzan, Larissa Medianeirahttp://lattes.cnpq.br/5646345717919827Leandro, DiulianaLeon, Ottoni Marques Moura dereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALDissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdfDissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdfapplication/pdf2816899http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10172/1/Dissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf4e53fa317b791a29bfe311bbc10d1cffMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10172/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTDissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf.txtDissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf.txtExtracted texttext/plain200552http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10172/3/Dissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf.txtb7996692a6697669ef7b41d0e30debcfMD53open accessTHUMBNAILDissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf.jpgDissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10172/4/Dissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf.jpg679c99e92db48f7f2bdaed55fe2364a2MD54open accessprefix/101722023-09-29 03:00:52.3open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-09-29T06:00:52Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Consumption Culture and Environmental Perception of Academics at the Federal University of Pelotas - UFPel
title Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
spellingShingle Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Leon, Ottoni Marques Moura de
ENGENHARIAS
Consumismo
Recursos ambientais
Degradação ambiental
Graduandos
Responsabilidade ambiental
Consumerism
Environmental resources
Environmental degradation
Graduates
Environmental responsibility
ADMINISTRACAO
title_short Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
title_full Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
title_fullStr Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
title_full_unstemmed Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
title_sort Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
author Leon, Ottoni Marques Moura de
author_facet Leon, Ottoni Marques Moura de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1531910902487484
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8092-5550
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3076528365846421
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bolzan, Larissa Medianeira
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5646345717919827
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leandro, Diuliana
dc.contributor.author.fl_str_mv Leon, Ottoni Marques Moura de
contributor_str_mv Bolzan, Larissa Medianeira
Leandro, Diuliana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS
topic ENGENHARIAS
Consumismo
Recursos ambientais
Degradação ambiental
Graduandos
Responsabilidade ambiental
Consumerism
Environmental resources
Environmental degradation
Graduates
Environmental responsibility
ADMINISTRACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Consumismo
Recursos ambientais
Degradação ambiental
Graduandos
Responsabilidade ambiental
Consumerism
Environmental resources
Environmental degradation
Graduates
Environmental responsibility
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv ADMINISTRACAO
description Este trabalho trata sobre a cultura do consumo e sua influência na percepção ambiental dos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo do trabalho é realizar um estudo sobre a percepção ambiental, analisando as influências da cultura do consumo e a percepção ambiental em um sentido amplo. Na cultura ocidental, e em parte da oriental, principalmente nos países em que o capital e a liberdade se fazem presentes, o consumo de bens e serviços possui um lugar de destaque na hierarquia cultural. Torna-se então um valoroso sinalizador social, um objeto de desejo comum à grande maioria da população, através do qual sua liberdade, individualidade e posição social são exercidas. O texto tem por base o fato de que o consumismo, em um planeta com mais de oito bilhões de habitantes, possui um impacto inegável, com consequências proporcionais à sua dimensionalidade. Foi realizada uma pesquisa Survey por meio de questionário, aplicada aos graduandos da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. O questionário foi composto por 13 questões. Entre elas, 12 são fechadas, nas quais foi utilizada a escala Likert de 5 pontos, e uma questão com duas opções de resposta. O questionário obteve 311 respondentes que se enquadraram no perfil, ser graduando da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Os resultados foram analisados através de duas plataformas, o software Excel (Office®) e a linguagem de programação R, linguagem destinada a estatística. As respostas foram analisadas para a amostra populacional obtida. Também foi realizada uma análise para 4 diferentes grupos categóricos, baseados no sexo, faixa etária, área do conhecimento e no número de créditos cursado. Para análise da amostra, os resultados mostram que o consumo possui forte influência na sociedade/cultura na qual os graduandos estão inseridos, gerando influência sobre a percepção ambiental desses. Para análise entre os diferentes grupos categóricos o resultado obtido é que apenas para a categoria sexo, dividida entre masculino e feminino existe uma diferença estatisticamente comprovada. O grupo masculino apresentou um maior grau de ceticismo em relação às mudanças climáticas e suas origens antrópicas, percebem em menor intensidade a influência do consumo na sociedade/cultura onde estão inseridos e percebem em menor intensidade uma necessidade de mudança comportamental para aumentar a responsabilidade ambiental. Por fim o estudo conclui que existe a necessidade de potencializar a responsabilidade ambiental dos graduandos através de intervenções oriundas da educação ambiental.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-28T23:33:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-28
2023-09-28T23:33:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEON, Ottoni Marques Moura de. Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Centro de Engenharias. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10172
identifier_str_mv LEON, Ottoni Marques Moura de. Cultura do Consumo e Percepção Ambiental dos Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Centro de Engenharias. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10172/1/Dissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10172/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10172/3/Dissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10172/4/Dissertacao_Ottoni_Marques_Moura_de_Leon.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e53fa317b791a29bfe311bbc10d1cff
a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154
b7996692a6697669ef7b41d0e30debcf
679c99e92db48f7f2bdaed55fe2364a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846909585850368