Mecanismos de difusão de políticas sociais no Brasil: uma análise do Programa Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coêlho, Denilson Bandeira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cavalcante, Pedro, Turgeon, Mathieu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/47225
Resumo: Nas últimas décadas, os estudos de difusão de políticas têm recebido grande atenção, especialmente nos EUA e na Europa. Estas pesquisas identificaram o papel dos fatores internos (características endógenas) e externos (características exógenas) para explicar fenômenos de difusão de inovações políticas. Os eventos de difusão, no entanto, também estão proximamente relacionados à questão temporal haja vista que muitas vezes as adoções ocorrem devido a existência simultânea de fatores em grandes intervalos de tempo. Neste trabalho, propomos explorar a difusão de políticas sociais de saúde no Brasil. O artigo inova ao analisar conjuntamente o papel dos fatores internos e externos usando uma unidade de análise não convencional para o campo de estudos, ou seja, governos locais. Para a análise é importante notar que a Constituição de 1988 reconhece os municípios como jurisdições autônomas, dando-lhes a prerrogativa constitucional para adotar ou não uma política social do governo federal. Que fatores determinam a difusão do Programa Saúde da Família? Para responder essa questão aplicamos a metodologia Event History Analysis utilizando dados para cerca de 5.560 municípios no período 1997-2010. Os resultados demonstram que competição política e ideologia influenciam a difusão horizontal e vertical entre os municípios. Surpreendentemente, eleições municipais também influenciam a emulação da política. 
id UFPR-10_32afd585da83e92dc527f7c6add25125
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/47225
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling Mecanismos de difusão de políticas sociais no Brasil: uma análise do Programa Saúde da FamíliaNas últimas décadas, os estudos de difusão de políticas têm recebido grande atenção, especialmente nos EUA e na Europa. Estas pesquisas identificaram o papel dos fatores internos (características endógenas) e externos (características exógenas) para explicar fenômenos de difusão de inovações políticas. Os eventos de difusão, no entanto, também estão proximamente relacionados à questão temporal haja vista que muitas vezes as adoções ocorrem devido a existência simultânea de fatores em grandes intervalos de tempo. Neste trabalho, propomos explorar a difusão de políticas sociais de saúde no Brasil. O artigo inova ao analisar conjuntamente o papel dos fatores internos e externos usando uma unidade de análise não convencional para o campo de estudos, ou seja, governos locais. Para a análise é importante notar que a Constituição de 1988 reconhece os municípios como jurisdições autônomas, dando-lhes a prerrogativa constitucional para adotar ou não uma política social do governo federal. Que fatores determinam a difusão do Programa Saúde da Família? Para responder essa questão aplicamos a metodologia Event History Analysis utilizando dados para cerca de 5.560 municípios no período 1997-2010. Os resultados demonstram que competição política e ideologia influenciam a difusão horizontal e vertical entre os municípios. Surpreendentemente, eleições municipais também influenciam a emulação da política. UFPRCoêlho, Denilson BandeiraCavalcante, PedroTurgeon, Mathieu2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/47225Revista de Sociologia e Política; v. 24, n. 58 (2016): junho; 145-1651678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/47225/28284Direitos autorais 2016 Revista de Sociologia e Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-30T14:59:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/47225Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2016-09-30T14:59:09Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mecanismos de difusão de políticas sociais no Brasil: uma análise do Programa Saúde da Família
title Mecanismos de difusão de políticas sociais no Brasil: uma análise do Programa Saúde da Família
spellingShingle Mecanismos de difusão de políticas sociais no Brasil: uma análise do Programa Saúde da Família
Coêlho, Denilson Bandeira
title_short Mecanismos de difusão de políticas sociais no Brasil: uma análise do Programa Saúde da Família
title_full Mecanismos de difusão de políticas sociais no Brasil: uma análise do Programa Saúde da Família
title_fullStr Mecanismos de difusão de políticas sociais no Brasil: uma análise do Programa Saúde da Família
title_full_unstemmed Mecanismos de difusão de políticas sociais no Brasil: uma análise do Programa Saúde da Família
title_sort Mecanismos de difusão de políticas sociais no Brasil: uma análise do Programa Saúde da Família
author Coêlho, Denilson Bandeira
author_facet Coêlho, Denilson Bandeira
Cavalcante, Pedro
Turgeon, Mathieu
author_role author
author2 Cavalcante, Pedro
Turgeon, Mathieu
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coêlho, Denilson Bandeira
Cavalcante, Pedro
Turgeon, Mathieu
description Nas últimas décadas, os estudos de difusão de políticas têm recebido grande atenção, especialmente nos EUA e na Europa. Estas pesquisas identificaram o papel dos fatores internos (características endógenas) e externos (características exógenas) para explicar fenômenos de difusão de inovações políticas. Os eventos de difusão, no entanto, também estão proximamente relacionados à questão temporal haja vista que muitas vezes as adoções ocorrem devido a existência simultânea de fatores em grandes intervalos de tempo. Neste trabalho, propomos explorar a difusão de políticas sociais de saúde no Brasil. O artigo inova ao analisar conjuntamente o papel dos fatores internos e externos usando uma unidade de análise não convencional para o campo de estudos, ou seja, governos locais. Para a análise é importante notar que a Constituição de 1988 reconhece os municípios como jurisdições autônomas, dando-lhes a prerrogativa constitucional para adotar ou não uma política social do governo federal. Que fatores determinam a difusão do Programa Saúde da Família? Para responder essa questão aplicamos a metodologia Event History Analysis utilizando dados para cerca de 5.560 municípios no período 1997-2010. Os resultados demonstram que competição política e ideologia influenciam a difusão horizontal e vertical entre os municípios. Surpreendentemente, eleições municipais também influenciam a emulação da política. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/47225
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/47225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/47225/28284
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Sociologia e Política
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Sociologia e Política
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 24, n. 58 (2016): junho; 145-165
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761022697865216