INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlanetto, Egídio Luiz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28134
Resumo: Este ensaio teórico tem como tema central as instituições e a sua importância para o desenvolvimentoeconômico de localidades e nações. Inicialmente, a partir da revisão da teoria que relaciona organizaçõese instituições – a teoria institucionalista –, analisam-se algumas de suas contribuições e discutem-se algumasdas principais críticas feitas a ela, em especial à sua orientação econômica. Na seqüência, com oobjetivo de encaminhar possíveis respostas a algumas das principais e mais contundentes críticas (feitas,principalmente, pelos cientistas sociais), aponta-se para o que pode ser entendido como um caminhoalternativo para a construção de instituições eficientes, aqui abrigado sob a amplitude dos estudos sobrecapital social e suas influências nas relações entre os diversos agentes que se envolvem em uma determinadatransação. Em suas conclusões, o artigo reforça a importância das instituições para o desenvolvimentode regiões, bem como destaca a possibilidade de utilizar-se o capital social para a construção de instituiçõeseficientes; ao fazer uma análise comparativa entre as duas perspectivas, conclui ser mais inteligenteapropriar-se do que elas têm de melhor, sendo mais indicado utilizá-las, sempre que for possível, comocomplementares. Essas conclusões reforçam, assim, a tese da importância das instituições e de todas asrelações sociais envolvidas na sua criação e na sua consolidação.
id UFPR-10_069c45a01ca7afe373b431f3ba719920
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/28134
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIALSociologiainstituições; organizações; custos de transação; capital social; teoria institucionalista;Este ensaio teórico tem como tema central as instituições e a sua importância para o desenvolvimentoeconômico de localidades e nações. Inicialmente, a partir da revisão da teoria que relaciona organizaçõese instituições – a teoria institucionalista –, analisam-se algumas de suas contribuições e discutem-se algumasdas principais críticas feitas a ela, em especial à sua orientação econômica. Na seqüência, com oobjetivo de encaminhar possíveis respostas a algumas das principais e mais contundentes críticas (feitas,principalmente, pelos cientistas sociais), aponta-se para o que pode ser entendido como um caminhoalternativo para a construção de instituições eficientes, aqui abrigado sob a amplitude dos estudos sobrecapital social e suas influências nas relações entre os diversos agentes que se envolvem em uma determinadatransação. Em suas conclusões, o artigo reforça a importância das instituições para o desenvolvimentode regiões, bem como destaca a possibilidade de utilizar-se o capital social para a construção de instituiçõeseficientes; ao fazer uma análise comparativa entre as duas perspectivas, conclui ser mais inteligenteapropriar-se do que elas têm de melhor, sendo mais indicado utilizá-las, sempre que for possível, comocomplementares. Essas conclusões reforçam, assim, a tese da importância das instituições e de todas asrelações sociais envolvidas na sua criação e na sua consolidação.UFPRFurlanetto, Egídio Luiz2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28134Revista de Sociologia e Política; v. 16, n. 31 - Supl (2008)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28134/18692info:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-21T14:37:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/28134Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-07-21T14:37:29Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL
title INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL
spellingShingle INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL
Furlanetto, Egídio Luiz
Sociologia
instituições; organizações; custos de transação; capital social; teoria institucionalista;
title_short INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL
title_full INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL
title_fullStr INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL
title_full_unstemmed INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL
title_sort INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL SOCIAL
author Furlanetto, Egídio Luiz
author_facet Furlanetto, Egídio Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlanetto, Egídio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
instituições; organizações; custos de transação; capital social; teoria institucionalista;
topic Sociologia
instituições; organizações; custos de transação; capital social; teoria institucionalista;
description Este ensaio teórico tem como tema central as instituições e a sua importância para o desenvolvimentoeconômico de localidades e nações. Inicialmente, a partir da revisão da teoria que relaciona organizaçõese instituições – a teoria institucionalista –, analisam-se algumas de suas contribuições e discutem-se algumasdas principais críticas feitas a ela, em especial à sua orientação econômica. Na seqüência, com oobjetivo de encaminhar possíveis respostas a algumas das principais e mais contundentes críticas (feitas,principalmente, pelos cientistas sociais), aponta-se para o que pode ser entendido como um caminhoalternativo para a construção de instituições eficientes, aqui abrigado sob a amplitude dos estudos sobrecapital social e suas influências nas relações entre os diversos agentes que se envolvem em uma determinadatransação. Em suas conclusões, o artigo reforça a importância das instituições para o desenvolvimentode regiões, bem como destaca a possibilidade de utilizar-se o capital social para a construção de instituiçõeseficientes; ao fazer uma análise comparativa entre as duas perspectivas, conclui ser mais inteligenteapropriar-se do que elas têm de melhor, sendo mais indicado utilizá-las, sempre que for possível, comocomplementares. Essas conclusões reforçam, assim, a tese da importância das instituições e de todas asrelações sociais envolvidas na sua criação e na sua consolidação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28134
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/28134/18692
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 16, n. 31 - Supl (2008)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025093861376