Percepção de professores e alunos sobre a prática do punhobol na Educação Física Escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jung, Laura Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6488
Resumo: Este estudo objetivou verificar a percepção de professores e alunos sobre a prática do punhobol na Educação Física (EF) escolar. A pesquisa caracteriza-se como uma intervenção pedagógica. A amostra foi composta de professores e alunos de 5º a 8º anos do ensino fundamental, da rede regular municipal de ensino de Pelotas. Foi ofertada uma formação continuada sobre punhobol para os professores, com entrega de materiais didáticos e esportivos. Ao final de dois meses foi realizado um festival esportivo com equipes de onze escolas envolvendo 125 crianças e jovens. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário para os professores e alunos, que continha questões que se referiam à percepção dos professores sobre a viabilidade do punhobol, satisfação e a participação nas aulas. Para os alunos o questionário abordou questões em relação ao nível de satisfação sobre o punhobol e a percepção sobre a participação dos colegas. Responderam ao instrumento 15 professores e 50 alunos. Quanto a satisfação sobre a aplicabilidade e viabilidade do punhobol na escola, todos professores declararam que estão satisfeitos. Sobre a satisfação em relação às suas aulas, após a intervenção 20% (n=3) dos professores estão bem mais satisfeitos com suas aulas, 60% (n=9) estão mais satisfeitos e apenas 20% (n=3) disse que permanece como antes. Quando questionados sobre sua percepção se os conteúdos desenvolvidos favoreciam a participação dos alunos, antes da intervenção 26,7% (n=4) disseram que sempre, após a intervenção com punhobol houve um aumento para 40% (n=6). Antes da intervenção com punhobol 40% (n=6) dos professores percebiam que os alunos participavam sempre das aulas. Após a intervenção houve diferença positiva de 66,7% (n=10) no envolvimento dos alunos nas aulas. Após a introdução do punhobol nas aulas de EF, 33,3% (n=5) dos professores perceberam que aqueles alunos que têm mais resistência em participar das aulas práticas, tornaram-se mais participativos. Dos seis professores que possuem alunos com deficiência, 26,7% (n=4) relatou que as adaptações propostas favoreceram a participação deles. Todos os professores estão satisfeitos com a formação de punhobol. De acordo com as respostas dos alunos, todos sentiram-se felizes ou muito felizes nas aulas de EF em que foi desenvolvido o punhobol. Durante as aulas de EF eles praticaram juntos, sem distinção entre meninas e meninos e afirmaram que eles conseguiram praticar essa nova modalidade. Quando questionados se querem continuar jogando punhobol, 94% (n=47) disseram que sim. Este estudo mostrou que o punhobol tem potencial para ser desenvolvido nas aulas de EF e é um conteúdo a somar no planejamento das aulas, pois contribui com o desenvolvimento dos alunos por ser uma modalidade que favorece a participação de todos e é capaz de promover a prática esportiva no meio escolar e em atividades no tempo livre.
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A coleta de dados foi realizada por meio de questionário para os professores e alunos, que continha questões que se referiam à percepção dos professores sobre a viabilidade do punhobol, satisfação e a participação nas aulas. Para os alunos o questionário abordou questões em relação ao nível de satisfação sobre o punhobol e a percepção sobre a participação dos colegas. Responderam ao instrumento 15 professores e 50 alunos. Quanto a satisfação sobre a aplicabilidade e viabilidade do punhobol na escola, todos professores declararam que estão satisfeitos. Sobre a satisfação em relação às suas aulas, após a intervenção 20% (n=3) dos professores estão bem mais satisfeitos com suas aulas, 60% (n=9) estão mais satisfeitos e apenas 20% (n=3) disse que permanece como antes. Quando questionados sobre sua percepção se os conteúdos desenvolvidos favoreciam a participação dos alunos, antes da intervenção 26,7% (n=4) disseram que sempre, após a intervenção com punhobol houve um aumento para 40% (n=6). Antes da intervenção com punhobol 40% (n=6) dos professores percebiam que os alunos participavam sempre das aulas. Após a intervenção houve diferença positiva de 66,7% (n=10) no envolvimento dos alunos nas aulas. Após a introdução do punhobol nas aulas de EF, 33,3% (n=5) dos professores perceberam que aqueles alunos que têm mais resistência em participar das aulas práticas, tornaram-se mais participativos. Dos seis professores que possuem alunos com deficiência, 26,7% (n=4) relatou que as adaptações propostas favoreceram a participação deles. Todos os professores estão satisfeitos com a formação de punhobol. De acordo com as respostas dos alunos, todos sentiram-se felizes ou muito felizes nas aulas de EF em que foi desenvolvido o punhobol. 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A continuous training on fistball was offered to teachers, with the delivery of didactic and sports materials. At the end of two months a sports festival was held with teams from eleven schools involving 125 children and young people. The data collection was done through a questionnaire for teachers and students, which contained questions that related to the teachers' perception about the viability of fistball, satisfaction and participation in classes. For the students, the questionnaire addressed questions regarding the level of satisfaction about fistball and the perception about the participation of colleagues. Fifteen teachers and 50 students answered the instrument. As for satisfaction about the applicability and viability of fistball in school, all teachers stated that they are satisfied. Regarding the satisfaction of their classes, after the intervention, 20% (n = 3) of teachers are much more satisfied with their classes, 60% (n = 9) are more satisfied and only 20% (n = 3) remains as before. When questioned about their perception, if the content developed favored the participation of the students, before the intervention 26.7% (n = 4) said always, there was an increase to 40% (n = 6) after the intervention with fistball. Before the intervention with fistball 40% (n = 6) of the teachers realized that the students always participated in the classes. After the intervention, there was a positive difference of 66.7% (n = 10) in the students' involvement in the classes. After the introduction of fistball in PE classes, 33.3% (n = 5) of teachers realized that those students who had more resistance in participating in the practical classes, became more participatory. Of the six teachers who have students with disabilities, 26.7% (n = 4) reported that the proposed adaptations favored their participation. All teachers are satisfied with the formation of fistball. According to the students' responses, everyone felt happy or very happy in PE classes in which fistball was developed. During PE classes they practiced together, without distinction between girls and boys, and stated that they were able to practice this new modality. When asked if they want to continue playing fistball, 94% (n = 47) said yes. This study showed that fistball has the potential to be developed in PE classes and is a content to be added in the classes planning, as it contributes to the development of the students because it is a modality that favors the participation of all and is able to promote the practice in the school environment and in free time activities.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAPunhobolFormação continuadaEducação física escolarFistballContinuing educationPhysical educationPercepção de professores e alunos sobre a prática do punhobol na Educação Física Escolar.Perception of teachers and students about the practice of fistball in School Physical Education.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/9536320648665021http://lattes.cnpq.br/0583626591829141Amorim, Tales Emilio Costahttp://lattes.cnpq.br/2585188070716592Marques, Alexandre CarricondeJung, Laura Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLaura-Garcia-Jung.pdf.txtLaura-Garcia-Jung.pdf.txtExtracted texttext/plain242388http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6488/6/Laura-Garcia-Jung.pdf.txt10c760f38ac6cbc7c161f73a1ecaf7d2MD56open accessTHUMBNAILLaura-Garcia-Jung.pdf.jpgLaura-Garcia-Jung.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6488/7/Laura-Garcia-Jung.pdf.jpgeaa606c509ff32401b3c8623be24843eMD57open accessORIGINALLaura-Garcia-Jung.pdfLaura-Garcia-Jung.pdfapplication/pdf2919302http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6488/1/Laura-Garcia-Jung.pdf2fa0b24a80c68a30676072baa0919689MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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