LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET: EFEITOS POLÍTICOS DO TESTEMUNHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcêz, Regiane L. O
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Maia, Rousiley C. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia e Política
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29347
Resumo: Neste artigo investigamos as oportunidades que a internet favorece para grupos minoritários e marginalizadosexpressarem-se. Voltamos nossa atenção para a luta pelo reconhecimento empreendida por pessoassurdas e em particular para a representação política das lideranças do movimento social dos surdos e paraas contestações em torno das definições de "bem comum" reveladas pelos membros dessa coletividade.Tomamos como material de análise os testemunhos de vida expressos em dois ambientes virtuais diferentesna Internet: o sítio eletrônico de uma associação de surdos – a Federação Nacional de Educação e Integraçãodos Surdos (Feneis) – e um fórum de discussão de uma rede virtual de relacionamentos (o Orkut). Ostestemunhos do sítio da Feneis revelam um discurso público relativamente homogêneo – com definições debem viver e projeções de metas futuras – que busca demonstrar a existência de um “nós”, mediar a formaçãoda opinião e expressar a vontade política. Já a análise do fórum do Orkut mostra que afetados e concernidos,ao discutirem sobre suas aspirações individuais e seus interesses, produzem grande fragmentação sobredetalhes do bem comum. Argumentamos que o uso do testemunho produz diferentes efeitos no que concerneao intercâmbio de experiências, à defesa da legitimidade das reivindicações e à aprendizagem coletiva, emdiferentes ambientes virtuais.
id UFPR-10_4e9ce5fc1ef81fd9c3d7d0ffeeea0119
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/29347
network_acronym_str UFPR-10
network_name_str Revista de Sociologia e Política
repository_id_str
spelling LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET: EFEITOS POLÍTICOS DO TESTEMUNHOSociologia; Sociologia PolíticaInternet; reconhecimento; testemunho; surdos.Neste artigo investigamos as oportunidades que a internet favorece para grupos minoritários e marginalizadosexpressarem-se. Voltamos nossa atenção para a luta pelo reconhecimento empreendida por pessoassurdas e em particular para a representação política das lideranças do movimento social dos surdos e paraas contestações em torno das definições de "bem comum" reveladas pelos membros dessa coletividade.Tomamos como material de análise os testemunhos de vida expressos em dois ambientes virtuais diferentesna Internet: o sítio eletrônico de uma associação de surdos – a Federação Nacional de Educação e Integraçãodos Surdos (Feneis) – e um fórum de discussão de uma rede virtual de relacionamentos (o Orkut). Ostestemunhos do sítio da Feneis revelam um discurso público relativamente homogêneo – com definições debem viver e projeções de metas futuras – que busca demonstrar a existência de um “nós”, mediar a formaçãoda opinião e expressar a vontade política. Já a análise do fórum do Orkut mostra que afetados e concernidos,ao discutirem sobre suas aspirações individuais e seus interesses, produzem grande fragmentação sobredetalhes do bem comum. Argumentamos que o uso do testemunho produz diferentes efeitos no que concerneao intercâmbio de experiências, à defesa da legitimidade das reivindicações e à aprendizagem coletiva, emdiferentes ambientes virtuais.UFPRGarcêz, Regiane L. OMaia, Rousiley C. M.2009-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29347Revista de Sociologia e Política; v. 17, n. 34 (2009)1678-98730104-4478reponame:Revista de Sociologia e Políticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29347/19111info:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-01T20:54:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/29347Revistahttps://revistas.ufpr.br/rspPUBhttps://revistas.ufpr.br/rsp/oai||editoriarsp@ufpr.br1678-98730104-4478opendoar:2012-10-01T20:54:50Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET: EFEITOS POLÍTICOS DO TESTEMUNHO
title LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET: EFEITOS POLÍTICOS DO TESTEMUNHO
spellingShingle LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET: EFEITOS POLÍTICOS DO TESTEMUNHO
Garcêz, Regiane L. O
Sociologia; Sociologia Política
Internet; reconhecimento; testemunho; surdos.
title_short LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET: EFEITOS POLÍTICOS DO TESTEMUNHO
title_full LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET: EFEITOS POLÍTICOS DO TESTEMUNHO
title_fullStr LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET: EFEITOS POLÍTICOS DO TESTEMUNHO
title_full_unstemmed LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET: EFEITOS POLÍTICOS DO TESTEMUNHO
title_sort LUTAS POR RECONHECIMENTO DOS SURDOS NA INTERNET: EFEITOS POLÍTICOS DO TESTEMUNHO
author Garcêz, Regiane L. O
author_facet Garcêz, Regiane L. O
Maia, Rousiley C. M.
author_role author
author2 Maia, Rousiley C. M.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcêz, Regiane L. O
Maia, Rousiley C. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia; Sociologia Política
Internet; reconhecimento; testemunho; surdos.
topic Sociologia; Sociologia Política
Internet; reconhecimento; testemunho; surdos.
description Neste artigo investigamos as oportunidades que a internet favorece para grupos minoritários e marginalizadosexpressarem-se. Voltamos nossa atenção para a luta pelo reconhecimento empreendida por pessoassurdas e em particular para a representação política das lideranças do movimento social dos surdos e paraas contestações em torno das definições de "bem comum" reveladas pelos membros dessa coletividade.Tomamos como material de análise os testemunhos de vida expressos em dois ambientes virtuais diferentesna Internet: o sítio eletrônico de uma associação de surdos – a Federação Nacional de Educação e Integraçãodos Surdos (Feneis) – e um fórum de discussão de uma rede virtual de relacionamentos (o Orkut). Ostestemunhos do sítio da Feneis revelam um discurso público relativamente homogêneo – com definições debem viver e projeções de metas futuras – que busca demonstrar a existência de um “nós”, mediar a formaçãoda opinião e expressar a vontade política. Já a análise do fórum do Orkut mostra que afetados e concernidos,ao discutirem sobre suas aspirações individuais e seus interesses, produzem grande fragmentação sobredetalhes do bem comum. Argumentamos que o uso do testemunho produz diferentes efeitos no que concerneao intercâmbio de experiências, à defesa da legitimidade das reivindicações e à aprendizagem coletiva, emdiferentes ambientes virtuais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29347
url https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/29347/19111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política; v. 17, n. 34 (2009)
1678-9873
0104-4478
reponame:Revista de Sociologia e Política
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista de Sociologia e Política
collection Revista de Sociologia e Política
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia e Política - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||editoriarsp@ufpr.br
_version_ 1799761025406337024