GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: UMA GENEALOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bevir, Mark
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31688
Resumo: Este artigo trata de problemas na teoria e na prática democráticas. No século XX novas teorias econômicase sociológicas da racionalidade dominaram a Ciência Social, enfraquecendo os antigos ideais da democraciarepresentativa. Por algum tempo, o paradigma burocrático pareceu oferecer uma solução, mas na décadade 1980 a burocracia era criticada como ineficiente e irresponsável. Como se poderia lidar com os problemasresultantes da governança democrática? Atores políticos responderam a essa pergunta aferrando-se aoantigo ideal da democracia representativa apoiada por formas de conhecimento técnico baseadas nasnovas teorias da racionalidade. Assim, uma nova governança de mercados e redes difundiu-se pelo mundo.Com isso, os governos representativos ainda lutam para dirigir o processo político, ao mesmo tempo que umconhecimento técnico ilusório entulha a participação democrática. A democracia contemporânea sofretanto com os limites borrados da accountability quanto com a legitimidade declinante. O artigo concluisugerindo que a renovação democrática pode depender de estilos mais interpretativos de conhecimentotécnico, de formas dialógicas de elaboração de políticas públicas e de diversas vias de participação pública.
id UFPR-10_1a5242891c3e43c46a34e0465824f320
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31688
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: UMA GENEALOGIACiência Políticagovernança; democracia; accountability; modernismo; idéias políticas; políticas públicasEste artigo trata de problemas na teoria e na prática democráticas. No século XX novas teorias econômicase sociológicas da racionalidade dominaram a Ciência Social, enfraquecendo os antigos ideais da democraciarepresentativa. Por algum tempo, o paradigma burocrático pareceu oferecer uma solução, mas na décadade 1980 a burocracia era criticada como ineficiente e irresponsável. Como se poderia lidar com os problemasresultantes da governança democrática? Atores políticos responderam a essa pergunta aferrando-se aoantigo ideal da democracia representativa apoiada por formas de conhecimento técnico baseadas nasnovas teorias da racionalidade. Assim, uma nova governança de mercados e redes difundiu-se pelo mundo.Com isso, os governos representativos ainda lutam para dirigir o processo político, ao mesmo tempo que umconhecimento técnico ilusório entulha a participação democrática. A democracia contemporânea sofretanto com os limites borrados da accountability quanto com a legitimidade declinante. O artigo concluisugerindo que a renovação democrática pode depender de estilos mais interpretativos de conhecimentotécnico, de formas dialógicas de elaboração de políticas públicas e de diversas vias de participação pública.UFPRBevir, Mark2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31688Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 39 (2011)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31688/20208info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-28T20:12:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/31688Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-28T20:12:52Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: UMA GENEALOGIA
title GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: UMA GENEALOGIA
spellingShingle GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: UMA GENEALOGIA
Bevir, Mark
Ciência Política
governança; democracia; accountability; modernismo; idéias políticas; políticas públicas
title_short GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: UMA GENEALOGIA
title_full GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: UMA GENEALOGIA
title_fullStr GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: UMA GENEALOGIA
title_full_unstemmed GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: UMA GENEALOGIA
title_sort GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: UMA GENEALOGIA
author Bevir, Mark
author_facet Bevir, Mark
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bevir, Mark
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Política
governança; democracia; accountability; modernismo; idéias políticas; políticas públicas
topic Ciência Política
governança; democracia; accountability; modernismo; idéias políticas; políticas públicas
description Este artigo trata de problemas na teoria e na prática democráticas. No século XX novas teorias econômicase sociológicas da racionalidade dominaram a Ciência Social, enfraquecendo os antigos ideais da democraciarepresentativa. Por algum tempo, o paradigma burocrático pareceu oferecer uma solução, mas na décadade 1980 a burocracia era criticada como ineficiente e irresponsável. Como se poderia lidar com os problemasresultantes da governança democrática? Atores políticos responderam a essa pergunta aferrando-se aoantigo ideal da democracia representativa apoiada por formas de conhecimento técnico baseadas nasnovas teorias da racionalidade. Assim, uma nova governança de mercados e redes difundiu-se pelo mundo.Com isso, os governos representativos ainda lutam para dirigir o processo político, ao mesmo tempo que umconhecimento técnico ilusório entulha a participação democrática. A democracia contemporânea sofretanto com os limites borrados da accountability quanto com a legitimidade declinante. O artigo concluisugerindo que a renovação democrática pode depender de estilos mais interpretativos de conhecimentotécnico, de formas dialógicas de elaboração de políticas públicas e de diversas vias de participação pública.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31688
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31688/20208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 19, n. 39 (2011)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025557331968