LIBERALISMO E FEMINISMO: IGUALDADE DE GÊNERO EM CAROLE PATEMAN E MARTHA NUSSBAUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyfer, Ingrid
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31631
Resumo: O artigo discute a relação entre liberalismo e feminismo a partir de duas autoras feministas, Carole Patemane Martha Nussbaum. Trata-se de uma questão importante para o feminismo, para o qual são fundamentaisproblemas associados às dicotomias público-privado e cultura-natureza – herdadas do liberalismo. Nessesentido, discutimos as posições de Carole Pateman e Martha Nussbaum referentes a esses problemas. Aescolha das autoras deveu-se ao fato de que ambas compartilham muitas premissas e conclusões, e por suasdivergências situarem-se principalmente ao redor de problemas em que o feminismo é acrescentado aoliberalismo político. Assim sendo, fazer uma discussão entre as suas posições minimiza o risco de que aanálise do debate não vá muito além das críticas que diversas teorias dirigem ao liberalismo, podendofuncionar, enfim, como uma boa porta de entrada para alguns dos pontos mais controversos da teoriafeminista contemporânea. Nussbaum e Pateman parecem coincidir a respeito da concepção de igualdadede gênero. A crítica que ambas dirigem à relação entre natureza e cultura e ao formalismo da igualdadeabstrata torna evidente que nenhuma delas pretende atribuir o poder ou a opressão da mulher a desígniosda natureza. Em ambas está muito claro que o que consideram relevante na organização de uma sociedadejusta quanto ao gênero é a forma como uma sociedade valora as diferenças biológicas, bem como asimplicações dessa valoração na distribuição de bens sociais. Nussbaum, porém, acredita que essa equaçãoseja possível dentro da teoria liberal, desde que esta seja submetida a transformações que eliminem deturpaçõesteóricas decorrentes do conservadorismo dos primeiros filósofos liberais.
id UFPR-10_3d2b76a3080ba2bb0d9e7358442ec416
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/31631
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling LIBERALISMO E FEMINISMO: IGUALDADE DE GÊNERO EM CAROLE PATEMAN E MARTHA NUSSBAUMSociologia Políticafeminismo; teoria feminista; liberalismo político; igualdade de gênero; natureza e cultura; público e privadoO artigo discute a relação entre liberalismo e feminismo a partir de duas autoras feministas, Carole Patemane Martha Nussbaum. Trata-se de uma questão importante para o feminismo, para o qual são fundamentaisproblemas associados às dicotomias público-privado e cultura-natureza – herdadas do liberalismo. Nessesentido, discutimos as posições de Carole Pateman e Martha Nussbaum referentes a esses problemas. Aescolha das autoras deveu-se ao fato de que ambas compartilham muitas premissas e conclusões, e por suasdivergências situarem-se principalmente ao redor de problemas em que o feminismo é acrescentado aoliberalismo político. Assim sendo, fazer uma discussão entre as suas posições minimiza o risco de que aanálise do debate não vá muito além das críticas que diversas teorias dirigem ao liberalismo, podendofuncionar, enfim, como uma boa porta de entrada para alguns dos pontos mais controversos da teoriafeminista contemporânea. Nussbaum e Pateman parecem coincidir a respeito da concepção de igualdadede gênero. A crítica que ambas dirigem à relação entre natureza e cultura e ao formalismo da igualdadeabstrata torna evidente que nenhuma delas pretende atribuir o poder ou a opressão da mulher a desígniosda natureza. Em ambas está muito claro que o que consideram relevante na organização de uma sociedadejusta quanto ao gênero é a forma como uma sociedade valora as diferenças biológicas, bem como asimplicações dessa valoração na distribuição de bens sociais. Nussbaum, porém, acredita que essa equaçãoseja possível dentro da teoria liberal, desde que esta seja submetida a transformações que eliminem deturpaçõesteóricas decorrentes do conservadorismo dos primeiros filósofos liberais.UFPRCyfer, Ingrid2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31631Revista de Sociologia e Política; v. 18, n. 36 (2010)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31631/20165info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-27T05:00:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/31631Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2013-04-27T05:00:22Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv LIBERALISMO E FEMINISMO: IGUALDADE DE GÊNERO EM CAROLE PATEMAN E MARTHA NUSSBAUM
title LIBERALISMO E FEMINISMO: IGUALDADE DE GÊNERO EM CAROLE PATEMAN E MARTHA NUSSBAUM
spellingShingle LIBERALISMO E FEMINISMO: IGUALDADE DE GÊNERO EM CAROLE PATEMAN E MARTHA NUSSBAUM
Cyfer, Ingrid
Sociologia Política
feminismo; teoria feminista; liberalismo político; igualdade de gênero; natureza e cultura; público e privado
title_short LIBERALISMO E FEMINISMO: IGUALDADE DE GÊNERO EM CAROLE PATEMAN E MARTHA NUSSBAUM
title_full LIBERALISMO E FEMINISMO: IGUALDADE DE GÊNERO EM CAROLE PATEMAN E MARTHA NUSSBAUM
title_fullStr LIBERALISMO E FEMINISMO: IGUALDADE DE GÊNERO EM CAROLE PATEMAN E MARTHA NUSSBAUM
title_full_unstemmed LIBERALISMO E FEMINISMO: IGUALDADE DE GÊNERO EM CAROLE PATEMAN E MARTHA NUSSBAUM
title_sort LIBERALISMO E FEMINISMO: IGUALDADE DE GÊNERO EM CAROLE PATEMAN E MARTHA NUSSBAUM
author Cyfer, Ingrid
author_facet Cyfer, Ingrid
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyfer, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia Política
feminismo; teoria feminista; liberalismo político; igualdade de gênero; natureza e cultura; público e privado
topic Sociologia Política
feminismo; teoria feminista; liberalismo político; igualdade de gênero; natureza e cultura; público e privado
description O artigo discute a relação entre liberalismo e feminismo a partir de duas autoras feministas, Carole Patemane Martha Nussbaum. Trata-se de uma questão importante para o feminismo, para o qual são fundamentaisproblemas associados às dicotomias público-privado e cultura-natureza – herdadas do liberalismo. Nessesentido, discutimos as posições de Carole Pateman e Martha Nussbaum referentes a esses problemas. Aescolha das autoras deveu-se ao fato de que ambas compartilham muitas premissas e conclusões, e por suasdivergências situarem-se principalmente ao redor de problemas em que o feminismo é acrescentado aoliberalismo político. Assim sendo, fazer uma discussão entre as suas posições minimiza o risco de que aanálise do debate não vá muito além das críticas que diversas teorias dirigem ao liberalismo, podendofuncionar, enfim, como uma boa porta de entrada para alguns dos pontos mais controversos da teoriafeminista contemporânea. Nussbaum e Pateman parecem coincidir a respeito da concepção de igualdadede gênero. A crítica que ambas dirigem à relação entre natureza e cultura e ao formalismo da igualdadeabstrata torna evidente que nenhuma delas pretende atribuir o poder ou a opressão da mulher a desígniosda natureza. Em ambas está muito claro que o que consideram relevante na organização de uma sociedadejusta quanto ao gênero é a forma como uma sociedade valora as diferenças biológicas, bem como asimplicações dessa valoração na distribuição de bens sociais. Nussbaum, porém, acredita que essa equaçãoseja possível dentro da teoria liberal, desde que esta seja submetida a transformações que eliminem deturpaçõesteóricas decorrentes do conservadorismo dos primeiros filósofos liberais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31631
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31631/20165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 18, n. 36 (2010)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025460862976