GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Carlos Vasconcelos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31674
Resumo: O trabalho aborda três casos de participação democrática em administrações municipais do estado deMinas Gerais, quais sejam: os Conselhos Gestores de Saúde, nos municípios de Bom Despacho e Lagoa daPrata, e os Centros de Encontro e Integração de Ações (CEIA), no município de Betim. Nas últimas décadas,a participação política tem se caracterizado por uma crescente presença da sociedade civil na definição depolíticas públicas. Assim, institucionalizam-se espaços em que atores da sociedade civil e atores estataisparticipam em diversas áreas de decisão de políticas sociais. Parte substantiva da literatura aposta nasvirtudes democráticas da participação. Este trabalho, no entanto, busca apontar uma série de problemasque afetam a institucionalização da democracia participativa. Os resultados dos casos abordados aquidemonstram que os experimentos analisados não indicam uma evolução da democracia brasileira, conformeas promessas iniciais. No geral, o grau de participação efetivamente verificado está aquém do desejadopelos defensores da democracia participativa, já que o critério de medida geralmente adotado é um padrãoideal difícil de ser concretizado. Contudo, se olhamos a trajetória histórica recente de nossas instituiçõesdemocráticas, a definição de espaços de deliberação pela sociedade civil, apesar dos seus problemas, tempotencial inegável de reforçar a accountability do poder público, aumentando a transparência de suasações.
id UFPR-10_09d91e36c867d76984b113449c91869a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31674
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASILCiência Políticademocracia participativa; administração municipal; políticas públicasO trabalho aborda três casos de participação democrática em administrações municipais do estado deMinas Gerais, quais sejam: os Conselhos Gestores de Saúde, nos municípios de Bom Despacho e Lagoa daPrata, e os Centros de Encontro e Integração de Ações (CEIA), no município de Betim. Nas últimas décadas,a participação política tem se caracterizado por uma crescente presença da sociedade civil na definição depolíticas públicas. Assim, institucionalizam-se espaços em que atores da sociedade civil e atores estataisparticipam em diversas áreas de decisão de políticas sociais. Parte substantiva da literatura aposta nasvirtudes democráticas da participação. Este trabalho, no entanto, busca apontar uma série de problemasque afetam a institucionalização da democracia participativa. Os resultados dos casos abordados aquidemonstram que os experimentos analisados não indicam uma evolução da democracia brasileira, conformeas promessas iniciais. No geral, o grau de participação efetivamente verificado está aquém do desejadopelos defensores da democracia participativa, já que o critério de medida geralmente adotado é um padrãoideal difícil de ser concretizado. Contudo, se olhamos a trajetória histórica recente de nossas instituiçõesdemocráticas, a definição de espaços de deliberação pela sociedade civil, apesar dos seus problemas, tempotencial inegável de reforçar a accountability do poder público, aumentando a transparência de suasações.UFPRFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)Rocha, Carlos Vasconcelos2011-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31674Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 38 (2011)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31674/20198info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-28T03:09:17Zoai:revistas.ufpr.br:article/31674Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-28T03:09:17Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL
title GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL
spellingShingle GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL
Rocha, Carlos Vasconcelos
Ciência Política
democracia participativa; administração municipal; políticas públicas
title_short GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL
title_full GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL
title_fullStr GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL
title_full_unstemmed GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL
title_sort GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO BRASIL
author Rocha, Carlos Vasconcelos
author_facet Rocha, Carlos Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Carlos Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
democracia participativa; administração municipal; políticas públicas
topic Ciência Política
democracia participativa; administração municipal; políticas públicas
description O trabalho aborda três casos de participação democrática em administrações municipais do estado deMinas Gerais, quais sejam: os Conselhos Gestores de Saúde, nos municípios de Bom Despacho e Lagoa daPrata, e os Centros de Encontro e Integração de Ações (CEIA), no município de Betim. Nas últimas décadas,a participação política tem se caracterizado por uma crescente presença da sociedade civil na definição depolíticas públicas. Assim, institucionalizam-se espaços em que atores da sociedade civil e atores estataisparticipam em diversas áreas de decisão de políticas sociais. Parte substantiva da literatura aposta nasvirtudes democráticas da participação. Este trabalho, no entanto, busca apontar uma série de problemasque afetam a institucionalização da democracia participativa. Os resultados dos casos abordados aquidemonstram que os experimentos analisados não indicam uma evolução da democracia brasileira, conformeas promessas iniciais. No geral, o grau de participação efetivamente verificado está aquém do desejadopelos defensores da democracia participativa, já que o critério de medida geralmente adotado é um padrãoideal difícil de ser concretizado. Contudo, se olhamos a trajetória histórica recente de nossas instituiçõesdemocráticas, a definição de espaços de deliberação pela sociedade civil, apesar dos seus problemas, tempotencial inegável de reforçar a accountability do poder público, aumentando a transparência de suasações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31674
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31674/20198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 38 (2011)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025538457600